Michael Löwy participa de debate na USP nesta quarta-feira

Pensador brasileiro radicado na França lança novo livro, ‘Revolta e melancolia’, e discutirá marxismo e romantismo revolucionário às 19h desta quarta (13/05)

Opera Mundi

O sociólogo marxista Michael Löwy participará nesta quarta-feira (13/05), às 19h, de debate na USP (Universidade de São Paulo), em que discutirá ‘o marxismo e o romantismo revolucionário’ nas obras de diversos pensadores da esquerda.

O autor brasileiro, que vive na França desde 1969, está no Brasil para lançar seu novo livro,Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade (Boitempo; R$ 57,00; 288 págs.), escrito em coautoria com o professor norte-americano Robert Sayre.

No auditório do Departamento de História da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, Löwy palestrará e participará de debate intitulado “Marxismo e romantismo revolucionário: de Karl Marx a José Carlos Mariátegui”.

Na última segunda-feira (11/05), Michael Löwy esteve na PUC-SP (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo), onde discutiu temas como a crise capitalista, conservadorismo e extrema-direita europeia e brasileira, entre outras questões.

Nascido em São Paulo, Michael Löwy tem 77 anos é formado em Ciências Sociais pela USP, vive em Paris e é diretor emérito do CNRS (Centro National de la Recherche Scientifique). Entre seus livros publicados em português estão: Walter Benjamin: aviso de incêndio (2005), Lucien Goldmann ou a dialética da totalidade (2009), A teoria da revolução no jovem Marx (2012).

SERVIÇO:

Marxismo e romantismo revolucionário: de Karl Marx a José Carlos Mariátegui
Data e horário: quarta-feira, 13 de maio de 2015, às 19h
Local: Auditório do Departamento de História da USP
Endereço: Av. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, SP

LIVRO
Título: Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade
Título original: Révolte et mélancolie: le romantisme à contre-courant de la modernité
Autor: Michael Löwy e Robert Sayre
Tradução: Nair Fonseca
Orelha: Marcelo Ridenti
Páginas: 288
ISBN: 978-85-7559-437-7
Preço: R$57,00
Ano: 2015

Foto: Sociólogo Michael Löwy, 77, participará de debate na USP

Comments (2)

  1. Cristina,
    o Combate é apenas um blog caseiro, longe de ter acesso a qualquer tipo de tecnologia desse tipo. Acho que a USP poderia, sim, ter esse tipo de cuidado de socialização da informação. Mas, até onde sei, não há transmissão anunciada. Pena!

  2. olá. vcs não costumam transmitir ao vivo pela internet? se não, haverá a possibilidade de divulgar o video da fala do professores depois. tenho interesse muito grande sobre a obra do autor e infelizmente não consegui chegar em tempo e in loco.

    muito obrigada pela atenção e pelo trabalho!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.