Indígenas Ka’apor denunciam novas invasões ao território tradicional e omissão do governo federal

“A nossa luta continua, Ka’apor! Não foram caminhões, nem tratores e nem motosserras. Não serão cercas de arame e nem pistoleiros que vão nos impedir de proteger e viver em nosso território, em nossa floresta”

Por  Povo ka’apor, no Cimi

Entre 2013 e o último mês de março, fechamos todos os ramais de entrada de madeireiros que invadiam e destruíram nossa floresta, nossa casa. Nesse período, criamos oito Ka’a usak ha, ou Áreas de Proteção para recuperar, proteger, viver de forma sustentável em nosso território. Depois de iniciar muito forte a fiscalização, limpeza de nossos limites, encontramos madeireiros, fazendeiros, estaqueiros, caçadores e posseiros que usavam nosso território sem autorização da gente. Continue lendo “Indígenas Ka’apor denunciam novas invasões ao território tradicional e omissão do governo federal”

Ler maisIndígenas Ka’apor denunciam novas invasões ao território tradicional e omissão do governo federal

Diversas organizações se solidarizam com Stedile após sofrer insultos em Fortaleza

“Esta agressão só pode ser compreendida como parte de uma ofensiva conservadora da direita na sociedade que busca criminalizar e intimidar todos/as aqueles/as que lutam por um Brasil justo e soberano”.

Da Página do MST

Diversas categorias da classe trabalhadora escreveram uma nota em solidariedade ao João Pedro Stedile e ao MST, após o membro da coordenação nacional do MST ter sido insultado por um grupo de pessoas no aeroporto de Fortaleza, na noite desta terça-feira (22). Continue lendo “Diversas organizações se solidarizam com Stedile após sofrer insultos em Fortaleza”

Ler maisDiversas organizações se solidarizam com Stedile após sofrer insultos em Fortaleza

O depoimento de um dos principais criminólogos do Brasil sobre as armas

Em linhas gerais, isso foi o que aprendi pesquisando a questão nestas duas décadas: onde existem mais armas, existem mais suicídios e homicídios

Por Tulio Kahn*, 

Passei a prestar atenção na questão das armas de fogo quando trabalhava no Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente), no final dos anos 1990, e a ONU (Organização das Nações Unidas) publicara um estudo internacional sugerindo que o Brasil era o país onde proporcionalmente mais se usava armas de fogo para cometer homicídios. Continue lendo “O depoimento de um dos principais criminólogos do Brasil sobre as armas”

Ler maisO depoimento de um dos principais criminólogos do Brasil sobre as armas

Começou na tarde de hoje o Seminário Nacional de Ordenamento da Pesca Artesanal, em Brasília

Campanha Nacional pela Regularização do Território Pesqueiro

Pescadoras/es, governo, ONG’s e pesquisadores/as estão reunidos no Centro de Convenções Israel Pinheiro para debaterem um sistema de ordenamento que garanta o envolvimento das comunidades pesqueiras em sua construção. Continue lendo “Começou na tarde de hoje o Seminário Nacional de Ordenamento da Pesca Artesanal, em Brasília”

Ler maisComeçou na tarde de hoje o Seminário Nacional de Ordenamento da Pesca Artesanal, em Brasília

PR – Poder Judiciário e Reforma Urbana são temas de debate na Faculdade de Direito

Por Terra de Direitos

O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) promove uma mesa de debate, em Curitiba, nesta quinta-feira (24), com o tema “A Reforma Urbana e o Poder Judiciário”. O evento será realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, às 18h.

As ações de despejo violento as quais milhares de famílias são submetidas e a negação de direitos básicos – como a moradia – para uma parcela expressiva da população reforçam a necessidade de que se debata o papel do Poder Judiciário no contexto das cidades. Nesse sentido, é preciso garantir que este poder leve em consideração a função social da propriedade. Continue lendo “PR – Poder Judiciário e Reforma Urbana são temas de debate na Faculdade de Direito”

Ler maisPR – Poder Judiciário e Reforma Urbana são temas de debate na Faculdade de Direito

Povo Terena pede a ministro da Justiça medidas concretas para indígenas irem à diálogo

