UnB sedia atividades da Mobilização Nacional Indígena

De 13 a 16, campi Darcy Ribeiro e Planaltina recebem aulas públicas, rodas de prosa e mostra de filmes sobre direito a terra, território, educação e saúde indígena

Luisa Molina – Especial para a Secretaria de Comunicação da UnB

Os campi Darcy Ribeiro e Planaltina da Universidade de Brasília recebem, entre os dias 13 e 16 deste mês, aulas públicas, rodas de prosa e mostra de filmes sobre direito a terra, território, educação e saúde indígena.

Essas são algumas das principais pautas da Mobilização Nacional Indígena e do Acampamento Terra Livre, que acontecerão na capital federal na mesma data. As iniciativas, promovidas por alunos, professores e coletivos de diferentes unidades da UnB, visam apoiar a mobilização e envolver a comunidade acadêmica no debate.

Nesta segunda-feira (13), às 18h, haverá roda de prosa com o tema: “Território e Educação pela vida e pelos direitos dos povos indígenas” – com os estudantes indígenas Eliane Boroponema Monzilar e Awamirim Tupinambá (doutoranda e mestrando do DAN/UnB), no campus Planaltina.

Na quinta-feira (16), no ICC Central, às 12h, será realizada a aula pública “A ameaça aos direitos indígenas hoje”, com a professora Oiara Bonilla (UFF), a doutoranda e membro do Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos, Sandra Nascimento (CEPPAC/UnB), Eliane Boroponema Monzilar e Awamirim Tupinambá.

Durante toda a semana, também no ICC Central, haverá estande com informações sobre a Mobilização Nacional Indígena, com exibição permanente de filmes e exposição de materiais informativos.

A Mobilização Nacional Indígena é um evento convocado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que tem como objetivo reunir povos, organizações e lideranças indígenas, seus aliados e parceiros da sociedade civil em atos de repúdio à ofensiva governamental aos direitos indígenas e exigência do cumprimento do que estabelece a Constituição Federal a esse respeito. Conforme divulgado pela APIB, serão realizadas manifestações em Brasília (DF) e em todas as regiões do país.

Entre as principais atividades da Mobilização está o Acampamento Terra Livre (ATL), que este ano contará com mais de mil lideranças indígenas. O ATL acontece anualmente há mais de uma década e visa celebrar a diversidade das culturas indígenas do país, além de pressionar o Estado em relação aos direitos desses povos e os seus instrumentos de garantia.

SERVIÇO:

Atividades de apoio à Mobilização Nacional Indígena na UnB – de 13 a 16 de abril de 2015

13 de abril, às 18h – Roda de Prosa “Território e Educação pela vida e pelos direitos dos povos indígenas”, no campus Planaltina

16 de abril, às 12h – Aula pública “A ameaça aos direitos indígenas hoje”, no ICC Central

13 a 16 de abril, dia todo – estande com exibição permanente de filmes e exposição de materiais informativos

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.