O ressentimento de estudar na mesma sala que a filha da doméstica, por Tamires Gomes Sampaio

No Blog do Sakamoto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores nesta semana, ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero. Ou seja, promoverem uma ocupação de seu espaço para que elas falassem por si. Portanto, de segunda a domingo (8), mulheres de diferentes origens, histórias e regiões estão publicando, neste blog, sobre o tema dentro da iniciativa #AgoraÉQueSãoElas.

Este texto é de Tamires Gomes Sampaio, vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) e primeira negra a dirigir o Centro Acadêmico do curso de Direito da Universidade Mackenzie. Continue lendo “O ressentimento de estudar na mesma sala que a filha da doméstica, por Tamires Gomes Sampaio”

Ler maisO ressentimento de estudar na mesma sala que a filha da doméstica, por Tamires Gomes Sampaio

Várias ações visam a valorização da negritude e o combate ao racismo

Por Cinthya Oliveira, em Hoje em Dia

Quando Taís Araújo sofreu ataques racistas em sua página do Facebook, o Brasil inteiro ficou impressionado com a barbárie de quem se aproveita do anonimato virtual para escrever o impronunciável. Mas o episódio envolvendo a atriz está longe de ser caso isolado. Há milhões de negros e pardos brasileiros que sofrem com o racismo nos mais diferentes níveis, na internet e na vida real, de forma velada ou escancarada.

Por isso, não são poucos os que se envolvem em projetos e ações que visam o combate ao preconceito e à discriminação. Boa parte desses trabalha o empoderamento por meio da valorização da beleza negra. Caso do projeto “Nós”, desenvolvido por Jéssica Pinheiro e Stephaniny Ratto. Resultado de um trabalho de conclusão de curso de Publicidade da UNA, consiste em incentivar as donas de cabelos cacheados e crespos a curtir sua genética. Continue lendo “Várias ações visam a valorização da negritude e o combate ao racismo”

Ler maisVárias ações visam a valorização da negritude e o combate ao racismo

Famatina: la historia de un pueblo que en nueve años expulsó a cuatro mineras

Desde 2005 hasta hoy, distintas compañías en busca de oro intentaron afincarse en este lugar de 3500 habitantes, perola acción de los vecinos por cuidar el agua es intensa; días atrás, lograron que la firma Midais levante su campamento

Por Gabriela Origlia, em La Nación

LA RIOJA.- Al principio fue el agua. Hace nueve años, los vecinos del departamento riojano de Famatina escucharon que la compañía Barrick Gold necesitaba unos 1000 metros cúbicos de agua por día para explotar oro en la mina La Mejicana. El caudal diario para la zona era de 750 metros cúbicos. “¿Qué vamos a hacer nosotros, entonces?”, fue la duda que atrapó a los pobladores. Continue lendo “Famatina: la historia de un pueblo que en nueve años expulsó a cuatro mineras”

Ler maisFamatina: la historia de un pueblo que en nueve años expulsó a cuatro mineras

Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta de Bento Rodrigues

Comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas e a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais

Por  Gustavo Werneck, no EM

Os caminhos que levam a Bento Rodrigues não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas, a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais e o prazer de saborear iguarias com os sabores da terra.

Tudo agora é passado – com o cheiro podre da lama, a visão fantasmagórica dos prédios destruídos e o lamento de quem conheceu a comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens do Fundão e Santarém, da Samarco. Continue lendo “Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta de Bento Rodrigues”

Ler maisCheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta de Bento Rodrigues

Há espaço para pingue-pongue e os Jogos Olímpicos? SOS Vila Autódromo: espaços públicos sob ataque

Pressões psicológicas intensificam na Vila Autódromo após demolição da mesa de pingue-pongue da comunidade, e com o parque infantil sob ameaça.

RioOnWatch

O estresse psicológico sobre os moradores da Vila Autódromo, ao lado do Parque Olímpico de 2016, continua a aumentar enquanto as escavadeiras são agora uma presença regular na comunidade. No início da semana, a Vila Autódromo viu sua mesa de pingue-pongue, amplamente utilizada e feita a mão pelos moradores, esmagada em segundos. O evento é visto como um ato simbólico de pressão e intimidação para com os moradores remanescentes que resistem à remoção, apenas uma semana depois de cinco casas terem sido demolidas, sem aviso prévio, em 23 de outubro. Continue lendo “Há espaço para pingue-pongue e os Jogos Olímpicos? SOS Vila Autódromo: espaços públicos sob ataque”