No Cimi

HÁNAITI HO’ÚNEVO TÊRENOE (GRANDE ASSEMBLEIA DO POVO TERENA) CONSELHO DO POVO TERENA

Resolução Referente: Mesa de diálogo proposta pelo Ministério da Justiça

O Conselho do Povo Terena, em reunião extraordinária, ocorrida no dia 21 de setembro de 2015 na Terra Indígena Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul, após ampla deliberação:

Considerando o princípio do “Bem Viver” dos povos indígenas que preconiza a constante busca do viver bem em nossas comunidades a partir de nossos territórios tradicionais; bem como a incansável luta pela reconquista de nossa terra ancestral, haja vista que o nosso modo de ser tradicional só é possível em nossa terra; Considerando o princípio da autonomia dos povos e das comunidades indígenas que reconhece o direito de nós lideranças indígenas falar em nome de nossas comunidades e nosso povo, bem como reconhece nossa organização tradicional, costume, língua, crença e tradição; Considerando o princípio da livre determinação dos povos indígenas esculpido tanto na Carta Republicana, como também nos tratados internacionais, que nos garante o direito de escolher a forma de desenvolvimento e o modo de vida para a presente e futura geração, tendo como base o bem viver de nossa comunidade; Considerando a legitimidade do Conselho do Povo Terena em representar e defender o Povo Terena de Mato Grosso do Sul, com personalidade jurídica irradiada diretamente do texto constitucional – Art. 232, caput; Continue lendo “Povo Terena pede a ministro da Justiça medidas concretas para indígenas irem à diálogo”

Ler maisPovo Terena pede a ministro da Justiça medidas concretas para indígenas irem à diálogo

Sem Terra se mobilizam em Arapiraca para denunciar especulação imobiliária

Os Sem Terra denunciam a entrega do terreno de uma ocupação de 13 anos para uma empreiteira, que construirá um condomínio de luxo no local

Da Página do MST

Na manhã desta terça-feira (15), os Sem Terra da cidade de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, vão às ruas para denunciar o leilão do terreno da ocupação Dandara, que passou às mãos de uma empreiteira para construção de um condomínio de luxo. Continue lendo “Sem Terra se mobilizam em Arapiraca para denunciar especulação imobiliária”

Ler maisSem Terra se mobilizam em Arapiraca para denunciar especulação imobiliária

“Bebemos água, não bebemos minério”, gritam comunidades em Campo Formoso

CPT Bahia

A 21º edição do Grito dos Excluídos realizada em Campo Formoso, no Centro-Norte baiano,  no último dia sete reuniu cerca de 400 pessoas que, entre as palavras de ordem a favor da vida, clamaram por água, afirmando: “Nós bebemos água, não bebemos minério”.  Esse clamor foi motivado pela exploração de minérios realizada pela FERBSA em Campo Formoso e Andorinha. Nesse último município, a exploração da mineradora ameaça a sobrevivência do açude Andorinha II, que é fonte de renda e de alimentos para centenas de famílias pescadoras e camponesas. Continue lendo ““Bebemos água, não bebemos minério”, gritam comunidades em Campo Formoso”

Ler mais“Bebemos água, não bebemos minério”, gritam comunidades em Campo Formoso

Conab compra mais de 600 toneladas de produtos da agricultura familiar

Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia a terceira chamada pública para compra de 638,56 toneladas de produtos da agricultura familiar, destinados a populações em situação de insegurança alimentar. As inscrições vão até o dia 25.

A compra de farinha de mandioca, feijão comum – cores ou preto – e fubá de milho será feita diretamente pelas superintendências regionais da Conab na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Maranhão, em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rondônia. Continue lendo “Conab compra mais de 600 toneladas de produtos da agricultura familiar”

Ler maisConab compra mais de 600 toneladas de produtos da agricultura familiar

Comissão de Meio Ambiente aprova hidrelétrica em área indígena em Santa Catarina

Iara Guimarães Altafin – Agência Senado

Foi aprovado nesta terça-feira (15), na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 53/2014, que autoriza o Poder Executivo a construir uma pequena central hidrelétrica (PCH) no Rio Irani, dentro das terras indígenas Toldo Chimbangue I e II, em Santa Catarina. Continue lendo “Comissão de Meio Ambiente aprova hidrelétrica em área indígena em Santa Catarina”

Ler maisComissão de Meio Ambiente aprova hidrelétrica em área indígena em Santa Catarina