Carta de Apoio da Associação Ybytyra Poranga ao Cacique Babau

Babau falando

Os povos indígenas estão passando por talvez o pior momento histórico em décadas, talvez séculos. O ataque aos direitos indígenas nunca foi tão voraz desde que iniciamos as discussões sobre direitos e democracia nesse país. Nesse contexto muitas terras indígenas vêm sendo alvo de cobiça do agronegócio, da especulação mobiliaria e estão em processo de disputa entre os índios, seus legítimos donos, e aqueles que querem lhes roubar as terras. Nesse contexto, o povo Tupinambá de Olivença vem lutando contra os invasores de suas terras, uma elite poderosa de grandes agronegociantes e especuladores imobiliários que usam pequenos produtores rurais de fachada na briga contra os índios tupinambá. Em razão disso, os lideres tupinambá vêm sendo sistematicamente perseguidos, inclusive pelo poder público.

Na quinta feira do dia 24 de abril o Cacique Babau Tupinambá foi preso pela Policia Federal em Brasília. Sabemos que sua prisão é um modo de tentar calar os lideres indígenas que hoje brigam pela conquista de seu território. Babau é um dos lideres do povo Tupinambá de Olivença que vem denunciando a espoliação de suas terras pelos fazendeiros. É alvo de calúnia e perseguição e esta prisão se dá baseada em inquérito policial falho, para dizer o mínimo, ouvindo

“testemunhas denunciadas pelo próprio cacique e investigadas pela Funai como não-indígenas que se passaram por Tupinambá para acessar benefícios. As próprias testemunhas confessam no inquérito que efetuaram a prática ilegal e ao mesmo tempo, sem provas, acusaram Babau de ser mandante de assassinatos e exigir as orelhas das vítimas. (…) o inquérito e na decisão do juiz não há o contraditório. E a justiça acata a denuncia, sem provas e sem ouvir Babau, de pessoas sabidamente inimigas do Cacique, inclusive por terem elas cometido crime ao se declararem indígenas.” (Nota do CIMI).

Exigimos que Babau seja solto, sua luta pela defesa de suas terras e a sobrevivência de seu povo não pode ser combatida pelo Estado em favor de invasores de terras indígenas, é lamentável que tenhamos que lutar para sobreviver e sermos impedidos de usufruir de nossas terras que são nossas por direito. É trágico imaginar que esse país já foi um país indígena, pois quando Pedro Alves Cabral chegou nessas terras aqui estávamos e continuamos aqui. Porém, nossa luta hoje é brigar por “pedaços” de terra, aquilo que nos sobrou e ainda assim é alvo da cobiça de gente sem escrúpulos.

Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçú
Pela Ybytyra Poranga
Cacique Nailton Muniz

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.