Cacique Damião é perseguido por invasores em Marãiwatséde, e Polícias Federal e Rodoviária vão retornar à terra indígena

cacique damiãoPedido para o reforço policial foi feito pelo Ministério Público Federal no sábado (25/01) depois de ter conhecimento de um plano de invasão da área. A justiça determinou a presença das polícias no local

MPF MT

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estão sendo intimadas pela justiça com a ordem para retornarem à terra indígena Marãiwatséde para evitar uma nova invasão da área. O pedido para o retorno das forcas policiais foi feito pelo Ministério Publico Federal à Justiça Federal diante de informações de um plano para invadir novamente o território indígena.

Há exatamente um ano, a Força Nacional declarava encerrada a retirada de todos os não índios que ocupavam ilegalmente as terras do povo Xavante. A presença de invasores na antiga vila, conhecida como Posto da Mata, foi confirmada pelo cacique Xavante Damião Paridzané, que na manhã deste domingo (26/01) foi impedido de circular pelo território indígena:

“Não consegui chegar lá [no Posto da Mata] porque os posseiros fecharam a estrada. Todo mundo correu atrás da gente. Era muita gente [muitos invasores], umas 70, 100 pessoas. Quase me pegaram. Tive que fugir”, relatou o cacique.

Identificação dos responsáveis

A decisão do juiz federal determina, também, que na hipótese de a invasão ocorrer, as forças de segurança devem fazer a identificação dos invasores, especialmente das lideranças, a apreensão dos veículos e equipamentos utilizados para resistir e desobedecer a polícia.

O Ministério Público Federal será comunicado para tomar as providências cabíveis na esfera penal, como requerer a prisão dos responsáveis pela invasão.

Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal.

Comments (1)

  1. gente eu moro próximo da reserva e a movimentação para a retomada das terras estar muito grande com apoio de alguns noticiários local…por favor gente não vamos deixar isso acontecer eu moro em Confresa e estou muito triste com o rumo que as coisa estão tomando

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.