Vai sair Revista Alumeia 2, da CPT BA, sobre Terra e Território. Baixe a n°1, sobre Mineração

A CPT Bahia está anunciando o lançamento do segundo volume da Revista Alumeia, agora sobre Terra e Território. O primeiro número, sobre Mineração, continua tristemente atual, entretanto, talvez até de forma piorada, dois anos depois. Por isso mesmo, aí vai ele para ser baixado. Antes, porém, postamos abaixo a Apresentação de Alumeia, que também vale ler. (TP)

* * *

“Pela luz que me alumeia”, diz o povo para introduzir uma coisa séria… ALUMEIA é o nome que escolhemos para a revista da Comissão Pastoral da Terra / Bahia. Não tem maiores pretensões do que trazer à luz o que descobrimos escondido no trabalho popular que fazemos, já há 37 anos, junto aos camponeses e camponesas da Bahia. Continue lendo “Vai sair Revista Alumeia 2, da CPT BA, sobre Terra e Território. Baixe a n°1, sobre Mineração”

Ler maisVai sair Revista Alumeia 2, da CPT BA, sobre Terra e Território. Baixe a n°1, sobre Mineração

Na luta, movimentos sociais se reúnem com o Arcebispo de Campo Grande

Movimentos também prestaram total solidariedade ao Cimi (Conselho Indigenista Missionário)

A Crítica

Cerca de 30 representantes de movimentos sociais, sindicais e populares, se reuniram, na sexta-feira (25), com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, na Cúria Diocesana, com o intuito de prestar solidariedade ao Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que está sendo investigado por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa. Além disso, os representantes também expuseram a iniciativa que estão encampando para que a Casa de Leis também instaure a CPI do genocídio para investigar a morte de 390 indígenas em doze anos de conflitos de terra no Estado. Continue lendo “Na luta, movimentos sociais se reúnem com o Arcebispo de Campo Grande”

Ler maisNa luta, movimentos sociais se reúnem com o Arcebispo de Campo Grande

Afeto, psicanálise e política, com Maria Rita Kehl e Vladimir Safatle (íntegra)

No Café Filosófico, Maria Rita Kehl e Vladimir Safatle conversam sobre a mutação contemporânea dos afetos e seu impacto em nossa imaginação política. partindo de uma perspectiva psicanalítica que questiona como nossas formas de sofrimento guardam relações profundas com as modificações da vida social. A palestra visa mostrar o tipo de economia psíquica produzida pelas transformações na experiência do tempo e do trabalho no capitalismo.

Continue lendo “Afeto, psicanálise e política, com Maria Rita Kehl e Vladimir Safatle (íntegra)”

Ler maisAfeto, psicanálise e política, com Maria Rita Kehl e Vladimir Safatle (íntegra)

Situação do Rio São Francisco é avaliada a uma semana dos 514 anos

Os 514 anos do Rio São Francisco são celebrados no dia 4 de outubro. Petrolina é terceiro município da bacia hidrográfica que mais degrada o rio.

“O rio que conheci, não reconheço mais”, comenta a dona de casa Maria Helena Mariano sobre o Rio São Francisco. Ela é natural de Souza, no Sertão paraibano, mas reside há 28 anos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A uma semana do aniversário de 514 anos do Velho Chico, comemorado no dia 4 de outubro, a moradora reflete sobre as mudanças sofridas pelo Rio São Francisco desde que chegou ao município.

Continue lendo “Situação do Rio São Francisco é avaliada a uma semana dos 514 anos”

Ler maisSituação do Rio São Francisco é avaliada a uma semana dos 514 anos

Bugreiros massacraram os índios em Lençóis Paulista

Fazendeiros contratavam matadores no período de ocupação das terras no final do século 19 e foi expulsando os indígenas, conta Edson Fernandes

Por Rita de Cássia Cornélio, em JCNet

A região de Lençóis Paulista começou a ser ocupada no século 19 [sic], entre 1940 e 1950 quando aqui havia uma população indígena formada por tribos caingangues, guaranis e otis ou xavante. A tribo oti era do campo e os caingangues das matas. Os primeiros embates ocorreram entre índios e mineiros que vieram para a região a partir da decadência da mineração, explicou o professor doutor Edson Fernandes. Continue lendo “Bugreiros massacraram os índios em Lençóis Paulista”

Ler maisBugreiros massacraram os índios em Lençóis Paulista

Revisão da tributação no setor de mineração é fundamental para um país mais justo

Nota técnica do Inesc discute a injustiça tributária no setor que hoje é um dos mais lucrativos do país – entre 2000 e 2010, cresceu 500%.

