Na Índia, rapper denuncia contaminação por mercúrio e clip conquista apoio internacional para a luta

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Na Índia, o rap virou instrumento de luta contra a empresa Unilever e, em 72 horas, talvez tenha conseguido mais resultados em termos de divulgação que 14 anos de denúncias baseadas no ativismo tradicional. A canção, composta e interpretada pela rapper Sofia Ashraf, foi usada num clip que explica de forma contagiante os motivos do protesto, afirma que a população da cidade -Kodaikanal- não desistirá de exigir os seus direitos e termina  com um link para uma Petição internacional contra a empresa. Lançado no Youtube do 30 de julho, ela já foi vista por quase 700 mil pessoas.

Como Sofia canta na sua denúncia, a Unilever mantinha uma fábrica de termômetros em Kodaikanal, na qual operários trabalhavam sem proteção e sem qualquer informação sobre os perigos representados pelo mercúrio. Como resultado, mortes de adultos e nascimentos de bebês com problemas genéticos, além de contaminação do ar, da terra e da água.

Semelhante a casos existentes no Brasil, como o de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, por exemplo, a empresa fechou a fábrica mas deixou para trás grande quantidade de rejeitos, que continuam envenenado o meio ambiente. Apesar de reclamações e promessas, nada vem sendo feito para consertar ou pelo menos minorar o estrago, inclusive em termos de apoio às pessoas dontes. Só que a população de Kodaikanal não desistiu e pode ser vista, inclusive, no clip, participando do protesto.

A Petição pode ser assinada AQUI. No link há também mais informações sobre a denúncia, além dessas aqui veiculadas. E fica uma dica: quem sabe artistas brasileiros não se solidarizam também com seus conterrâneos vítimas de processos semelhantes?

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.