Evento promove diálogo sobre realocação de ribeirinhos afetados por Belo Monte

Primeiro ciclo de discussões está agendado para a próxima terça-feira, em Altamira

MPF/PA

O governo federal, por meio da Secretaria-geral da Presidência da República, vai promover na próxima terça-feira, 29 de setembro, o 1º Ciclo de Diálogo com a população ribeirinha afetada pela usina hidrelétrica de Belo Monte. O evento será realizado das 8 às 14 horas, no Centro de Convenções de Altamira, no Pará.

O objetivo do evento, segundo a Secretaria-geral da Presidência, é garantir condições adequadas para que as famílias ribeirinhas participem do processo de definição da reocupação das beiras do rio Xingu e ilhas que ficarão emersas após o enchimento do lago da hidrelétrica. Continue lendo “Evento promove diálogo sobre realocação de ribeirinhos afetados por Belo Monte”

Ler maisEvento promove diálogo sobre realocação de ribeirinhos afetados por Belo Monte

MPF recomenda à Funai que cobre garantia de direitos indígenas como condição para licença de Belo Monte

Objetivo é defesa dos direitos dos índios afetados, até hoje desconsiderados

MPF/PA

O Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta e nesta quinta-feira, 23 e 24 de setembro encaminhou duas recomendações à Fundação Nacional do Índio (Funai) em que destaca a existência de obrigações que devem ser cumpridas antes da Licença de Operação (LO) da usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte. Assim que a autarquia receber oficialmente os documentos, o prazo para apresentação de respostas ao MPF é de 20 dias. Se as respostas não forem apresentadas ou forem consideradas insuficientes, o MPF deve tomar medidas administrativas e judiciais que considerar necessárias. Continue lendo “MPF recomenda à Funai que cobre garantia de direitos indígenas como condição para licença de Belo Monte”

Ler maisMPF recomenda à Funai que cobre garantia de direitos indígenas como condição para licença de Belo Monte

Assentados e quilombolas de Santarém assinam acordo de convivência

Lila Bemerguy, MPF/PA

Integrantes de comunidades da região do Ituqui, em Santarém, no oeste do Pará, assinaram acordo de convivência em reunião promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA) e Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA). O acordo busca evitar novos conflitos entre moradores de projeto de assentamento e de territórios quilombolas decorrentes de processo de demarcação territorial em curso.

O encontro entre as comunidades e representantes do Ministério Público foi realizado na sede do MPF em Santarém em 17 de setembro. A reunião foi convocada para tratar dos efeitos da demarcação do território quilombola Patos do Ituqui, na região do projeto de assentamento Ituqui, objeto de procedimento administrativo da promotoria de Justiça Agrária do MP/PA e de inquérito civil público do MPF em Santarém.  Continue lendo “Assentados e quilombolas de Santarém assinam acordo de convivência”

Ler maisAssentados e quilombolas de Santarém assinam acordo de convivência

IBGE: Agricultura é maior responsável por desmatamento de florestas no país

Do UOL

A devastação de áreas florestais no Brasil entre 2000 e 2010 teve como maior responsável a expansão de atividades agrícolas, mostra pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (25).

De acordo com o instituto, 236.600 km² de áreas desflorestadas, quase o tamanho do Estado de São Paulo, ocorreu para a implantação de lavouras. Isso representa 65% do total do desmate no período. Continue lendo “IBGE: Agricultura é maior responsável por desmatamento de florestas no país”

Ler maisIBGE: Agricultura é maior responsável por desmatamento de florestas no país

Vegetação de cerrado é maior vítima da devastação no Brasil, mostra IBGE

Do UOL

A vegetação rasteira, composta por arbustos e espécies herbáceas, encontrada predominantemente no Cerrado, na Caatinga e nos Pampas do país, foram as maiores vítimas da devastação ambiental no período entre 2000 e 2012 no Brasil, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O instituto divulgou nesta sexta-feira (25) um estudo sobre mudanças na cobertura e uso da terra. Segundo o órgão, a pesquisa visa a monitorar as mudanças na cobertura vegetal, agrícola e urbana. Continue lendo “Vegetação de cerrado é maior vítima da devastação no Brasil, mostra IBGE”

Ler maisVegetação de cerrado é maior vítima da devastação no Brasil, mostra IBGE

Depois de mais de 730 dias de barricadas, povo argentino derrota nova fábrica da Monsanto

“Chamam de progresso, mas os lucros são privados e nos territórios ficam a doença e a devastação”, diz um dos moradores; “Já nos deram golpes e balas de borracha. Não me importo. Vou deixar a vida pelos meus filhos”, afirma outro.

