Sem sirenes, empresa diz que usou telefone para alertar a população

Procurador abre inquérito e trabalha com a hipótese de descumprimento de norma técnica

Por Dandara Tinoco e Mariana Sanches, no Globo

MARIANA (MG) — Embora regras de emergência em barragens preconizem o uso de sirenes para alertar a população sobre acidentes, a Samarco, empresa responsável pelas barragens de Fundão e Santarém que se romperam na quinta-feira, não possuía o instrumento e informou que optou por telefonar para pessoas da comunidade para avisar da tragédia em marcha. Questionados diversas vezes em entrevista coletiva nesta sexta-feira, os porta-vozes da empresa não souberam nominar os seus interlocutores, dizendo apenas que avisou “líderes comunitários, e nem a mensagem passada. Continue lendo “Sem sirenes, empresa diz que usou telefone para alertar a população”

Ler maisSem sirenes, empresa diz que usou telefone para alertar a população

Samarco: Dona de barragens é uma das líderes da mineração mundial

Samarco é 11ª exportadora do país. No mundo, tem 2% da produção de pelotas

Por Danielle Nogueira, no Globo

A Samarco responde por 2% da produção mundial de pelotas (bolinhas de ferro concentrado usadas na produção de aço) e é uma das maiores exportadoras do Brasil. Em 2014, ficou em 10º lugar no ranking das empresas que exportam. Este ano, até outubro, embarcou US$ 1,8 bilhão, descendo um degrau na lista. Continue lendo “Samarco: Dona de barragens é uma das líderes da mineração mundial”

Ler maisSamarco: Dona de barragens é uma das líderes da mineração mundial

Área atingida pela lama da barragem se transforma em deserto infértil

Por Ana Lucia Azevedo, em O Globo

Terra arrasada não descreve com exatidão o que acontece com as áreas cobertas por uma onda de rejeitos, como a que atingiu distritos de Mariana. A camada de lama que pode chegar a três metros de altura não se solidifica por igual e pode permanecer por muitos meses instável e perigosa demais para ser removida, segundo especialistas da Coppe/UFRJ. Como é composta basicamente por restos de minério, ela é estéril e sufoca o solo fértil que cobre. Nada cresce, nada vive. Continue lendo “Área atingida pela lama da barragem se transforma em deserto infértil”

Ler maisÁrea atingida pela lama da barragem se transforma em deserto infértil

Rompimento de barragens da Samarco “não é um acidente”, diz membro do MAM

Marcio Zonta diz que vistoria nas barragens não é feita pelo órgão público, mas exclusivamente pelas empresas, que a fazem “conforme sua lucratividade não seja abalada”

Por José Coutinho Junior*, do Brasil de Fato

“Não é um acidente”! É assim que o militante do Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM), Marcio Zonta, classifica o rompimento de duas barragens na cidade mineira de Mariana, na noite desta quinta-feira (5). Zonta critica o fato de que nenhum órgão público faz de fato uma vistoria nas barragens e que, pelo ritmo da extração mineral, isso acaba ficando por conta das próprias empresas. Continue lendo “Rompimento de barragens da Samarco “não é um acidente”, diz membro do MAM”

Ler maisRompimento de barragens da Samarco “não é um acidente”, diz membro do MAM

Ciclo de palestras: O guarani, língua que nos une: 12 e 25/11, na USP

O Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos convida para o ciclo de palestras “O guarani, língua que nos une”, que serão ministradas nos dias 12 e 25 de novembro, das 18 às 19h30, pelo Prof. Almir da Silveira (Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní – Regional de São Paulo).

As palestras são gratuitas e ocorrerão no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo), na sala 107 (12/11) e 102 (25/11). Continue lendo “Ciclo de palestras: O guarani, língua que nos une: 12 e 25/11, na USP”

Ler maisCiclo de palestras: O guarani, língua que nos une: 12 e 25/11, na USP

Fórum 21 promove ‘Seminários para o avanço social’ em São Paulo, de 9 a 13/11

Carta Maior

Ampliar o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, ao mesmo tempo em que carece de canais de diálogo e reflexão. Este é o objetivo dos “Seminários para o avanço social”, que o Fórum 21 promove, de 9 a 13 de novembro, sempre das 9 às 12 horas, na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo, com o apoio das lideranças das bancadas do PT, PCdoB e PSOL.

