6 PMs são presos por chacina que deixou 19 mortos em Osasco e Barueri

Acusados foram para o presídio militar Romão Gomes nesta quinta-feira (8). As patentes dos detidos são: um soldado, um guarda civil, um 2º sargento, um 3º sargento e dois cabos

Por e , Ponte Jornalismo

Uma força tarefa prendeu nesta quinta-feira (8) seis policiais suspeitos de terem participação na chacina de Osasco e Barueri, em 13 de agosto deste ano, que deixou 19 pessoas mortas. São um 2º sargento, um 3º sargento, um soldado, um guarda civil e dois cabos. Os nomes dos acusados foram preservados pela Justiça Militar. Os suspeitos agora se juntam ao soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Fabrício Emmanuel Eleutério, 30 anos, o único preso até então, no presídio militar Romão Gomes, na zona norte da cidade. Na operação, foram acionados 457 policiais: 201 civis do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e Demacro, e 256 militares da Corregedoria da PM. Continue lendo “6 PMs são presos por chacina que deixou 19 mortos em Osasco e Barueri”

Ler mais6 PMs são presos por chacina que deixou 19 mortos em Osasco e Barueri

Quem são os ministros [do TCU]?

A postagem abaixo é trecho de matéria de publicada ontem pela BBC Brasil. Ainda segundo a BBC, em outra reportagem, após a sessão do TCU que recusou as contas Augusto “Nardes discursou brevemente para um pequeno grupo de manifestantes, usando um megafone. O público cantou ‘Nardes, guerreiro do povo brasileiro'”. E viva a insanidade! (TP)

* * *

O plenário [do TCU] é composto por nove ministros, sendo que seis são escolhidos pelo Congresso (três indicações do Senado e três da Câmara dos Deputados).

Os outros três são indicados pela Presidência da República, mas apenas um é de livre escolha. Outros dois devem ser funcionários de carreira do TCU e do Ministério Público, que atua junto ao tribunal. Continue lendo “Quem são os ministros [do TCU]?”

Ler maisQuem são os ministros [do TCU]?

Mais 3 PMs são presos por chacina que matou 4 jovens em Carapicuíba

Um sargento e dois soldados estão no presídio militar Romão Gomes por omissão. O suposto mandante do crime já havia sido detido cinco dias após o crime

Por e , Ponte Jornalismo

Dois soldados e um sargento da PM-SP (Polícia Militar de São Paulo) foram presos temporariamente nesta na noite desta quarta-feira (7) sob suspeita de envolvimento na chacina que deixou quatro jovens mortos em frente a uma pizzaria de Carapicuíba, na Grande São Paulo, em 19 de setembro deste ano. Outro militar já havia sido preso cinco dias após o atentado. Os quatro estão no presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital. Continue lendo “Mais 3 PMs são presos por chacina que matou 4 jovens em Carapicuíba”

Ler maisMais 3 PMs são presos por chacina que matou 4 jovens em Carapicuíba

TRF3 atende MPF e índios permanecem em Guaiviry até estudos demarcatórios conclusivos. Viva!

Comunidade Guarani-Kaiowá retomou área de fazenda em Aral Moreira em junho. Estudos preliminares apontam que a terra integra o Tekoha Guasu-Guaiviry-Jovy.

MPF/MS

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) acatou o entendimento do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu liminar que concedia mandado de reintegração de posse da Fazenda Três Poderes, em Aral Moreira/MS, ocupada pelos índios Guarani-Kaiowá em junho desse ano. Foi determinado o recolhimento da ordem até o julgamento final da ação, quando houver “juízo de certeza sobre a legitimidade da posse das terras”. Continue lendo “TRF3 atende MPF e índios permanecem em Guaiviry até estudos demarcatórios conclusivos. Viva!”

Ler maisTRF3 atende MPF e índios permanecem em Guaiviry até estudos demarcatórios conclusivos. Viva!

Crônica de um jornalismo que regrediu ao Facebook

Incapaz de examinar e debater grandes temas nacionais, velha mídia compartilha comentário de rede social como furo de reportagem e busca curtidas ao invés de leitores

Por Viegas Fernandes da Costa, no Observatório da Imprensa/Outras Palavras

Nestas últimas semanas venho tentando me afastar das redes sociais e, principalmente, do jornalismo mainstream brasileiro. Não se trata de uma tentativa de alienação, ou de proteção contra o mundo caótico que diuturnamente nos apresentam (afinal, este mundo sempre foi caótico), mas de tentar manter um mínimo de sobriedade reflexiva. Continue lendo “Crônica de um jornalismo que regrediu ao Facebook”

Ler maisCrônica de um jornalismo que regrediu ao Facebook

Um mundo cada vez mais murado

Por Raquel Rolnik, No Blog Habitat do portal Yahoo!

