Estatuto do Rio São Francisco*

Julho de 2006 em Bom Jesus da Lapa, por João Zinclar
Julho de 2006 em Bom Jesus da Lapa, por João Zinclar

 

Artigo 1º – Fica estabelecido, por Lei Suprema, valendo por todos os séculos vindouros, que o desamor e o desprezo por essas Ribeiras, e ao seu lençol de encardidas águas, é um atentado à vida.

Artigo 2º – Fica decretado que toda Flora que brota no corpo deste Rio, com seus espantos de cores e frutos, seus mantos de dores e lutos, torna-se um Princípio Moral Incontestável.

Artigo 3º – Fica decretado que toda Fauna, que ainda povoa essas paragens, com sua áspera lição de resistência, é agora a morada primordial da Ternura que deixou de habitar nos homens.

Artigo 4º – Fica decretado que haverá sempre uma Lenda a ser descoberta no gorjeio dos pássaros, que revoam por essas aragens, enquanto o poente desenha saudades no cais.

Artigo 5º – É verdade que jamais foi negado a boca alguma saciar a sede nessas nascentes, porém, agora faz-se necessário primeiramente irmanar-se com o Espírito de sua correnteza e, somente depois, provar de sua Essência.

Artigo 6º – Fica decretado que todo janeiro que apontar nas curvas desses barrancos trará em seu caudal o embrião da Esperança e da Fartura, sem discriminar credo, raça ou classe social.

Artigo Final – Considerando que este Estatuto foi lavrado sob o abrigo do Amor e da Justiça, fica terminantemente decretado que toda palavra, ou ação, contrária à prática do mesmo, é crime contra o patrimônio Espiritual da Humanidade.

* Poema de João Filho, de Bom Jesus da Lapa, Bahia.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Comments (2)

  1. A fonte não tinha essa informação, Marly. Mas agora a informação já está completa, incluindo cidade e estado!
    Muito obrigada a você.
    Tania.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.