SOS Saúde Mental – Carta e Petição pública dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental de Niterói

O Arbítrio Municipal opera estratégia de neutralização e retaliação política/pessoal às custas – daqueles que dependem da Atenção Psicossocial e da Saúde Pública – e do descarte vil dos Guerreiros e Guerreiras que trabalham no setor.

Nós, usuários do CAPS Alameda e das demais unidades de SM da cidade, aflitos pela ameaça de desligamento de mais de 90% do competente, qualificado e diligente quadro profissional, nos mobilizamos para nos contrapor à injustiça cometida contra pessoas de nossa confiança e estima – que, por anos a fio, trabalharam sem vínculo empregatício, caminhando conosco sem descanso – e sugerimos a todos, gratos desde já, que se informem, assinem e compartilhem a Petição Pública em Defesa do Ecossistema Humano da Rede Municipal de Saúde Mental de Niterói. Continue lendo “SOS Saúde Mental – Carta e Petição pública dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental de Niterói”

Ler maisSOS Saúde Mental – Carta e Petição pública dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental de Niterói

Com o alfanje escrevo

(Texto dedicado a uma menina apedrejada na Vila da Penha, no dia 14 de junho, porque estava com o traje branco e os fios de conta do seu orixá.)

Por Luiz Antonio Simas, em Histórias Brasileiras

Essa é a minha tessitura de olhar o mundo, como historiador, escritor, amigo, filho e pai.

Nós divinizamos os homens e humanizamos os deuses para construir uma civilização amorosa nos confins do ocidente. Em nome do oxê de Xangô, do pilão de Oxaguiã, do xaxará de Omolu e do ofá de Oxossi não há um só genocídio perpetrado na face da terra. Continue lendo “Com o alfanje escrevo”

Ler maisCom o alfanje escrevo

Novas demolições no Metrô-Mangueira deixam moradores desesperados pelo direito de moradia

No Rio On Watch

No dia 28 de maio, Lélio Fernandes veio correndo do supermercado onde trabalhava para ver funcionários da prefeitura demolirem parte de sua casa. Ele abriu a porta no segundo andar–onde um quarto e um banheiro costumavam ficar–e se deparou com um precipício que se abria em uma pilha de escombros. Os trabalhadores pararam de demolir a casa de Lélio depois que metade já havia sido derrubada porque haviam chegado ao fim do dia de trabalho.

Seu vizinho, Pedro Paulo, não teve tanta sorte: sua casa inteira foi destruída: “Quando cheguei aqui estava tudo no chão… Foi embora o meu negócio que tinha aqui, minhas roupas e muitas coisas que eu compro para revender”. Continue lendo “Novas demolições no Metrô-Mangueira deixam moradores desesperados pelo direito de moradia”

Ler maisNovas demolições no Metrô-Mangueira deixam moradores desesperados pelo direito de moradia

Filósofa Marcia Tiburi cria partido feminista: ‘Para mulheres, crise de representação sempre existiu’

A #partidA é um movimento e uma proposta de partido por e para mulheres, explica Tiburi: ‘questões concernentes aos direitos humanos, à solidariedade, à defesa das pautas do campo da esquerda entram no nosso feminismo’

Por Isabela Fraga, no Vozerio/Opera Mundi

Nas últimas semanas têm sido realizados encontros em várias cidades – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre – para discutir a formação da #partidA, um partido feminista que pretende se embrenhar nas fissuras da política e torná-la democrática de fato. Conversamos com a filósofa Marcia Tiburi, uma das pensadoras do movimento, para entender: faz sentido misturar o feminismo nas práticas de governo tradicionais? Continue lendo “Filósofa Marcia Tiburi cria partido feminista: ‘Para mulheres, crise de representação sempre existiu’”

Ler maisFilósofa Marcia Tiburi cria partido feminista: ‘Para mulheres, crise de representação sempre existiu’

Não Dunga, eu não gosto de apanhar!

Por Michael Laiso Felix, especial para Diário da Manhã

O técnico da seleção brasileira de futebol, Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, proferiu a seguinte frase, para referir-se a seu histórico de vida, em que avalia ter sido muito sofrido: “Acho que sou afrodescendente de tanto que apanhei”.

