Filhos da Lua, a Voz dos Yanomami: saiu o treiler oficial em Português/Français

Documentário independente, “Filhos da Lua” mostra o combate travado pelo povo Yanomami na Amazónia brasileira para manter a sua cultura dentro de um contexto socio-político cada vez mais complexo, onde os povos indígenas são raramente consultados. Entre a mundialização, pilhagens de recursos naturais e o não respeito pelas suas terras ancestrais, os Yanomami têm cada vez mais dificuldades a fazer ouvir as suas vozes.

Baseado em testemunhos raros, os Yanomami partilham a sua visão do mundo e mostram as suas riquezas culturais assim como o seu mundo espiritual para sensibilizar as sociedades envolventes sobre essa realidade desconhecida. Assim sendo, os Yanomami alertam principalmente sobre a importância da escola indígena diferenciada, a preservação da sua própria cultura e o respeito pela Terra-Mãe.

Se deseja apoiar o povo Yanomami, pode comprar o documentário em DVD. O dinheiro coletado será integralmente utilizado para um projeto definido por e com o povo Yanomami.

Mais informações: www.filhosdalua.net | www.facebook.com/filhosdaluafilm

Comments (10)

  1. “A TERRA ESTÁ DOENTE. ELA SE RECUPERA E EQUILIBRA QUANDO OS POVOS DANÇAM.”
    Festival Nova Terra, índio Lakota
    Parabéns e gratidão pelo belo trabalho, que possam todos os seres da terra viver em paz e harmonia, entre si e com toda a existência!

  2. Não temos administrador/a. O nosso trabalho é puramente de ativismo/militância. Mas valeu. Parabéns.

  3. Cara Senhora Tamiris Nascimento,
    Agradeço pelo seu comentário pois é uma ocasião para esclarecermos suas dúvidas em relação ao nosso trabalho. Em primeiro lugar, queremos deixar claro para todos que o documentário Filhos da Lua foi enviado para o Brasil antes da sua publicação. Dessa forma, asseguramo-nos que o conteúdo do documentário corresponde a realidade dos Yanomami e respeita a cultura deles em todos os aspetos. Sendo assim, especialistas da área indígena, com vários anos de conhecimento e experiência com o povo Yanomami e com os povos indígenas em geral, assistiram ao documentário. Estivemos sempre atentos a todas as sugestões emitidas para aperfeiçoar o nosso trabalho.
    Além disso, durante todo o processo de produção, organizações indigenistas e indígenas estavam ao corrente do nosso trabalho de sensibilização, como por exemplo Secoya, Instituto Socioambiental, Rios Profundos e Hutukara. Os Yanomami que foram entrevistados estão de acordo para as palavras deles serem divulgadas “pelo mundo”.
    A estreia do documentário foi feita no Luxemburgo, Europa, e contou com a participação de um sociólogo que conta quase 40 anos de experiência com os povos indígenas e também com a participação excecional de uma liderança Yanomami do xapono de Ixima. Ambos falaram sobre a situação dos Yanomami no Brasil e falaram sobre a cultura Yanomami. Além disso, responderam a muitas perguntas dos espetadores que assistiram a esse evento. O líder Yanomami apreciou muito o documentário e acredita que irá certamente contribuir para sensibilizar a opinião pública sobre essa realidade desconhecida. O sociólogo em questão, que trabalha para a organização indigenista Secoya, também apreciou muito o nosso trabalho e, de acordo com a liderança Yanomami, levou várias cópias do documentário para Brasil para fazer trabalho de sensibilização.
    Também esteve previsto o documentário ser exibido durante o II encontro binacional de lideranças Yanomami e Ye’kuana do Brasil e da Venezuela que ocorreu de 28/10/2014 a 02/11/2014. Infelizmente, por falta de tempo, não foi possível.
    Convidamos toda a gente a dar um saltinho nos sites das várias organizações trabalhando com o povo Yanomami e com os povos indígenas em geral.
    Para concluir, o nosso trabalho é puramente de sensibilização, nada mais. O nosso âmbito é sensibilizar a opinião pública sobre a realidade desconhecida dos Yanomami. Trata-se de um documentário independente que foi feito ao longo de 14 meses de trabalho voluntário sem qualquer orçamento. Com a venda do documentário queremos recolher recursos para apoiar os Yanomami na luta deles.
    Espero que conseguimos esclarecer as dúvidas em relação ao nosso trabalho.

    Cara Senhora Roberta Neves,
    muito obrigado pelos elogios!

    Caro Senhor Michel Justamand,
    pode adquirir o DVD no nosso site (www.filhosdalua.net). Muito obrigado pelo apoio e interesse!

    Caro(a) administrador(a),
    muito obrigado pela ajuda e divulgação do nosso trabalho! Estamos muito agradecidos pela atenção 🙂

    Filhos da Lua

  4. O gente…. os yanomami que aparecem nesse filme estão sabendo que essas imagens viraram filme????? eles já assistiram???? por que eu tenho a forte desconfiança que não! E acho que eles vão ficar um tanto bravos quando souberem….

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.