Ciclo de palestras: O guarani, língua que nos une: 12 e 25/11, na USP

O Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos convida para o ciclo de palestras “O guarani, língua que nos une”, que serão ministradas nos dias 12 e 25 de novembro, das 18 às 19h30, pelo Prof. Almir da Silveira (Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní – Regional de São Paulo).

As palestras são gratuitas e ocorrerão no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo), na sala 107 (12/11) e 102 (25/11).

Inscrições: http://goo.gl/forms/Qgst8zIiyK

Programação

12/11 – Guarani: uma língua que nos une
Sala: 107

A língua guarani, presente na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai é a língua nativa comum a todas estas nações. Com o objetivo de contribuir para a divulgação e reforçar o conhecimento sobre essa língua, será apresentado um breve panorama desta língua nos países do MERCOSUL e instituições internacionais onde ela se faz presente. Em seguida, serão apresentados os sistemas ortográficos utilizados na escrita do guarani. Por fim, uma breve prática comunicativa, com o intuito de apresentar a língua guarani em sua forma oral aos participantes.

25/11 – O Guarani na sala de aula
Sala: 102

O direito a uma educação escolar diferenciada e a utilização de línguas maternas no sistema educacional é assegurado por diversos dispositivos legais, presentes nas constituições federais e leis de diretrizes e bases de todos os países onde a língua guarani é falada. Neste contexto, faremos um apanhado sobre o funcionamento destes dispositivos e sobre como se aplicam nas práticas escolares brasileiras, bolivianas e paraguaias, bem como analisaremos a oferta de materiais didáticos para o ensino da língua guarani.

Contato:
Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Sala 37
São Paulo – SP – Brasil – CEP 05508-900
(11) 3091-3368
[email protected]
https://www.facebook.com/centroangelramausp

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Lara Schneider.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.