#TáTudoErrado: Complexo do Alemão Protesta a Escalada da Violência

Rio On Watch

No sábado, 22 de agosto, cerca de 100 membros da comunidade e jornalistas se reuniram em um protesto pacífico contra a escalada da violência policial no Complexo do Alemão. O Alemão, um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, localizado na Zona Norte, foi palco de tiroteios em 81% dos dias deste ano, resultando em um total de 21 mortes, um aumento em relação aos anos anteriores. Este encontro especial foi o primeiro de quatro protestos planejados para o próximo mês, organizado pelo grupo de ação comunitária Coletivo Papo Reto. Os manifestantes exigiram uma ação tangível para mudar o constante medo e insegurança que eles sentem a qualquer hora no Alemão, onde balas perdidas não discriminam jovens ou velhos, inocentes ou não. O cântico “Tá tudo errado”, uniu os manifestantes na luta pela liberdade e por um Alemão mais seguro. Continue lendo “#TáTudoErrado: Complexo do Alemão Protesta a Escalada da Violência”

Ler mais#TáTudoErrado: Complexo do Alemão Protesta a Escalada da Violência

José Mujica diz que, sem regulamentação, guerra contra narcotráfico será perdida

Evento na Uerj reuniu ao menos 6 mil pessoas, na maioria jovens, que foram ver o líder uruguaio

Por Sérgio Matsuura  e Thiago Jansen, O Globo

Apesar da ameaça de chuva, milhares de pessoas se acotovelaram no início da noite desta quinta-feira na Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para assistir a uma conferência com o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica. Programado para ter início às 18h, o encontro atrasou uma hora, mas o público, formado em sua esmagadora maioria por jovens, manteve a animação com “olas” e gritos a favor da legalização da maconha e do aborto. Como um popstar, o político, atual senador do Uruguai, foi ovacionado ao subir ao palco e retribuiu o esforço dos “fãs” deixando uma mensagem de desprendimento e integração latino-americana. Continue lendo “José Mujica diz que, sem regulamentação, guerra contra narcotráfico será perdida”

Ler maisJosé Mujica diz que, sem regulamentação, guerra contra narcotráfico será perdida

Minha água, minha vida

Escassez da água, problema de todo o mundo

Diário de Cuiabá

Nasci e cresci com abundância de água. Não fui educado para economizar água. Em Moscou, capital do comunismo, não conheci escassez de água. Em Nova York, capital do capitalismo, não tive racionamento de água. E não comprava galão de água. A da torneira é potável, sempre.

Em Nova York, bebe-se água das montanhas (Catskill, do rio Delaware) de boa qualidade. Fruto de parceria com fazendeiros e proprietários de terra. Gente consciente de seu papel na sociedade. Não há estação de tratamento. Apenas filtragem da água que percorre 300 km por aquedutos para abastecer a cidade na qual acontece o maior evento brasileiro no mundo. Criei o Brazilian Day em 1985, na Rua 46, entre Quinta e Sexta Avenidas. O primeiro foi dedicado ao mineiro Tancredo Neves. Continue lendo “Minha água, minha vida”

Ler maisMinha água, minha vida

A história de uma canção impiedosa sobre o racismo nos EUA: Strange Fruit

Strange Fruit: Billie Holiday e a biografia de uma canção – publicado no Brasil pela editora Cosac Naify, em 2012 – é um excelente trabalho de pesquisa que traz as várias faces de uma música aclamada e ao mesmo tempo rejeitada por abordar de forma tão vivaz uma das práticas de segreração mais cruéis cometidas contra negros nos Estados Unidos.

Por Renata Mielli, especial para o Vermelho

Muitas vezes parece que a sociedade sofre de uma “cegueira coletiva” quando se depara com as atrocidades que a humanidade pode cometer contra si própria. Para despertar as pessoas de situações de indiferença – que são tão criminosas quanto os crimes que insistem em ignorar – é preciso um choque, algo que tire a multidão de sua zona de conforto, do seu “círculo de proteção”. Continue lendo “A história de uma canção impiedosa sobre o racismo nos EUA: Strange Fruit”

Ler maisA história de uma canção impiedosa sobre o racismo nos EUA: Strange Fruit

“Me chamem de velha”, por Eliane Brum

Em CONTI outra

Na semana passada, sugeri a uma pessoa próxima que trocasse a palavra “idosas” por “velhas” em um texto. E fui informada de que era impossível, porque as pessoas sobre as quais ela escrevia se recusavam a ser chamadas de “velhas”: só aceitavam ser “idosas”. Pensei: “roubaram a velhice”. As palavras escolhidas – e mais ainda as que escapam – dizem muito, como Freud já nos alertou há mais de um século. Se testemunhamos uma epidemia de cirurgias plásticas na tentativa da juventude para sempre (até a morte), é óbvio esperar que a língua seja atingida pela mesma ânsia. Acho que “idoso” é uma palavra “fotoshopada” – ou talvez um lifting completo na palavra “velho”. E saio aqui em defesa do “velho” – a palavra e o ser/estar de um tempo que, se tivermos sorte, chegará para todos. Continue lendo ““Me chamem de velha”, por Eliane Brum”

Ler mais“Me chamem de velha”, por Eliane Brum

Reunião com educadores indígenas não avança e greve continua em RR

Lideranças indígenas se reuniram com a governadora Suely Campos (PP). Sem avanços, governo propôs outra reunião para discutir 50 pautas.

