A conquista da terra prometida

Governo de Minas assina decreto desapropriando fazendas ocupadas por trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra

Por Wallace Oliveira
Do Brasil de Fato / MST

Cidade administrativa, sede do governo de Minas Gerais. O auditório Juscelino Kubistchek se vestiu daquela cor vermelha da brava gente indestrutível, que semeou a terra com sangue, suor e luta para, enfim, colher os frutos. Continue lendo “A conquista da terra prometida”

Ler maisA conquista da terra prometida

Mais de 8 mil refugiados chegam à Áustria

Da Agência Lusa

Aproximadamente 8,4 mil refugiados da Ásia e do Médio Oriente chegaram nesse domingo (27) à Áustria, depois de terem recorrido à chamada rota dos Balcãs, provenientes da Turquia, a caminho dos países mais ricos da Europa.

A maioria desses refugiados entra na Áustria através de Nickelsdorf, na fronteira com a Hungria, de acordo com a agência de notícia austríaca APA. Continue lendo “Mais de 8 mil refugiados chegam à Áustria”

Ler maisMais de 8 mil refugiados chegam à Áustria

A solução para Rio e São Paulo: Jogar os pobres fora, por Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Um paulista tentava convencer um carioca (parece começo de piada, mas a história rolou mesmo em um avião saindo de Brasília tempos atrás) de que o Rio é um lugar muito bom para se viver.

O outro, dizendo-se cansado do “Estado das coisas” por lá, defendia que São Paulo era o máximo e sua cidade era a barbárie: Continue lendo “A solução para Rio e São Paulo: Jogar os pobres fora, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisA solução para Rio e São Paulo: Jogar os pobres fora, por Leonardo Sakamoto

Relatório que denuncia violações de direitos pela economia verde no Acre será lançado amanhã, 29, em Rio Branco

é a perda de todos os direitos que os povos têm como cidadão. Perdem todo o controle do território. Não podem mais roçar. Não podem mais fazer nenhuma atividade do cotidiano. Apenas recebem uma Bolsa para ficar olhando para a mata, sem poder mexer. Aí, tira o verdadeiro sentido da vida do ser humano

Plataforma Dhesca

O Acre é propagandeado como uma referência mundial na implementação de políticas vinculadas ao clima. A chamada economia verde no Estado é vista nos meios oficiais como uma experiência que harmoniza crescimento econômico e conservação ambiental, e é onde existe, desde 2010, o que é considerado como o programa jurisdicional do mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd), mais avançado do mundo: o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa). Continue lendo “Relatório que denuncia violações de direitos pela economia verde no Acre será lançado amanhã, 29, em Rio Branco”

Ler maisRelatório que denuncia violações de direitos pela economia verde no Acre será lançado amanhã, 29, em Rio Branco

Dilma admite falhas em Belo Monte, mas diz não abrir mão de hidrelétricas

Por 

A presidente Dilma Rousseff reconheceu neste domingo em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, que houve falhas na construção da hidrelétrica de Belo Monte, principal obra de seu governo e uma das vitrines de sua campanha à reeleição.

“Tem falha? Ah, não tenha dúvida que tem. Mas fato de ter falhas não significa que a gente vá destruir esse processo. Pelo contrário, temos de reconhecê-las e melhorar”, disse a presidente em entrevista a jornalistas após anunciar as propostas que o Brasil levará à próxima conferência climática da ONU, em dezembro. Continue lendo “Dilma admite falhas em Belo Monte, mas diz não abrir mão de hidrelétricas”

Ler maisDilma admite falhas em Belo Monte, mas diz não abrir mão de hidrelétricas

Ser íntegro es saberse uno con el universo

Por José Carlos García Fajardo*, em Servindi

La naturaleza de la integridad propia del ser humano cabal es la de estar siempre presente. La palabra salud significa “total, completo”. Total implica integración, interconexión y vinculación de todas las partes de un sistema, de un organismo, una inseparabilidad.

