Belo Monte: como estão os indígenas isolados na área Ituna/Itatá?, por Telma Monteiro

A presença de indígenas em isolamento voluntário na região dos rios Xingu e Bacajá tem sido descrita desde a década de 1970[1]. Há estudos e testemunhos que comprovam sua presença nas cabeceiras do Igarapé Ipiaçava e de um grupo isolado (ou grupos isolados) na Terra Indígena (TI) Koatinemo.  Belo Monte foi planejada para ser construída próxima às áreas de perambulação desses grupos de isolados.

Telma Monteiro

Uma representação sobre irregularidades no processo de licenciamento de Belo Monte foi entregue ao MPF do Pará no final de 2010. A construção foi aprovada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Todas as instituições envolvidas no processo de Belo Monte serão responsabilizadas pela extinção de povos indígenas em isolamento voluntário e pela destruição de terras indígenas. Continue lendo “Belo Monte: como estão os indígenas isolados na área Ituna/Itatá?, por Telma Monteiro”

Ler maisBelo Monte: como estão os indígenas isolados na área Ituna/Itatá?, por Telma Monteiro

Cabula: polícia conclui inquérito e não indicia nenhum dos PMs envolvidos na morte de 12 pessoas

MP denunciou, no dia 18 de maio, os nove PMs pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio

Da Redação Correio 24h

Nenhum dos nove PMs da Rondesp envolvidos na operação que matou 12 pessoas no Cabula, em 6 de fevereiro, foi indiciado pela Polícia Civil no inquérito que apura a ação. Segundo fontes ligadas ao caso, o documento foi entregue pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ao juiz Vilebaldo José de Freitas Pereira, do 1° Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri. Continue lendo “Cabula: polícia conclui inquérito e não indicia nenhum dos PMs envolvidos na morte de 12 pessoas”

Ler maisCabula: polícia conclui inquérito e não indicia nenhum dos PMs envolvidos na morte de 12 pessoas

Era uma vez…. um rapaz chamado Agnosbaldo…

Por Flávio Bittencourt

Agnosbaldo ganhou um cachorro de presente de uma amiga e deu ao bichinho o nome de DUDU.

Dudu, como o todo filhote, fazia as traquinagens normais de um cachorrinho, além de fazer xixi e cocô por toda casa.

Agnosbaldo não tinha muita paciência e tato, e o toda vez que o DUDU fazia alguma coisa que ele não gostava, ele batia com violência no cãozinho. Continue lendo “Era uma vez…. um rapaz chamado Agnosbaldo…”

Ler maisEra uma vez…. um rapaz chamado Agnosbaldo…

Trabalhadoras entregam pauta da Marcha das Margaridas para Dilma

Ato será realizado nesta sexta-feira (3) na Praça dos Três Poderes. Representante do movimento diz que marcha ocorre para expressar a voz das mulheres por uma sociedade igualitária

por Redação RBA

A presidenta Dilma Rousseff receberá amanhã (3) a pauta da 5ª Marcha das Margaridas, que será realizada em 12 de agosto, em Brasília. O movimento é voltado à defesa dos direitos trabalhistas para as mulheres. O tema deste ano é “As margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável, com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. Continue lendo “Trabalhadoras entregam pauta da Marcha das Margaridas para Dilma”

Ler maisTrabalhadoras entregam pauta da Marcha das Margaridas para Dilma

OPAS: ‘Mais Médicos’ no Oiapoque resgata saber tradicional de tribo indígena

O cubano Javier Lopez Salazar, do Programa Mais Médicos, chegou ao Brasil em janeiro de 2014 e iniciou um trabalho de resgate cultural na aldeia, na tentativa de recuperar a sabedoria local na utilização de plantas e ervas medicinais

ONU

O médico cubano, Javier Lopez Salazar, do Programa Mais Médicos, chegou ao Brasil em janeiro de 2014. Especialista em Medicina Familiar e comunitária e com uma pós-graduação em Medicina Tradicional, ele iniciou um trabalho de resgate cultural na aldeia Kumenê, em Oiapoque, localizada a 590 quilômetros da capital do Amapá. Continue lendo “OPAS: ‘Mais Médicos’ no Oiapoque resgata saber tradicional de tribo indígena”

