Antônia Melo: “Belo Monte talvez seja a maior tragédia prática do atual projeto de desenvolvimento do país”

Telma Monteiro: A última das “moicanas”. Minha heroína, Antônia Melo. Ouvi-la me dá uma dor imensa. Simboliza o fracasso de uma era, apesar de todas as batalhas travadas contra o monstro chamado Belo Monte. Abaixo, entrevista com Antonia Melo.

por , no Central Autônoma #74 Belo Monte

Belo Monte talvez seja a maior tragédia prática do atual projeto de desenvolvimento do país. Por isso, conversamos com Antônia Melo, líder do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, que acabou de ser despejada de sua casa pelo consórcio administrador da usina. Ela nos contou como este fato se desenrolou e do caos que a cidade de Altamira já vivencia em seu cotidiano. Continue lendo “Antônia Melo: “Belo Monte talvez seja a maior tragédia prática do atual projeto de desenvolvimento do país””

Ler maisAntônia Melo: “Belo Monte talvez seja a maior tragédia prática do atual projeto de desenvolvimento do país”

Seminário debate impactos ambientais causados pela exploração de gás de folhelho

Especialistas mostraram posições favoráveis e contrárias à exploração de hidrocarbonetos de reservatório não convencional, por meio do fraturamento hidráulico

MPF

Membros do Ministério Público Federal (MPF), representantes do governo e especialistas da área debateram, nesta quinta-feira, 1º de outubro, a exploração e produção de hidrocarbonetos de reservatórios não convencionais, por meio de fraturamento hidráulico. Esse recurso energético é comumente referido como gás de folhelho e gás de xisto, apesar também ser possível o aproveitamento de petróleo nesses depósitos. O debate ocorreu na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, durante seminário promovido pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que atua na defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural. Continue lendo “Seminário debate impactos ambientais causados pela exploração de gás de folhelho”

Ler maisSeminário debate impactos ambientais causados pela exploração de gás de folhelho

Especial: estudos de impacto da usina São Luiz do Tapajós apontam omissão de problemas

Nove cientistas analisaram os estudos e demonstram a omissão de impactos importantes. Para Deborah Duprat, do MPF, o licenciamento ambiental não pode mais ser uma farsa

MPF/PA

Na região a ser impactada por São Luiz do Tapajós, no médio curso do rio Tapajós, foram identificadas 352 espécies de peixes, mais do que existe no Pantanal matogrossense, famoso pela riqueza da ictiofauna, e mais do que já foi identificado na Europa inteira. Mesmo assim, na lista de impactos da usina, apresentada ao Ibama no Estudo de Impacto Ambiental Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (Eia-Rima), não consta nenhum impacto sobre os peixes, que são alimento para milhares de índios e ribeirinhos que vivem nas margens do rio. Continue lendo “Especial: estudos de impacto da usina São Luiz do Tapajós apontam omissão de problemas”

Ler maisEspecial: estudos de impacto da usina São Luiz do Tapajós apontam omissão de problemas

Papa Francisco é solidário com a luta dos moradores de Piquiá de Baixo

Por Mikaell Carvalho, Justiça nos Trilhos

Na manhã de quinta-feira (01), na Sala Clementina, no Vaticano, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes do Capítulo Geral dos Missionários Combonianos. Durante a audiência foram entregue ao Papa, por dois missionários combonianos, materiais da campanha em apoio ao bairro Piquiá de Baixo, comunidade localizada na cidade de Açalândia/MA, que há quase 10 anos luta para ser reassentada longe da poluição emitida pelo polo industrial instalado no bairro. Continue lendo “Papa Francisco é solidário com a luta dos moradores de Piquiá de Baixo”

Ler maisPapa Francisco é solidário com a luta dos moradores de Piquiá de Baixo

Professora, nunca vi um surubim, por Roberto Malvezzi (Gogó)

CPT – Dia 4 de outubro, próximo domingo, é o dia de e do São Francisco. Em artigo, Roberto Malvezzi, a partir de uma afirmação de um estudante, destaca: “Se um morador da beira do São Francisco, ainda jovem, nunca viu um surubim, é porque nosso rio não tem mais seus peixes nativos”. Confira o artigo:

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

– Para 4 de outubro, dia de e do São Francisco –

Depois de tantos anos assistindo a olho nu a decadência do rio São Francisco, foi chocante ouvir essa frase.