Foi com entusiasmo que o mundo acompanhou pela TV, em 1989, a derrubada do muro de Berlim, que durante muito tempo separou a Alemanha Oriental, socialista, da Ocidental, capitalista, convertendo-se em ícone da Guerra Fria. O fim daquela barreira – que ficou conhecida como muro da vergonha – sinalizou para muita gente a chegada de uma era sem muros. De lá pra cá, porém, sem nenhum pudor, mais e mais muros vêm sendo erguidos, mais altos, mais sólidos, e mais conectados em equipamentos e estruturas de vigilância… Continue lendo “Um mundo cada vez mais murado”

Ler maisUm mundo cada vez mais murado

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis [terminator]

Bancada conservadora no Congresso quer liberar tecnologia que torna pequenos agricultores dependentes das transnacionais do agronegócio e atenta contra biodiversidade do planeta

Por Gerson Teixeira, em Outras Palavras

Tirando proveito da perda de influência do PT no governo e, em contrapartida, da crescente hegemonia do PMDB num governo fragilizado na opinião pública, e do controle absoluto do mesmo PMDB sobre as duas casas do Congresso, a bancada ruralista avalia que chegou o momento de enfiar goela abaixo da população os pontos mais nocivos da pauta dos capitais do agronegócio para os quais militam diuturnamente. Continue lendo “Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis [terminator]”

Ler maisRuralistas tentam aprovar sementes estéreis [terminator]

Controle social, do Grande Irmão ao Big Data, por Ignacio Ramonet

Como Estados e mega-corporações praticam, juntos, vigilância permanente. De que modo isso corrói vida privada — sem a qual não pode, segundo Rousseau e Hannah Arendt, haver liberdade

Tradução: Inês Castilho, em Outras Palavras

A ideia de um mundo colocado sob “vigilância total” pareceu durante muito tempo um delírio utópico ou paranóico, fruto da imaginação mais ou menos alucinada dos obcecados pela conspiração. Mas é preciso reconhecer a evidência: vivemos, aqui e agora, sob o olhar de uma espécie de império da vigilância. Sem que saibamos, cada vez mais nos observam, nos espiam, nos vigiam, nos controlam, nos ficham. A cada dia novas tecnologias tornam-se mais refinadas, na perseguição do nosso rastro. Empresas comerciais e agências publicitárias registram nossa vida. Mas, sobretudo, sob o pretexto de lutar contra o terrorismo ou contra outras mazelas (pornografia infantil, lavagem de dinheiro, narcotráfico), os governos – incluindo os mais democráticos – se erigem em Grande Irmão e já não têm dúvidas em infringir suas próprias leis para nos espionar melhor. Secretamente, os novos Estados orwellianos buscam construir arquivos completos de nossos contatos e dados pessoais, exatamente como aparecem em diversos suportes eletrônicos. Continue lendo “Controle social, do Grande Irmão ao Big Data, por Ignacio Ramonet”

Ler maisControle social, do Grande Irmão ao Big Data, por Ignacio Ramonet

O apagão do presidente da Câmara dos Deputados, por Egon Dionísio Heck

Na Adital

“O Eduardo Cunha quis apagar nossa resistência, vencer nossa paciência e dignidade, retirar nossos direitos constitucionais”, mas a escuridão a que submeteu os quase 200 presentes, não os demoveu sobre a decisão de passarem a noite em vigília contra o genocídio das populações e comunidades tradicionais e dos povos indígenas.

Dentro da normalidade de uma segunda-feira na Câmara, quando quase não existem atividades, uma silenciosa tempestade estava em curso. Vendo uma movimentação fora dos padrões, um dos seguranças chegou a chamar atenção de seus superiores, sobre uma estranha movimentação. Continue lendo “O apagão do presidente da Câmara dos Deputados, por Egon Dionísio Heck”

Ler maisO apagão do presidente da Câmara dos Deputados, por Egon Dionísio Heck

Nota à Imprensa do Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Diocese de Roraima

O Conselho Indigenista Missionário – CIMI e a Diocese de Roraima vêm a público manifestar sua preocupação diante da invasão de garimpeiros na região ocupada pelo grupo indígena isolado Moxi Hatëtëa, no interior da terra Yanomami e com a ausência de medidas de proteção por parte do governo. A denúncia foi apresentada por lideranças Yanomami da Associação Indígena Hutukara ao MPF/RR no último dia 25/09/2015, informando que a estrutura da Base de proteção etno-ambiental da Funai, inclusive a sua pista de pouso, está sendo utilizada por garimpeiros.

A denúncia é particularmente grave, porque se trata de uma região habitada por indígenas isolados, em situação de extrema vulnerabilidade, sozinhos, indefesos e desprotegidos diante da invasão de seu território. É de conhecimento da Fundação Nacional do Índio – Funai, órgão indigenista governamental, que garimpeiros tomaram posse da sua base de fiscalização localizada na Serra da Estrutura, próximo ao Alto Catrimani, desativada desde março passado sob alegação de falta de condições para manter servidores na área. Continue lendo “Nota à Imprensa do Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Diocese de Roraima”

Ler maisNota à Imprensa do Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Diocese de Roraima