Ler maisOPAS: ‘Mais Médicos’ no Oiapoque resgata saber tradicional de tribo indígena

Movimentos de moradia discutem papel da Justiça nos conflitos fundiários

5ª Jornada da Moradia Digna discutirá a falta de sensibilidade do Judiciário e a violência da polícia em reintegrações de posse

Por Redação RBA

São Paulo – Movimentos populares e organizações sociais realizam neste fim de semana (4 e 5) a 5ª Jornada da Moradia Digna – Justiça para quem?. O evento conta com parceria da Defensoria Pública e debaterá o papel da Justiça diante os conflitos fundiários. Em entrevista à repórter Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, o organizador do evento e advogado da União dos Movimentos de Moradia (UMM), Benedito Barbosa, o Dito, afirma hoje (2) que o Judiciário tem “blindagem grande e pouca transparência”. Continue lendo “Movimentos de moradia discutem papel da Justiça nos conflitos fundiários”

Ler maisMovimentos de moradia discutem papel da Justiça nos conflitos fundiários
quilombo

MPF quer fim de impasse em caso de quilombolas no RJ

PRR2 defende que Incra deve desapropriar terras em Quatis

PRR2

O Ministério Público Federal (MPF) quer que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES) confirme a constitucionalidade do decreto federal 4.887/2003 (sobre as terras dos quilombolas) para garantir o direito à terra da comunidade remanescente de quilombo de Santana, em Quatis (RJ). A disputa judicial decorre da ação de desapropriação por interesse social que o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Incra) propôs contra o dono de um terreno naquela cidade. Continue lendo “MPF quer fim de impasse em caso de quilombolas no RJ”

Ler maisMPF quer fim de impasse em caso de quilombolas no RJ

Uma luz sobre Marãiwatsédé

Por Andreia Fanzeres/OPAN

A paisagem de Marãiwatsédé mudou. Agora, além das casas de alvenaria inspiradas na arquitetura tradicional, inacabadas em seu projeto inicial, postes de luz foram instalados no contorno interno do pátio da aldeia. A energia elétrica era uma antiga reivindicação dos Xavante, principalmente para a escola e o posto de saúde. Mas após um mês da instalação dos postes, os interruptores ainda não funcionam. Continue lendo “Uma luz sobre Marãiwatsédé”

Ler maisUma luz sobre Marãiwatsédé

Maioridade penal: a lista de deputados vira-casacas

Vitória de Eduardo Cunha em segunda votação foi obtida graças a 24 parlamentares que eram contra a medida, ou não queriam se posicionar, e mudaram de posição em 24 horas

Por Renan Truffi, na Carta Capital

Além da manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um outro fator foi determinante para a aprovação da redução da maioridade penal, nesta quinta-feira 2, na Câmara dos Deputados. Precisamente 24 deputados mudaram de opinião de um dia para o outro sobre o assunto. Entre a madrugada de quarta-feira 1º e as primeiras horas desta quinta, parlamentares trocaram o “não” à redução, ou a abstenção sobre o assunto, pelo “sim” à punição de adolescentes como adultos, a partir de 16 anos, nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Continue lendo “Maioridade penal: a lista de deputados vira-casacas”

Ler maisMaioridade penal: a lista de deputados vira-casacas

Cunha não respeita regras estabelecidas, diz ministro decano do STF

Após aprovação da maioridade penal, Marco Aurélio Mello diz estar “assustado” com o comportamento do presidente da Câmara. Para Mello, o País vive “tempos estranhos”, de “perda de parâmetros, abandono de princípios, no qual o certo passa pelo errado e vice-versa”

Carta Capital

Na madrugada desta quinta-feira 2, a Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em determinados crimes. A votação ocorreu um dia depois de um texto semelhante ser rejeitado pela Câmara, graças a uma manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista se diz seguro com o procedimento regimental adotado, mas o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou dúvidas sobre a votação. Continue lendo “Cunha não respeita regras estabelecidas, diz ministro decano do STF”

Ler maisCunha não respeita regras estabelecidas, diz ministro decano do STF