A declaração foi feita por um aluno a uma professora de um colégio particular de Petrolina. Ela também é professora numa escola pública de Juazeiro e, durante um debate sobre rio, citou a expressão para os alunos presentes ao debate. Continue lendo “Professora, nunca vi um surubim, por Roberto Malvezzi (Gogó)”

Ler maisProfessora, nunca vi um surubim, por Roberto Malvezzi (Gogó)

Camponeses ocupam a empresa de transgênicos DuPont, em Goiás

A ocupação foi para denunciar os impactos dos agrotóxicos e das sementes transgênicas à diversidade e soberania da agricultura camponesa.

Por Iris Pacheco, da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (2), cerca de 1.500 camponesas e camponeses ocuparam a sede da empresa DuPont Pioneer, no município de Catalão (GO), em protesto contra a venda de sementes geneticamente modificadas para a agricultura. Continue lendo “Camponeses ocupam a empresa de transgênicos DuPont, em Goiás”

Ler maisCamponeses ocupam a empresa de transgênicos DuPont, em Goiás

AM – Reforma administrativa no governo: Indígenas defendem permanência da Seind

Lideranças foram à ALE-AM pressionar parlamentares para que não aprovem a extinção proposta pelo governo estadual, acabando com a pasta

Janaína Andrade, A Crítica

Um dia depois do Governo do Estado oficializar a intenção de extinguir a Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Seind), dezenas de lideranças indígenas foram ontem à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) pedir que os deputados não aprovem essa medida. Continue lendo “AM – Reforma administrativa no governo: Indígenas defendem permanência da Seind”

Ler maisAM – Reforma administrativa no governo: Indígenas defendem permanência da Seind

RJ – Justiça manda fechar presídio de PMs após agressão a juíza que fazia inspeção

“Em agosto, a magistrada determinou a retirada de geladeiras, camas de casal, televisores e aparelhos domésticos que foram encontrados durante uma vistoria no BEP. Também foram apreendidos R$ 3 mil em espécie e um celular, além de engradados de refrigerante e carnes que estavam sendo preparadas para um churrasco”

Por Chico Otávio, Elenilce Bottari e Marco Grillo*, no Globo

RIO — O juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Oberg, determinou nesta quinta-feira a interdição do Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, e a transferência dos 221 detentos da unidade depois que a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza e seus seguranças foram agredidos durante uma inspeção. Por volta das 14h30m, a magistrada foi cercada e ameaçada por presos quando tentava entrar na galeria E, no terceiro andar do BEP, que abriga policiais à espera de julgamento. Integrantes de sua escolta, que conta com cerca de 15 agentes, intervieram e foram golpeados, inclusive com pauladas, por pelo menos quatro internos. Daniela teve a blusa rasgada, perdeu os óculos e um sapato na confusão. O tumulto foi registrado por câmeras do circuito interno de segurança. Continue lendo “RJ – Justiça manda fechar presídio de PMs após agressão a juíza que fazia inspeção”

Ler maisRJ – Justiça manda fechar presídio de PMs após agressão a juíza que fazia inspeção

Massacre do Carandiru, 23 anos: “Bandido bom é o morto”, diz um povo doente, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

O Massacre do Carandiru, quando 111 presos foram executados por forças policiais que invadiram o Pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, completa, nesta sexta (2), 23 anos. E mesmo que a Justiça tenha sido – parcialmente e temporariamente – feita nesse caso, sinto um certo desalento. Pois a sociedade e o poder público aprenderam menos do que deveriam com ele. Carne de pobre continua sendo de segunda e soluções rasas e mágicas para problemas complexos, como o da segurança pública, seguem sendo a preferência do eleitorado e da classe política. Continue lendo “Massacre do Carandiru, 23 anos: “Bandido bom é o morto”, diz um povo doente, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisMassacre do Carandiru, 23 anos: “Bandido bom é o morto”, diz um povo doente, por Leonardo Sakamoto

Policial atira em manifestante do Movimento Ocupe Estelita, no Recife

Por Estelita Para Todos

Em mais um protesto contra as mazelas e ilegalidades do Projeto Novo Recife, milhares de pessoas caminhavam pacificamente até a prefeitura, até que de repente um policial, totalmente despreparado para sua função, atira no rosto das pessoas sem motivo algum. Veja no vídeo:

Continue lendo “Policial atira em manifestante do Movimento Ocupe Estelita, no Recife”

Ler maisPolicial atira em manifestante do Movimento Ocupe Estelita, no Recife