Na Avenida Paulista, camponeses protestam contra agronegócio e uso de agrotóxico

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Pequenos agricultores promovem hoje (16), no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, ato contra as grandes empresas do ramo de alimentação e contra o uso de agrotóxicos nos alimentos. Continue lendo “Na Avenida Paulista, camponeses protestam contra agronegócio e uso de agrotóxico”

Ler maisNa Avenida Paulista, camponeses protestam contra agronegócio e uso de agrotóxico

Famílias Guarani e Kaiowá são atacadas, indígenas sofrem torturas e dois seguem desaparecidos

Cimi Regional Mato Grosso do Sul

Um grupo de famílias Guarani e Kaiowá ocupou há uma semana pequena porção de mata, menos de um hectare, no território indígena Iguatemi Peguá I. Ocupado por aproximadamente 20 pessoas, sendo a maioria anciãos e crianças, a área pertence ao tekoha Mbarakay e é uma das poucas com árvores, banhado, capoeira e biodiversidade dentro de uma imensidão de terras devastadas pelo agronegócio no cone sul do Mato Grosso do Sul. Mbarakay está sob o domínio de fazendeiros criadores de gado. Os indígenas entraram no terreno com o intuito de acessar os direitos humanos mais básicos: água, comida, remédios naturais e um pouco de paz. Não se tratava de uma retomada. Mesmo assim, o grupo acabou atacado e torturado por pistoleiros fortemente armados e organizados num bando. Continue lendo “Famílias Guarani e Kaiowá são atacadas, indígenas sofrem torturas e dois seguem desaparecidos”

Ler maisFamílias Guarani e Kaiowá são atacadas, indígenas sofrem torturas e dois seguem desaparecidos

RJ – Seminário “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana”

Fórum Justiça

O Seminário “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana”, ocorrerá dias 17, 18 e 19 de novembro, na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 7º andar. Continue lendo “RJ – Seminário “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana””

Ler maisRJ – Seminário “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana”

7 clichês contra Direitos Humanos desconstruídos por colunistas do Justificando

Essa semana foi divulgada pelo Datafolha uma pesquisa indicando que metade da população brasileira acredita que “bandido bom é bandido morto”. Esse é mais um dos clichês diariamente ditos em nome de quem é contra os direitos humanos.

Do Justificando

Existem outros bem famosos, que, inclusivem, enchem a caixa de comentários do Justificando todos os dias. Fizemos uma série dos mais comuns e mostramos para nossos colunistas responderem, na esperança de que esses clichês virem o que de fato são – frases de efeito sem sentido algum. Confira: Continue lendo “7 clichês contra Direitos Humanos desconstruídos por colunistas do Justificando”

Ler mais7 clichês contra Direitos Humanos desconstruídos por colunistas do Justificando

Atingidos pela usina de Sinop protestam em frente ao MPF e dão “ultimato” à concessionária

Herbert de Souza, Só Notícias

Cerca de 50 representantes de uma comissão de atingidos pela Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE) fizeram um protesto, há pouco, em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF). Segundo informou, ao Só Notícias, o presidente da comissão dos atingidos da Gleba Mercedes 5, Jairo Narciso da Silva, a concessionária que constrói o empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), tem um “ultimato” para apresentar as respostas das reivindicações. “A empresa tem que nos apresentar os preços da terra nua, em valores e não o esboço, como vem fazendo. O povo cansou de conversa. A partir de agora, vamos partir para a ação. Nem que seja necessário paralisar as obras”, avisou. Continue lendo “Atingidos pela usina de Sinop protestam em frente ao MPF e dão “ultimato” à concessionária”

Ler maisAtingidos pela usina de Sinop protestam em frente ao MPF e dão “ultimato” à concessionária

Sem selva não há kawahiva

Madeireiras ameaçam a sobrevivência de aldeia indígena isolada na Amazônia brasileira

Pilar Almenar Vara – El País

Em 12 de outubro de 1492, a expedição de Cristóvão Colombo desembarcou pela primeira vez na América, um acontecimento que traria uma revolução para a história mundial. Além das exuberantes selvas com milhares de espécies vegetais e animais que desconhecia, Colombo descobriu que havia populações indígenas isoladas, para as quais sua chegada significou uma ameaça. Em pleno século XXI, apenas algumas dezenas de populações tribais do mundo conseguiram permanecer sem contato com as sociedades ao seu redor, vivendo numa luta constante contra a exploração dos recursos naturais e a ameaça industrial de exaurir a selva. Coincidindo com o aniversário da chegada dos europeus à América, a organização Survival International lançou uma campanha para tentar salvar o habitat dos últimos membros de uma das tribos mais vulneráveis do mundo, os kawahiva, um pequeno grupo indígena da Amazônia brasileira, com modo de vida extrativista e ainda sem contato com a civilização. Continue lendo “Sem selva não há kawahiva”

Ler maisSem selva não há kawahiva

Um ano sem equipe de saúde na região do Içana e afluentes, diz Carta elaborada pelos Baniwa e Koripaco

FOIRN

A FOIRN recebeu essa Carta Aberta elaborada pelos povos Baniwa e Koripaco, durante a oficina de elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental, realizada entre 7 a 10 de outubro em Tunuí Cachoeira.

A carta menciona a situação do atendimento e presença da equipe multidisciplinar na região do Içana e afluentes, que é um retrato do que acontece em todas as calhas de rio aqui no Rio Negro. Segue a carta abaixo: Continue lendo “Um ano sem equipe de saúde na região do Içana e afluentes, diz Carta elaborada pelos Baniwa e Koripaco”

Ler maisUm ano sem equipe de saúde na região do Içana e afluentes, diz Carta elaborada pelos Baniwa e Koripaco

Intervozes publica cartilha sobre ilegalidades praticadas no rádio e TV

Intervozes

Propriedade de meios por políticos e controle de vários veículos, venda ilegal de espaço na programação, excesso de publicidade e violações de direitos humanos nos programas policialescos são alguns dos problemas presentes no sistema de comunicação brasileiro. Para informar sobre tais práticas e apresentar formas de enfrentá-las, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança a publicação “Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil – como combater as ilegalidades praticadas no rádio e na TV”.

O estudo apresenta um panorama do setor de radiodifusão, discute os motivos pelos quais as infrações têm sido permitidas e aponta os impactos dessa lógica, como a concentração de poder e a exclusão das maiorias sociais dos espaços midiáticos. Com linguagem simples e ilustrações que ajudam a compreender um assunto abordado frequentemente de forma tecnicista, a publicação debate a regulação da mídia, prática democrática presente na maioria das democracias do mundo, bem como os desafios para sua efetivação no Brasil. Continue lendo “Intervozes publica cartilha sobre ilegalidades praticadas no rádio e TV”

Ler maisIntervozes publica cartilha sobre ilegalidades praticadas no rádio e TV

Major Curió confessa à Justiça que matou prisioneiros no Araguaia

Em um depoimento inédito à Justiça Federal, Sebastião Rodrigues de Moura, 77 anos, o Major Curió, revelou que matou dois prisioneiros da Guerrilha do Araguaia no início da década de 70, durante o regime militar

Leandro Mazzini, do UOL / CPT

A audiência em segredo de Justiça ocorreu ontem na 1ª Vara Federal de Brasília, sob comando da juíza Solange Salgado. Curió enviara atestado médico para não comparecer, mas a juíza recusou e expediu mandado de condução coercitiva e a Polícia Federal buscou Curió em casa. Continue lendo “Major Curió confessa à Justiça que matou prisioneiros no Araguaia”

Ler maisMajor Curió confessa à Justiça que matou prisioneiros no Araguaia