PE – Comunidade quilombolas de Flores recebe Certificação de Autodefinição

A comunidade quilombolas do sítio Carvalhada, de Flores/PE, recebeu a Certidão de Autodefinição, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro, da Fundação Cultural Palmares (FCP).

Publicada no Diário Oficial da União, a certificação foi assinada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Santos Almeida e estabelece à Comunidade de Carvalhada, reconhecimento e um “passaporte” para a sua inserção na rede das políticas públicas governamentais.

O secretário de Meio Ambiente de Flores, Roberto Santana, disse que: “A Certidão é um instrumento importante de valorização dessas comunidades”. “O Governo de Flores, em parceria com Governo Federal tem se esforçado para garantir a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas florenses”, concluiu.

Comments (1)

  1. Bem merecido este título e reconhecimento do Quilombo da Cavalhada,é um marco na história de Flores e toda população florense ganha com isso,e através dessa pesquisa tanto pelo conhecimento popular, transmitido de geração a geração e por arquivos que a muito estavam preservados na Paroquia de Flores Pernambuco,hoje podemos confirmar que a comunidade da Cavalhada são descendentes de nossos irmãos africanos e indígenas.Que Flores se interesse cada vez mais por esse resgate histórico e cultural e nossa terra e deem mais valor as nossas raízes.Meus parabéns a todos que estiveram engajados nesse projeto que se tornou realidade,parabéns também a Fundação Palmares que não mediu esforços nessa conquista.Conheci a dr.Bernadete em Serra Talhada na FAFOPST dando uma palestra sobre a importância do negro na construção o Brasil e formação a nossa cultura.Foi no dia 20 de novembro que tive o privilégio de ouvir essa palestra em Serra Talhada,meus parabéns a Dr.Bernadete também por sua grande contribuição e determinação na luta pela igualdade racial.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.