Si a una persona le han amputado un brazo, pierna, otra parte del cuerpo o tenga que enfrentarse a la muerte, sigue básicamente completo aunque tenga que adaptarse a la situación. Continue lendo “Ser íntegro es saberse uno con el universo”

Ler maisSer íntegro es saberse uno con el universo

Mia Couto: “Nunca tivemos tanto medo do desconhecido”

Por Brenno Tardelli, em Justificando

Ontem, 25, em noite de gala da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o auditório ficou lotado para ver o bate papo entre os escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, fechando a segunda noite da Pauliceia Literária. A conversa que foi mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto abordou a amizade entre os dois, a identidade da escrita em língua portuguesa e temas atuais, como o medo pelo outro.

Mia, moçambicano, e Agualusa, angolano, possuem mais que o continente africano como coisas  em comum. Ambos são amigos de longa data, nutrem uma admiração pelo poeta brasileiro Manoel de Barros e escreveram peças de teatro juntos – uma comédia e uma tragédia muito má, brincou Mia.  Continue lendo “Mia Couto: “Nunca tivemos tanto medo do desconhecido””

Ler maisMia Couto: “Nunca tivemos tanto medo do desconhecido”

Aceite que dói menos: A família não é mais monopólio de “papai e mamãe”, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

A sensação de vergonha alheia é uma das piores. Prefiro viver um vexame do que ver alguém passando por ele. Pois, não raro, a pessoa não se dá conta e vai se afundando na lama. É um sentimento de piedade interminável. O horror, o horror.

A aprovação do Estatuto da Família (que restringe “família” a  apenas uma união entre um homem e uma mulher), em uma comissão especial na Câmara dos Deputados, é mais um exemplo desses momentos de vergonha alheia que a bancada do fundamentalismo religioso no Congresso Nacional nos proporciona com frequência. Continue lendo “Aceite que dói menos: A família não é mais monopólio de “papai e mamãe”, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisAceite que dói menos: A família não é mais monopólio de “papai e mamãe”, por Leonardo Sakamoto

Junípero: o outro santo do pau oco, por José Ribamar Bessa Freire

Em Taqui Pra Ti

“Ninguém pode servir a dois senhores. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. (Mateus 6:24)

Não rezo! Para este santo, eu não rezo. Já avisei minhas nove irmãs, todas elas rezadeiras, que não contem com minhas orações para o novo santo canonizado nesta quarta-feira pelo simpático papa Francisco. Nenhuma ave-maria, sequer um amém este santo ouvirá de mim. Na hora da Ladainha de Todos os Santos, cantarei alegremente o Kyrie Eleison, mas quando mencionarem o nome de São Junípero, não direi “Rogai por nós”. Fecho o bico. Não quero que ele rogue por mim. Não reconheço nele odor de santidade, com todo respeito ao papa. Continue lendo “Junípero: o outro santo do pau oco, por José Ribamar Bessa Freire”

Ler maisJunípero: o outro santo do pau oco, por José Ribamar Bessa Freire

A imprensa e a luta contra o racismo

“Como já denunciou o antropólogo Kabenguele Munanga, o racismo brasileiro é um crime perfeito, um racismo sem racistas, um crime sem ator”

Por Silvia Elaine Santos de Castro, no Observatório da Imprensa

Esquizofrenia. Essa foi a doença utilizada para justificar a agressão física e verbal a um senegalês no centro da cidade de Londrina, norte do estado do Paraná, no começo de setembro. Ngale Ndiaye é vendedor ambulante e mantém seu ponto de venda em frente ao prédio em que reside a agressora. Aos gritos de “preto fedido”, “macaco” e “ladrão”, a moradora jogou bananas no imigrante e exigia que ele mudasse seu ponto de venda. A humanidade, a dignidade e os direitos de Ngale foram negados neste ato. Continue lendo “A imprensa e a luta contra o racismo”

Ler maisA imprensa e a luta contra o racismo