Solidariedade, indignação e Justiça!

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Esta manhã, Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, a Teca, Anne Fonseca e Ana Flávia Quintão, três ativistas na luta da Frente Ampla contra o PL 2946/2015, deixaram sua tarefas e casas e se dirigiram a Mariana. Atenderam à convocação do Sindicato do Metabase e foram levar sua solidariedade, participando de reunião com diversos setores da sociedade, “para ver como articular juntos ações de apoio aos atingidos e enfrentamento à situação em todos os âmbitos”. A situação, claro!, era a tragédia provocada pelas barragens de rejeitos da Samarco, mineradora da Vale.

Do caminho, enviaram dois vídeos mostrando dois rios de Minas, totalmente tomados pela enxurrada de lama e detritos. Infelizmente, não é possível mostrá-los aqui. Mas após a chegada mandaram fotos, que publicamos abaixo. Elas não necessitam de legendas explicativas. Falam e revoltam. 

Publicamos há pouco notícia da ARCA, entre outras coisas informando que há poucos meses a Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais aprovou o aumento da altura e a unificação de duas das barragens de rejeitos da Samarco/Vale. Uma delas a do Fundão, que se rompeu ontem. A outra, a do Germano, que hoje estava sendo monitorada, com possibilidade de também se romper.

Tudo isso é mais que revoltante! Tudo isso é inacreditavelmente criminoso. E não pode ficar por isso mesmo. Justiça para as populações é o mínimo que se pode exigir!

 

 

mariana samarco 4.jpg-

 

 

mariana samarco 3.jpg-

mariana samarco 2.jpg-

mariana samarco 11.jpg-

mariana samarco 10.jpg-

mariana samarco 8.jpg-

mariana samarco 7.jpg-

mariana samarco 6.jpg-

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.