O primeiro debate da série, na segunda (9), reúne Guilherme Boulos, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), João Paulo Rodrigues, da coordenação do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) para debaterem o tema “Frente de esquerda como alternativa de poder”. Continue lendo “Fórum 21 promove ‘Seminários para o avanço social’ em São Paulo, de 9 a 13/11”

Ler maisFórum 21 promove ‘Seminários para o avanço social’ em São Paulo, de 9 a 13/11

BASTA! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!

Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração

Mais uma tragédia que dói muito fundo e arregaça, de tristeza e revolta, o coração e a alma. Mais um acidente com barragem de rejeitos em Minas Gerais, desta vez em Mariana, município já tão impactada pelo complexo minerário da Vale Vale/Samarco, a ponto da sua população ficar sem água várias vezes por dia.

Hoje foi o distrito de Bento Rodrigues e sua gente, soterrados vivos pela lama da ganância de uma atividade econômica que avança voraz sobre lugares e pessoas para exportar nossos bens minerais e alimentar contas de acionistas e o mercado financeiro. Continue lendo “BASTA! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!”

Ler maisBASTA! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!

Solidariedade, indignação e Justiça!

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Esta manhã, Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, a Teca, Anne Fonseca e Ana Flávia Quintão, três ativistas na luta da Frente Ampla contra o PL 2946/2015, deixaram sua tarefas e casas e se dirigiram a Mariana. Atenderam à convocação do Sindicato do Metabase e foram levar sua solidariedade, participando de reunião com diversos setores da sociedade, “para ver como articular juntos ações de apoio aos atingidos e enfrentamento à situação em todos os âmbitos”. A situação, claro!, era a tragédia provocada pelas barragens de rejeitos da Samarco, mineradora da Vale.

Do caminho, enviaram dois vídeos mostrando dois rios de Minas, totalmente tomados pela enxurrada de lama e detritos. Infelizmente, não é possível mostrá-los aqui. Mas após a chegada mandaram fotos, que publicamos abaixo. Elas não necessitam de legendas explicativas. Falam e revoltam.  Continue lendo “Solidariedade, indignação e Justiça!”

Ler maisSolidariedade, indignação e Justiça!

Direitos Humanos e Saúde: seminário internacional enfoca os povos indígenas

Informe ENSP

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará mais uma edição do IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, agora promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs). O tema de 2015 debaterá Direitos Humanos e Povos Indígenas, como forma de destacar a necessidade de melhores condições de saúde, educação e saneamento e também protestar contra as mortes decorrentes das lutas pela posse da terra e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Segundo reportagem da BBC Brasil, baseada em um levantamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de 2007 a 2014 mais de 2.300 índios morreram por causas externas (acidentes ou violência) no país, dos quais mais de 800 foram vítimas de homicídio. As inscrições estão abertas até o dia 23/11 e devem ser feitas aqui. Continue lendo “Direitos Humanos e Saúde: seminário internacional enfoca os povos indígenas”

Ler maisDireitos Humanos e Saúde: seminário internacional enfoca os povos indígenas

Sobre barragens que vem e que vão (as destruídas e as em construção)

Por ARCA

Segue abaixo uma serie de informações sobre barragem em Mariana e arredores com algumas linhas destacadas para reflexão:

Samarco/Vale consegue licença em 2015 para altear barragens

A Samarco aprovou em 2015 no COPAM  o pedido de LP+LI para alteamento e unificação de duas barragens de disposição de rejeitos nomeadas Germano e Fundão, no município de Mariana/MG. Continue lendo “Sobre barragens que vem e que vão (as destruídas e as em construção)”

Ler maisSobre barragens que vem e que vão (as destruídas e as em construção)