Em um primeiro momento, a frase até poderia ser vista de forma positiva, ao identificar uma pessoa que reconhece que negros sofrem muito mais que não negros, em todas as fases de sua vida. O negro apanhou para ser trazido a força no período escravocrata. Apanhou durante todo o período de cativeiro. Apanhou para tentar se encaixar numa sociedade racista pós abolição formal. E apanha até os dias de hoje, para enfrentar o mito da democracia racial, que teima em apresentar um Brasil miscigenado, sem problemas e conflitos raciais. Continue lendo “Não Dunga, eu não gosto de apanhar!”

Ler maisNão Dunga, eu não gosto de apanhar!

Dois dias após ataque paramilitar, crianças Guarani e Kaiowá seguem desaparecidas em Mato Grosso do Sul

Nota: segundo a Procuradoria da República em Ponta Porã, haveria apenas uma criança desaparecida, Diego Pereira, de dez anos. Matias Rempel aponta outras duas crianças, entretanto. Em meio à angústia e à revolta, as informações continuam contraditórias. (TP)

Por Matias Rempel, Cimi Regional Mato Grosso do Sul

Passadas mais de 48 horas após um ataque violento, em ação paramilitar, contra um acampamento instalado pelos indígenas Guarani e Kaiowá na fazenda Madama, incidente sobre a terra indígena de Kurusu Ambá, as duas crianças indígenas seguem desaparecidas. Continue lendo “Dois dias após ataque paramilitar, crianças Guarani e Kaiowá seguem desaparecidas em Mato Grosso do Sul”

Ler maisDois dias após ataque paramilitar, crianças Guarani e Kaiowá seguem desaparecidas em Mato Grosso do Sul

“A história de luta de Kurusu Ambá é isso!”

“Em vez da gente morrer um por um na beira da estrada, a gente veio aqui morrer tudo junto no nosso tekoha”. Que assim não seja!

No vídeo de menos de três minutos gravado no acampamento da retomada, liderança depõe brevemente sobre a história da luta. Para iluminar a revolta, podemos também ver crianças inventando brinquedos e se embalando nas redes rústicas. (Tania Pacheco) Continue lendo ““A história de luta de Kurusu Ambá é isso!””

Ler mais“A história de luta de Kurusu Ambá é isso!”

Casamento gay: com o Legislativo possuído, sobra para o Supremo, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de legalizar nacionalmente o casamento homoafetivo (que já era permitido em 36 dos 50 estados), nesta sexta (26), coroa décadas de ativismo e militância por direitos e se torna referência para outros países. Continue lendo “Casamento gay: com o Legislativo possuído, sobra para o Supremo, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisCasamento gay: com o Legislativo possuído, sobra para o Supremo, por Leonardo Sakamoto

Entidades criticam magistrados de MG por favorecimento a empresas de mineração

Cerca de 35 organizações que atuam em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos lançaram nota criticando a postura dos juízes, que realizaram evento ouvindo apenas empresas e políticos que se favorecem com setor

Da Redação em Belo Horizonte, Brasil de Fato

Como parte da comemoração de seus 60 anos, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) realizou nesta semana o I Congresso Mineiro sobre Exploração Minerária. Continue lendo “Entidades criticam magistrados de MG por favorecimento a empresas de mineração”

Ler maisEntidades criticam magistrados de MG por favorecimento a empresas de mineração

Estudantes pró-diversidade são ameaçados de morte na Federal do ABC

Alunos temem escalada sem limites da violência. Grupo religioso percorre câmaras de vereadores da região para pressionar pela exclusão do tema dos planos municipais de Educação

por Camilla Feltrin, do ABCD Maior, na RBA

“Viado tem que morrer”, “vai ter homofobia sim” e “viado vai morrer: bala ou aids” são algumas das ameaças escritas nas paredes da Universidade Federal do ABC (UFABC) de São Bernardo, no ABC paulista, que surgiram na última semana e estão aterrorizando os alunos. De acordo com estudantes que não quiseram se identificar, a reação pode ser motivada pela rearticulação do grupo Prisma, uma comunidade acadêmica voltada à promoção da diversidade. Continue lendo “Estudantes pró-diversidade são ameaçados de morte na Federal do ABC”

Ler maisEstudantes pró-diversidade são ameaçados de morte na Federal do ABC