Na crise da mineração, chance para a América Latina

Preços dos produtos primários despencaram. Populações revoltam-se contra a exploração predatória. Como o continente pode tirar proveito destas novidades

Por Raúl Zibechi, em Outras Palavras

Pela primeira vez em muitos anos, a mineração está retrocedendo na Améria Latina. À queda dos preços internacionais e ao aumento de custos de produção, com consequente diminuição dos lucros, soma-se a crescente resistência da sociedade, alarmada com os impactos ambientais e sociais da atividade.

“O modelo extrativo mineiro é um problema de poder e portanto politico”, diz em seu último informe o Observatório de Conflitos Mineiros da América Latina (Ocmal)1. Apesar da queda dos preços internacionais dos minérios, a região continua recebendo a maior parte do investimento em exploração do subsolo, em plano mundial. Continue lendo “Na crise da mineração, chance para a América Latina”

Ler maisNa crise da mineração, chance para a América Latina

Grupo que invadiu terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, é retirado após decisão judicial

Juiz federal determinou na tarde deste domingo a reintegração de posse do terreno no Morro dos Cavalos

Por Beatriz Carrasco, em Notícias do Dia

A Justiça determinou, na tarde deste domingo (1º), a reintegração de posse de um imóvel localizado na reserva indígena no Morro dos Cavalos, em Palhoça, invadido por um grupo de 30 pessoas no sábado (31). No último dia 16, o antigo ocupante do imóvel perdeu pedido de liminar para voltar ao local. Ele não concordaria com o valor da indenização oferecido pela benfeitoria, uma casa de madeira, e teria autorizado o grupo a viver na casa. Continue lendo “Grupo que invadiu terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, é retirado após decisão judicial”

Ler maisGrupo que invadiu terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, é retirado após decisão judicial

Passeata na França: botando a língua pra fora, por José Ribamar Bessa Freire

Em Taqui Pra Ti

Uma frase – uma simples frase – me fez viajar a Montpellier, no Sul da França, para participar com 15 mil pessoas da manifestação realizada neste sábado (24) em defesa da língua occitana. Os manifestantes exigiam que a Carta Europeia de Línguas Regionais e Minoritárias, assinada pelo Estado francês em 1999, fosse finalmente ratificada pelo Senado depois de um bloqueio de dezesseis anos. Mas os senadores foram contra e, na terça-feira (27), rejeitaram por 180 votos a 155 o projeto de lei constitucional, prejudicando assim as línguas minorizadas e seus falantes.

O francês é o único idioma oficial, mas convive na França – um país plurilíngue – com línguas regionais como o occitano, o catalão, o alsaciano, o bretão, o basco, o corso, num total de 75 línguas, incluindo as faladas em território francês do Caribe e das ilhas do Pacífico, segundo relatório feito em 1999 por Bernard Cerquiglini para o Ministério da Educação. Continue lendo “Passeata na França: botando a língua pra fora, por José Ribamar Bessa Freire”

Ler maisPasseata na França: botando a língua pra fora, por José Ribamar Bessa Freire

“Sou homem e meu filho não brinca de boneca.” Ou “Como criar um machista”, por Leonardo Sakamoto

No blog do Sakamoto

Lembro que, quando escrevi um post defendendo algo que não é nem inédito, nem revolucionário – meninos brincarem de boneca – alguns leitores fritaram na batatinha de tal modo que me ameaçaram cobrir de porrada se ousasse dar bonecas aos filhos deles. Porrada, que, como sabemos, é parte do patrimônio cultural do brasileiro.

Achei válido resgatar o texto, aproveitando que a pauta sobre violência de gênero ganhou destaque recente por conta da incitação à violência sexual contra uma participante de 12 anos do programa Masterchef Júnior; da campanha #PrimeiroAssedio, promovida pela ONG Olga, que fez brotar dezenas de milhares de histórias na rede; e pela prova do Enem – que trouxe o tema em questões e na redação. Pois machismo não surge de geração espontânea, imposto por alguma força divina que grita “Haja Luz!” (ou, no caso, “Haja Trevas!”) mas é algo construído por nós. Continue lendo ““Sou homem e meu filho não brinca de boneca.” Ou “Como criar um machista”, por Leonardo Sakamoto”

Ler mais“Sou homem e meu filho não brinca de boneca.” Ou “Como criar um machista”, por Leonardo Sakamoto

Quilombolas com terras sobrepostas a UCs reivindicam imediata titulação de suas terras

Em carta pública, os participantes do seminário “Terras Quilombolas e Unidades de Conservação” demandam conclusão dos processos de titulação, acesso às políticas públicas e o fim das ações repressivas do ICMBio.

Comissão Pró-Índio

Durante três dias, de 26 a 28 de outubro, lideranças quilombolas do Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia compartilharam as dificuldades que enfrentam por viverem em territórios sobrepostos a unidades de conservação. “Às vezes a gente pensa que só a gente passa por essas dificuldades, mas com esse evento a gente vê que não”, disse Aluízio do Quilombo Tapagem e coordenador da Associação Mãe Domingas, em Oriximiná (Pará). Continue lendo “Quilombolas com terras sobrepostas a UCs reivindicam imediata titulação de suas terras”

Ler maisQuilombolas com terras sobrepostas a UCs reivindicam imediata titulação de suas terras

Ditadura militar: Petrobras é próximo alvo de investigação

O Ministério Público Federal (MPF) investiga as relações da Volkswagen com a ditadura militar

Em Notícias ao Minuto

O próximo alvo do grupo que pediu ao Ministério Público Federal (MPF) a investigação sobre as relações da Volkswagen com a ditadura militar é a Petrobras. A estatal é acusada de contribuir para a prisão de petroleiros, que foram torturados e, depois, impedidos de exercer a profissão durante o regime militar. Além disso teria ajudado a cassar centenas de funcionários e fichado milhares de trabalhadores do setor.