Ler maisHá espaço para pingue-pongue e os Jogos Olímpicos? SOS Vila Autódromo: espaços públicos sob ataque

Estreia documentário sobre Carlos Drummond de Andrade: “O último poema”

Portal Raízes

Estreou nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte, o documentário “O Ultimo Poema”. O filme conta a historia de Helena Maria Balbinot, professora do interior, que se correspondeu, durante 24 anos, com o poeta Carlos Drummond de Andrade. O domcumentário da diretora Mirela Kruel, revela parte de um acervo de cartas inéditas, mas traz também cenas poéticas de uma amizade reinventada, ressignificada, que tece no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Carlos Drummond de Andrade

Confira a entrevista que a diretora Mirela Kruel concedeu para a assessoria do documentário: Continue lendo “Estreia documentário sobre Carlos Drummond de Andrade: “O último poema””

Ler maisEstreia documentário sobre Carlos Drummond de Andrade: “O último poema”

Cresce o cerco ao “Papa herege”

Duas forças boicotam Francisco: conservadores do clero, que rejeitam abertura antidogmática; e poder econômico, insatisfeito com pregação social. A seu favor, pontífice tem força da palavra

Por Francesco Peloso, no Domtotal/Outras Palavras

As tropas ultratradicionalistas não aguentam: o papa que veio do fim do mundo não as agrada, nunca lhes agradou, para dizer a verdade, só que agora o ruído de fundo, o descontentamento que se sentia como um rumor à distância, explodiu.

O papa não é católico, acusam elas, é quase um herege, melhor; elas se aproximam, assim, das clássicas posições sedevacantistas dos lefebrvianos, a Fraternidade São Pio X, que continua sendo, para muitos deles, um ponto de referência. Continue lendo “Cresce o cerco ao “Papa herege””

Ler maisCresce o cerco ao “Papa herege”

A violência contra a mulher e o mar de lama em Mariana

Por Mônica Francisco*, no Jornal do Brasil

Iniciamos a semana com as notícias de violência contra a mulher em diversos níveis. Isso após uma semana pulsante de engajamento e compreensão do lugar da mulher como sujeito da sua própria história.

Mas, ao terminarmos esta semana, a força e o poder do capital dão demonstração do seu alcance e do quanto e onde o racismo ambiental, uma de suas nefastas atuações, pode ir e fazer na sua fúria monetária. Continue lendo “A violência contra a mulher e o mar de lama em Mariana”

Ler maisA violência contra a mulher e o mar de lama em Mariana

Descoberto o filme que o Brasil não podia ver, por Urariano Mota

No Vermelho/GGN

Meus amigos, aquela frase do personagem Corisco em Deus e o Diabo na Terra do Sol, quando ele grita: “Mais fortes são os poderes do povo” , eu posso agora adaptar para “Mais fortes são os poderes da pesquisa coletiva na internet”. A razão não é gratuita. Chegou para mim, hoje, a revelação de que, finalmente, o Brasil pode ver o documentário que, há muitos anos, jornalistas brasileiros e pesquisadores desejavam ver.

Há 5 anos que o procurava. Em registro público, em agosto de 2012 publiquei um texto sobre a minha busca pelo documentário “Brazil: The Troubled Land”. Esse é um filme que narra a luta pela terra em Pernambuco, realizado para a rede de televisão norte-americana ABC, com imagens de 1961. Mas ninguém sabia informar, até parecia uma lenda. Ao fim de muitas buscas, descobri que o filme existia na Universidade Indiana. Agora seria fácil, pensei. Mas a resposta não tardou, no inglês que traduzo aqui livre e mal: Continue lendo “Descoberto o filme que o Brasil não podia ver, por Urariano Mota”

Ler maisDescoberto o filme que o Brasil não podia ver, por Urariano Mota

Minas de tristeza

Por Caetano Manenti, do Jornalismo em Pé, para os Jornalistas Livres, com fotos de Bruno Bou, do Cuca da UNE

Doeu ouvir tanta gente lembrar com nostalgia do restaurante que ficava sob as sombras das mangueiras de Bento Rodrigues. Doeu ouvir tanta gente falar de um lugar que não existe mais e que talvez nunca mais volte a existir. Foi assim durante toda esta sexta-feira: uma dor profunda nos olhos de todos que subiram e desceram as ladeiras de chão batido dos distritos que ficam ao norte do centro de Mariana, primeira capital de Minas Gerais.

Foto: Bruno Bou
Foto: Bruno Bou

Continue lendo “Minas de tristeza”

Ler maisMinas de tristeza