Andréa Zhouri sobre Mariana e a mineração: Estamos assistindo à reprimarização da economia. Isso não é desenvolvimento!

Combate Racismo Ambiental

“Nós estamos falando de uma empresa que é composta por duas grandes gigantes da mineração mundial. São as empresas mais avançadas em termos de mineração, que é a Vale e a Billiton. As duas são as donas da Samarco. São empresas que são detentoras de altíssima tecnologia: são as maiores gigantes da mineração no mundo. A pergunta é: por que continuam usando tecnologia rudimentar e precária aqui no Brasil, em Minas Gerais?” 

A fala é de Andréa Zhouri entrevistada hoje por Érica Toledo, para o programa Opinião Minas.

Vale ver o que ela diz sobre a absurda tragédia de Mariana, sobre a mineração (“Isso é extração bruta de pedra, de minério, pra exportar para a China! (…) Mineração é atividade de país subdesenvolvido, subserviente”), o sucateamento dos órgãos ambientais e a falta de respeito dos governantes por tod@s nós. Como ela diz, “a sociedade está nas ruas. O que falta para as autoridades ouvirem a sociedade?”. Vale assistir e refletir.

Comments (4)

  1. As pessoas que mais criticam agora a mineração geralmente nunca pisaram em uma, nunca adentraram uma grande mineração e nem viu seus trabalhos, também são essas mesmas pessoas que mais se beneficiam delas, são aquelas que trocam de carro a cada 2 anos, de celular todo ano fora outros bens, as pessoas que só criticam geralmente não fazem nada, são filhos da verdadeira classe média que saíram de casa custeados por seus pais se formaram e entraram no serviço público e hoje dizem: que se feche! não serei atingida! e não será mesmo, mineração é coisa de pobre que tem que sobreviver e bancar o filho na escola, é coisa de preto,branco,azul, que não nasceu debaixo de um teto, mas debaixo do céu, explicar essa acensão a pessoas que não passaram por ela é impossível, preferem acreditar que foi os míseros 100 reais do governo que garante o sustento de uma criança na escola, não enxergam o pai que acorda as 5 da manhã e vai minerar, dentro de uma grande mineradora sim, mas ainda é um dos melhores salários dos pobres escravos que as vezes nem terminaram o técnico, existem varias coisas sendo discutidas, existem vários fatos importantes, mas ninguém pode deslegitimar o fato dos altos salários garantir nosso sustento, garantir meu filho na escola, garanti minha prestação da casa paga, coisa que o governo não faz. Então se você não nasceu dentro dessa falsa classe média, que o governo diz que ele criou, não vai entender também de mineração, não vai entender de pão na mesa. O fato ocorrido foi grave, mas multa nenhuma vai trazer as vidas de volta, é preciso investir em segurança sempre, é preciso criar meios de informação pra população saber dos riscos reais de viver perto de lugares assim. Mas o que não podemos fazer é que por erros de poucos, muitos tenham que pagar. Não vamos acusar o trabalhador de novo.

  2. Se é possível minerar e cuidar do meio ambiente? Claro que é. Basta colocar as pessoas certas no lugar certo com os recursos certos.

  3. Adorei a matéria com a prof. Andréa ela é sensacional sempre na luta pelo meio ambiente ,tentando gritar o que sempre previa em sua denuncias e ensinamentos.
    Sou amante da natureza e fico feliz ter a prof. Andréa Zhouri na frente destes debates que vem sofrendo o meio ambiente.

  4. Como sempre, é um prazer ouvir a Prof. Andre Zhouri, tanto pela inteligência como pela capacidade dela única de expressar a indignação com tanta franqueza. Ela fala por todos nós, que bom.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.