A reportagem procurou a empresa, mas a petroleira não se manifestou. “Durante os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) encontramos muitos documentos que mostram a ligação da empresa com essas prisões”, afirmou Sebastião Lopes de Oliveira Neto, que coordenou o grupo de trabalho sobre a repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, da CNV. Ele cita o caso do ex-deputado federal Mário Lima (PSB-BA), que foi cassado em 1964 e, depois, preso. Lima foi um dos fundadores do sindicato dos petroleiros da Bahia. Continue lendo “Ditadura militar: Petrobras é próximo alvo de investigação”

Ler maisDitadura militar: Petrobras é próximo alvo de investigação

Ser ou não ser Simone de Beauvoir…

Por Mary del Priore, em História Hoje

Simpática? Não. Bonita, tampouco. Muitos dos seus livros se tornaram chatos de ler: A convidada é intragável. E O Segundo Sexo tem passagens nitidamente envelhecidas para não dizer pré-históricas. Já suas Memórias, são excelentes. Alguns autores anglo-saxões a acusam de colaboracionista junto com Sartre e Picasso. Comunista? Na época, era obrigatório. Seu lado feminino só se vê nas cartas de amor que escreveu a seu amante, o jornalista americano Nelson Algreen. Mas a frase universalista e bandeira do feminismo dos anos 60 e 70, ficou: “não se nasce mulher. Torna-se mulher”.

Num país onde a violência contra a mulher é cotidiana e horária, é importante lembrar que a brasileira tem que SE construir. De preferência contra o estereótipo da Mulher-Bunda, da Loura-Burra-da-Cerveja, da submissa, da santa ou da puta. E Simone de Beauvoir foi o ponto de partida dos estudos de gênero, abordagem que des-naturaliza o fato de se ser mulher. Que extrai a mulher do seu papel unicamente biológico. Que demonstra que não nascemos para lavar louça e passar o aspirador. Ela nos convida a pensar a situação da mulher no século XX e a esposar lutas por igualdade num país onde convivem o arcaísmo, o nepotismo, o machismo, e a contemporaneidade: a internet, o consumo, a democracia. Ela nos faz meditar sobre quanto falta conquistar para ter voz, independência, direitos e deveres, dignidade. Continue lendo “Ser ou não ser Simone de Beauvoir…”

Ler maisSer ou não ser Simone de Beauvoir…

Volkswagen negocia reparação judicial por apoio à repressão durante ditadura

Dirigente da matriz do grupo se reuniu com o MPF e disse ao ‘Estado’ que pensa em ‘desenvolver memorial com outras instituições brasileiras’; montadora é a primeira empresa a admitir possibilidade após relatório da Comissão da Verdade

Por Marcelo Godoy e Cleide Silva, O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – A Volkswagen é a primeira empresa a negociar uma reparação judicialmente por ter financiado ou participado ativamente da repressão à oposição política e ao movimento operário durante a ditadura militar no Brasil. Dirigente da matriz do grupo que esteve no Brasil neste mês a pedido do Ministério Público Federal (MPF) afirmou ao Estado que a companhia busca um acordo com o órgão, que baseia sua ação nas investigações feitas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Continue lendo “Volkswagen negocia reparação judicial por apoio à repressão durante ditadura”

Ler maisVolkswagen negocia reparação judicial por apoio à repressão durante ditadura

Crise no Brasil: bispos denunciam que ‘propaganda derrotista’ gera ‘pessimismo contaminador’

Na Adital

Os bispos do Brasil apontam dificuldades e oportunidades na atual conjuntura social e política.A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou esta semana uma nota sobre “A realidade sociopolítica brasileira: dificuldades de oportunidades”. O texto foi aprovado pelo Conselho Permanente da instituição, que esteve reunido em Brasília, de 27 a 29 deste mês.

Na nota, a CNBB manifesta-se a respeito do momento de crise na atual conjuntura. “A permanência e o agravamento da crise política e econômica, que toma conta do Brasil, parecem indicar a incapacidade das instituições republicanas, que não encontram um modo de superar o conflito de interesses que sufoca a vida nacional, e que faz parecer que todas as atividades do país estão paralisadas e sem rumo”, declaram os bispos. Continue lendo “Crise no Brasil: bispos denunciam que ‘propaganda derrotista’ gera ‘pessimismo contaminador’”

Ler maisCrise no Brasil: bispos denunciam que ‘propaganda derrotista’ gera ‘pessimismo contaminador’

Sorocaba: Promotor de Justiça ataca direitos da mulher

Citação de Simone de Beauvoir no Enem provoca a ira de promotor de justiça do Ministério Público Jorge Marum, que desqualifica a luta pelos direitos da mulher

No SMetal – Sindicato dos Metalúrgicos

Uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no último domingo, 25, fez referência à pensadora francesa Simone Beauvoir, que tem várias publicações tanto no campo da filosofia como na literatura.

A frase citada, da obra “O Segundo Sexo”, de 1949, dizia: Continue lendo “Sorocaba: Promotor de Justiça ataca direitos da mulher”

Ler maisSorocaba: Promotor de Justiça ataca direitos da mulher