Por Darío Aranda, do La Vaca, na Página do MST

Formado por donas de casa, funcionários públicos, empregados do setor privado, jovens e adultos, o movimento Assembleia das Malvinas Argentinas – cidade da província de Córdoba – completa neste mês mais de 730 dias combatendo a Monsanto, a maior corporação agrícola mundial. “Chamam de progresso, mas os lucros são privados e nos territórios ficam a doença e a devastação”, diz um dos moradores. Continue lendo “Depois de mais de 730 dias de barricadas, povo argentino derrota nova fábrica da Monsanto”

Ler maisDepois de mais de 730 dias de barricadas, povo argentino derrota nova fábrica da Monsanto

Deputada ruralista manda prender advogado que pedia CPI do genocídio indígena no MS

Assembleia Estadual do MS instalou CPI que pretende investigar o Conselho Indigenista Missionário. Para o advogado, trata-se de tentativa de criminalização dos que lutam pelos povos indígenas

por Redação da RBA

O presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Junior Mochi (PMDB), mandou prender o advogado Rogério Batalha Rocha, do Coletivo Terra Vermelha, a pedido da deputada Mara Caseiro (PTdoB). Ele era um dos 200 manifestantes que protestavam ontem (24) contra a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e, em contrapartida, pediam a CPI do genocídio indígena. Em 12 anos, 390 indígenas foram assassinados na região. Continue lendo “Deputada ruralista manda prender advogado que pedia CPI do genocídio indígena no MS”

Ler maisDeputada ruralista manda prender advogado que pedia CPI do genocídio indígena no MS

Filosofia da Unicamp nega cotas raciais

Por Douglas Belchior

Há dois meses este Blog publicou uma entrevista concedida pelo professor Renato Noguera, filósofo e professor da UFRRJ, a Tomaz Amorim, em que trata do surgimento de uma tendência na filosofia brasileira chamada Afroperspectividade. Há, segundo Renato, um pensamento negro e crítico ganhando espaço nas universidades brasileiras. Continue lendo “Filosofia da Unicamp nega cotas raciais”

Ler maisFilosofia da Unicamp nega cotas raciais

Mulheres Negras do umbigo para o mundo

*Emanuelle Goes – População Negra e Saúde

Resolvi escrever sobre algumas jovens negras que estão fazendo a luta do seu jeito, trilhando caminhos e fazendo a sua parte.

Em tempo de preparatórios para a Marcha dasMulheres Negras que logo se aproxima (18 de novembro), a marcha que para mim reorientará caminhos para o Movimento Negro e de Mulheres Negras, a marcha que atinge as mulheres negras de todo o País, que se reconhece nela, por um Brasil sem racismo e sem violência e pelo bem viver, uma marcha que segue na contramão do Estado Brasileiro que sempre nos colocou a margem, as invisíveis. Continue lendo “Mulheres Negras do umbigo para o mundo”

Ler maisMulheres Negras do umbigo para o mundo

Intoxicação por agrotóxico: “Os números são suficientemente alarmantes”. Entrevista especial com Larissa Mies Bombardi

“Em 2005 o consumo médio de agrotóxicos era da ordem de 5 kg/hectare e, em 2011, passou a ser de 11 kg/hectare. Ou seja, em menos de uma década dobramos a quantidade de agrotóxicos utilizada no país”, informa a pesquisadora

Por Patricia Fachin – IHU On-Line

Em sete anos, 2.181 casos de crianças e adolescentes intoxicados por agrotóxicos foram notificados junto ao Ministério da Saúde, informa Larissa Mies Bombardi, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail. Segundo a pesquisadora, que analisou esses dados em sua pesquisa de pós-doutorado, “nos estados do Centro-Sul do país, as crianças entre 1 e 4 anos respondem por mais de 30% dos casos. Em Mato Grosso e Minas Gerais, por exemplo, esta faixa etária (de 1 a 4 anos) responde por mais de 40% dos casos de intoxicação neste intervalo de 0 a 14 anos”. Continue lendo “Intoxicação por agrotóxico: “Os números são suficientemente alarmantes”. Entrevista especial com Larissa Mies Bombardi”

Ler maisIntoxicação por agrotóxico: “Os números são suficientemente alarmantes”. Entrevista especial com Larissa Mies Bombardi