Do G1 RR

Uma comitiva de lideranças indígenas se reuniu com a governadora Suely Campos (PP) nesta quinta-feira (27) para apresentar as reivindicações dos professores que estão em greve há 17 dias. Segundo a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), não teve avanços no encontro e a greve continua.

“Não evoluímos em nada. E agora temos de articular e permaneceremos parados porque não houve acordo”, diz Misaque de Sousa, presidente da Opir. Continue lendo “Reunião com educadores indígenas não avança e greve continua em RR”

Ler maisReunião com educadores indígenas não avança e greve continua em RR

MPF denuncia coronel Ustra e outros dois ex-agentes da repressão por morte de dirigente do PCdoB em 1972

Carlos Nicolau Danielli não suportou tortura a que foi submetido nas dependência do DOI, em São Paulo; crime é imprescritível e impassível de anistia

MPF SP

O Ministério Público Federal ofereceu mais uma denúncia contra o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra por crimes cometidos durante a ditadura militar. Ustra é um dos envolvidos na morte do militante comunista Carlos Nicolau Danielli, sequestrado e barbaramente torturado nas dependências do Destacamento de Operações e Informações do II Exército (DOI) em São Paulo, em dezembro de 1972. Esta é a sexta ação penal protocolada pelo MPF contra o ex-comandante da unidade. Também foram denunciados o delegado da Polícia Civil de São Paulo Dirceu Gravina e o servidor público estadual aposentado Aparecido Laertes Calandra, ambos subordinados a Ustra na época do assassinato. Continue lendo “MPF denuncia coronel Ustra e outros dois ex-agentes da repressão por morte de dirigente do PCdoB em 1972”

Ler maisMPF denuncia coronel Ustra e outros dois ex-agentes da repressão por morte de dirigente do PCdoB em 1972

Sai a 2ª edição da cartilha “PEC 215: Ameaça aos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Meio Ambiente” [para baixar]

“A PEC 215 é uma grave ameaça aos povos indígenas e pode significar o fim das demarcações das terras indígenas no Brasil. (+) Na luta para impedir que a PEC seja aprovada, é fundamental que os povos indígenas tenham conhecimento sobre as propostas dos deputados e senadores, dos interesses que eles têm em defender tais iniciativas e também de quem financia os seus mandatos. Essa publicação pretende contribuir com informações para ampliar este conhecimento. É importante que os povos compartilhem essas informações nas comunidades, nas escolas, nas reuniões do movimento indígena e onde mais for possível para ampliar o debate e a articulação contra a PEC 215”. Continue lendo “Sai a 2ª edição da cartilha “PEC 215: Ameaça aos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Meio Ambiente” [para baixar]”

Ler maisSai a 2ª edição da cartilha “PEC 215: Ameaça aos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Meio Ambiente” [para baixar]

Minha Vida é no Meio do Mundo – Polo da Borborema e AS-PTA lançam vídeo-documentário

Na próxima segunda-feira, dia 31/08, às 18h, será lançado publicamente, na cidade de Remígio, na Paraíba, o vídeo-documentário Minha vida é no Meio do Mundo. Produzido pela AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia e o pelo Polo da Borborema, sob a direção de Tiago Carvalho, o vídeo retrata, com sensibilidade e emoção, histórias de superação de mulheres agricultoras da região da Borborema.
 
Desde 2003, o Polo e a AS-PTA vêm desenvolvendo ações para denunciar e dar visibilidade às desigualdades nas relações entre homens e mulheres e, sobretudo, vêm exercitando estratégias de superação desse quadro. O documentário traz para a tela um encontro de histórias de mulheres que conseguiram, nos seus lares e na ação coletiva, abrir as portas de suas vidas para conquistar um mundo novo, cheio de oportunidades e aberto à construção de novas relações.

Continue lendo “Minha Vida é no Meio do Mundo – Polo da Borborema e AS-PTA lançam vídeo-documentário”

Ler maisMinha Vida é no Meio do Mundo – Polo da Borborema e AS-PTA lançam vídeo-documentário

Julgamento do massacre de Curuguaty é adiado pela 6° vez

A defesa de camponeses acusados por massacre de Curuguaty, no Paraguai, quer afastamento de juízes do caso. Deverá ser retomado em uma semana

Do OperaMundi / MST

“Não confio neste Tribunal de Sentença. Sabemos dos antecedentes de quem o preside. Não têm a coerência, nem a decência para levar adiante este julgamento tão sensível e simbólico para o país”. Assim o advogado de defesa de 11, dos 12 camponeses acusados pelo massacre de Curuguaty, Víctor Azuaga, justificou a recusa por ele apresentada com relação aos juízes que atuam no caso. Continue lendo “Julgamento do massacre de Curuguaty é adiado pela 6° vez”

Ler maisJulgamento do massacre de Curuguaty é adiado pela 6° vez