Jovem é preso após pedir ajuda de PMs na avenida Nove Julho

Vítima contraria delegada e alega não ter reconhecido na delegacia o jovem que está preso no CDP do Belém

Paulo Eduardo Dias – Ponte

Uma noite de diversão de um menino caseiro, trabalhador e estudioso tem custado o sono de uma mãe e interrompido momentaneamente o sonho do garçom I. G. S., de 19 anos, em cursar engenharia no Mackenzie, uma das maiores universidades da capital. Preso no CDP (Centro de Detenção Provisório) do Belém há mais de um mês, a vontade em estudar na tradicional faculdade tem prazo: 19 de novembro, quando encerram-se as inscrições para 2016. Continue lendo “Jovem é preso após pedir ajuda de PMs na avenida Nove Julho”

Ler maisJovem é preso após pedir ajuda de PMs na avenida Nove Julho

O herói insolente

Henrique Luaty da Silva Beirão, 33 anos, é o improvável herói de um movimento de democratização que cresce todos os dias, tirando o sono ao Presidente José Eduardo dos Santos. Estendido numa cama de um hospital-prisão, em Luanda, em greve de fome, Luaty Beirão está a mudar a História de Angola

por José Eduardo Agualusa – Buala

Luaty Beirão, 33 anos, irrompeu no universo político angolano como um vendaval poderoso, numa noite quente de fevereiro de 2011.

Vivia-se em todo o mundo, e em particular no continente africano, a euforia da Primavera Árabe. A 17 de dezembro de 2010 um jovem tunisino, Mohamed Bouazizi, suicidou-se, ateando fogo ao próprio corpo, em protesto contra a injustiça social. A morte de Bouazizi deflagrou uma série de protestos, levando o Presidente Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias mais tarde. O movimento democrático propagou-se depois pela Argélia e Egito. Durante alguns meses os democratas dos países africanos sujeitos a regimes autoritários viveram a ilusão de que a Primavera Árabe floresceria em todo o continente. Continue lendo “O herói insolente”

Ler maisO herói insolente

A motorista bêbada que matou duas pessoas e a cela especial no Brasil, por Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Causou comoção nas redes sociais o assassinato de dois trabalhadores que pintavam sinalização para ciclofaixa, em uma avenida da Zona Norte da capital paulista, atropelados por uma motorista na madrugada deste domingo.

Uso “assassinato” porque não imagino outro termo para o atropelamento seguido de morte por alguém que, de acordo com o teste do bafômetro, dirigia embriagada. Continue lendo “A motorista bêbada que matou duas pessoas e a cela especial no Brasil, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisA motorista bêbada que matou duas pessoas e a cela especial no Brasil, por Leonardo Sakamoto

Três meninas do povo Kaingang morrem na beira da estrada ao aguardar ônibus escolar

Cimi Regional Sul Equipe Porto Alegre. Foto: Roberto Antonio Liebgott

Quatro meninas Kaingang da comunidade de Estrela foram atingidas, na manhã de ontem, 19, por um rodado que se desprendeu de um caminhão que trafegava na BR-386, Km 360. As meninas aguardavam, em uma parada, o ônibus que as conduziria para a escola. Chaiane Soares Lemes, 15 anos, Taís Soares Lemes, 9 anos, e Franciele dos Santos Soares, 14 anos, morreram no local. Anelize Soares Lemes, 13 anos, está em estado grave no hospital.

O motorista do caminhão, Hélio Fernando da Rosa Amador, de 53 anos, não parou para prestar socorro às vítimas e seu veículo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal a mais de 180 km do local onde ocorreram as mortes. O motorista alegou não ter percebido que o rodado da carreta havia se desprendido. Continue lendo “Três meninas do povo Kaingang morrem na beira da estrada ao aguardar ônibus escolar”

Ler maisTrês meninas do povo Kaingang morrem na beira da estrada ao aguardar ônibus escolar

Incêndio no Maranhão: Funai dá indícios de que fará contato com indígenas isolados na TI Arariboia

Assessoria de Comunicação – Cimi, de Imperatriz (MA)

Quatro indígenas Awá-Guajá se deslocaram para a Terra Indígena Arariboia, sudoeste do Maranhão, devastada por um incêndio há 40 dias, e já estão no interior da mata para se aproximar de outros indígenas Awá em situação de isolamento voluntário. As informações foram transmitidas por lideranças Guajajara, povo que divide a TI Arariboia com os Awá isolados, presentes em outras três terras indígenas: Caru, Awá e Krikati – os grupos foram separados pela estrada de ferro da Vale e posteriormente com a construção da BR 222. Continue lendo “Incêndio no Maranhão: Funai dá indícios de que fará contato com indígenas isolados na TI Arariboia”

Ler maisIncêndio no Maranhão: Funai dá indícios de que fará contato com indígenas isolados na TI Arariboia

A ilusão dos ‘projetos de desenvolvimento’ em Pernambuco, por Heitor Scalambrini Costa*

EcoDebate

Nos últimos anos em Pernambuco, a máquina de propaganda do governo estadual, aliado a mídia empresarial, e a setores cooptados da academia tem insistentemente anunciado a implantação de grandes empreendimentos econômicos para mudarem a vida dos pernambucanos. Chamam a isso de “desenvolvimento”, mas que na realidade acaba promovendo conflitos socioambientais de grandes proporções. Vejam bem.

O Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), cujos investimentos já ultrapassaram 60 bilhões de reais é um dos exemplos de uma obra contestada desde seu início, nos anos 70 do século passado. Prometida como a redenção econômica do Estado, o novo Eldorado, a jóia da coroa, tornou-se um pesadelo para milhares de trabalhadores e moradores do entorno do Complexo. Estima-se que já foram demitidos 42 mil trabalhadores da indústria de petróleo, 4 mil da indústria metal mecânica e 5 mil do setor de fretamento. Além da expulsão de mais de 10 mil famílias que moravam naquele território e viviam da agricultura familiar, da pesca e da coleta de mariscos. Hoje sobrevivem nas periferias das cidades, cujos modos de vida foram interrompidos drasticamente. Continue lendo “A ilusão dos ‘projetos de desenvolvimento’ em Pernambuco, por Heitor Scalambrini Costa*”

Ler maisA ilusão dos ‘projetos de desenvolvimento’ em Pernambuco, por Heitor Scalambrini Costa*

Lançado em São Paulo, novo desenho da TV Brasil valoriza cultura negra

Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil

Um grupo de crianças, entre 4 e 5 anos de idade, conheceu ontem (19) a mais nova atração da TV Brasil: o desenho animado Guilhermina e Candelário. De origem colombiana, o desenho mostra o cotidiano de uma família negra. Na capital paulista, a animação foi apresentada aos alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, no bairro do Jabaquara, zona sul da cidade. O centro educacional tem uma política de defesa da cultura negra e contra o racismo. Nesta semana, a unidade tem uma programação sobre o tema, inclusive, com palestras a respeito da intolerância religiosa.

Com um turbante azul turquesa, João Victor, um dos meninos que estava na plateia, gostou do desenho. “Ele pode combater o preconceito”, disse, ao contar já ter sido vítima de racismo.  Continue lendo “Lançado em São Paulo, novo desenho da TV Brasil valoriza cultura negra”

Ler maisLançado em São Paulo, novo desenho da TV Brasil valoriza cultura negra

Quando São Paulo repete a ditadura

Ao impor sigilo sobre políticas públicas essenciais, governo paulista pretende impedir sociedade de avaliar o que não vê. Lógica é idêntica à adotada pelos governos pós-1964

Por Flávio Siqueira Jr – Outras Palavras

Concebia na década de 1970, uma das teorias de análise de políticas públicas mostra que as soluções encontradas pelos tomadores de decisão não necessariamente guardam relação com o problema apresentado. Esse modelo teórico foi chamado de “garbage can” ou lata de lixo, pois mostra que as soluções não implementadas são jogadas no lixo; mas tempos depois, diante de novos problemas, os tomadores de decisão reviram a lata de lixo para encontrar aquela proposta pronta e aplicá-la ao novo problema. Ou seja, haverá sempre uma solução pronta esperando a oportunidade de ser usada. Continue lendo “Quando São Paulo repete a ditadura”

Ler maisQuando São Paulo repete a ditadura

Deputados fazem recomendações ao Poder Executivo sobre saúde da população negra

Subcomissão Especial Destinada a Avaliar as Políticas de Assistência Social e Saúde da População Negra da Câmara dos Deputados aprovou relatório na terça-feira (13)

SEPPIR

Foi aprovado na última terça-feira (13) o Relatório da Subcomissão Especial Destinada a Avaliar as Políticas de Assistência Social e Saúde da População Negra, da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O documento, lido durante sessão da Subcomissão pelo relator Deputado Antônio Brito, apresenta um estudo sobre as condições de assistência à saúde e assistência social prestadas à população negra. Continue lendo “Deputados fazem recomendações ao Poder Executivo sobre saúde da população negra”

Ler maisDeputados fazem recomendações ao Poder Executivo sobre saúde da população negra

Perú: Minedu iniciará consulta previa del Plan Nacional de EIB

Etapa de publicidad del Plan se iniciará el 21 de octubre

Servindi – El Ministerio de Educación (Minedu) iniciará a partir del 21 de octubre el proceso de Consulta Previa del Plan Nacional de Educación Intercultural Bilingüe con siete organizaciones indígenas del país.

Así lo dio a conocer a través de una nota de prensa. De este modo se busca garantizar una educación pertinente y de calidad a todos los niños, niñas, adolescentes, jóvenes y adultos miembros de un pueblo indígena y hablantes de una lengua originaria. Continue lendo “Perú: Minedu iniciará consulta previa del Plan Nacional de EIB”

Ler maisPerú: Minedu iniciará consulta previa del Plan Nacional de EIB