Desmatamento cresce 215% na Amazônia

Dados são do Imazon, que monitora a região há 20 anos

Beth Begonha – EBC

O programa Amazônia Brasileira da última segunda-feira (13) entrevistou o pesquisador sênior do Imazon, Adalberto Veríssimo. O Imazon é um instituto de pesquisa que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional. O pesquisador falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia as razões que levaram ao desmatamento de uma área de tamanho superior a área da cidade de São Paulo.

Apesar do número impressionante, o pesquisador alerta para a necessidade de medições mais precisas pois a área derrubada pode ser ainda maior, já que os satélites do Imazon só conseguem captar desmatamentos superiores a dez hectares.

Ele revela as estratégias que têm sido usadas por desmatadores para ocultar a derrubada e, assim, fugir de fiscalizações e multas.

Que leitura os pesquisadores e cientistas fazem, dentro desse contexto, da política do país para a Amazônia?

Na semana passada (09) o Greenpeace fez uma denúncia sobre o avanço do desmatamento no estado de Roraima, no entorno da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista. De acordo com a organização ambientalista, apenas nos últimos 6 meses foram desmatados nessa região mais de 4 mil hectares.

O programa vai ao ar a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Baixar áudio

Foto: Desmatamento na Amazônia – Ana Cotta / Flickr

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.