Por Inesc

A mineração é um dos setores que mais cresce no Brasil – e no mundo – e vem obtendo lucros crescentes ano após ano. Entre 2000 e 2010, o setor teve um crescimento de 500% e é considerado estratégico para o equilíbrio da balança comercial do país. Em 2012, gerou um saldo positivo de US$ 30 bilhões. No entanto, esse crescimento significativo tem gerado riscos e impactos socioambientais nas regiões onde atua e promovido uma exaustão acelerada das riquezas minerais do país que, em lei, são patrimônio da União – portanto, da sociedade brasileira. Continue lendo “Revisão da tributação no setor de mineração é fundamental para um país mais justo”

Ler maisRevisão da tributação no setor de mineração é fundamental para um país mais justo

Cebes e Abrasco: Todos na luta pela Saúde Pública

Ao colocar o Ministério da Saúde à disposição da ‘dança das cadeiras’ dos ministérios o governo Dilma coloca em risco os rumos do direito à saúde

Por CEBES e ABRASCO, em Carta Maior

As entidades Cebes e Abrasco reafirmam a luta histórica pela Democracia, Desenvolvimento  e Saúde, e manifestam indignação e repúdio à iniciativa do governo de transformar a Saúde e o SUS em “moeda de troca” neste perverso jogo político instalado no país. Ao colocar o Ministério da Saúde à disposição da “dança das cadeiras” dos ministérios e, na tentativa de uma possível conciliação com os setores mais retrógrados da politica nacional em troca de uma momentânea “governabilidade”, o governo Dilma submete à negociação de alto risco  os rumos do direito à saúde, do SUS. Essa atitude é inaceitável e significa mais uma derrota para o Movimento da Reforma Sanitária e o projeto constitucional  para a saúde. Continue lendo “Cebes e Abrasco: Todos na luta pela Saúde Pública”

Ler maisCebes e Abrasco: Todos na luta pela Saúde Pública

Quilombolas enfrentam ainda mais dificuldades com os cortes orçamentários

Os recursos previstos para os quilombolas foram reduzidos em quase 80% e a lentidão dos processos de regularização dos territórios é uma deficiência Estado

Por Eduardo Sá, no Carta Maior

Num momento de crise e cortes orçamentários no país, diversos setores minoritários que sempre tiveram muitas dificuldades em nossa sociedade acabam saindo ainda mais prejudicados. Há mais de 400 anos lutando pela terra, os quilombolas sofrem com os ajustes do governo e ofensivas no Congresso Nacional contra seus direitos previstos na Constituição Brasileira. Assim como os indígenas, segundo o último relatório da FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura, são os povos mais vulneráveis em relação à fome no Brasil. Continue lendo “Quilombolas enfrentam ainda mais dificuldades com os cortes orçamentários”

Ler maisQuilombolas enfrentam ainda mais dificuldades com os cortes orçamentários

Povos Indígenas do Tocantins: Palmas para eles, por Egon Heck

Por Egon Heck

Um calor de rachar, característica de uma das cidades mais quentes do país, vai amenizando no final desse dia 22 de setembro. Aos poucos  representantes da maioria dos povos indígenas  do Estado vão chegando ao simpático espaço  Krãnipi Casa do estudante Indígena de Palmas.

“Essa é uma conquista de todos nós. Mais um espaço de apoio às nossas lutas”, afirmou Wagner Krahô Kanela, presidente da organização indígena  UNEIT (União dos Estudantes Indígenas do Tocantins). Antonio Apinajé complementou dizendo aos estudantes indígenas “Lembrem-se de que o estudo que vocês vêm buscar aqui na Universidade só tem sentido se vocês continuarem ligados à luta e conhecimentos tradicionais dos nossos povos. Não esqueçam e deixem de buscar os conhecimentos e sabedoria dos anciões. Essa Casa do Estudante só terá sentido e cumprirá seus objetivos se vocês fizerem dela um espaço de apoio aos direitos dos  povos indígenas deste Estado”. Continue lendo “Povos Indígenas do Tocantins: Palmas para eles, por Egon Heck”

Ler maisPovos Indígenas do Tocantins: Palmas para eles, por Egon Heck

Casal de índios é morto na Bahia

A Tarde

Os corpos de um casal indígena tupinambás do distrito de Sapucaeira, no município de Ilhéus (a 462 km de Salvador), foram encontrados com as cabeças decapitadas nesta quinta-feira, 24. De acordo com a delegacia, as vítimas são Jorge Carlos Amaral Nascimento, 59 anos, e Maraci Oliveira da Costa, 42 anos, que foram levados de casa por cinco suspeitos. Os corpos foram encontrados em um matagal, próximo à casa onde moravam. Continue lendo “Casal de índios é morto na Bahia”

Ler maisCasal de índios é morto na Bahia