Direito à vida e ao bem viver determina mudanças no Blog

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

Estamos longe de viver no mundo ideal, na utopia que imaginamos e com a qual sonhamos. Infelizmente não há dia em que não sejamos obrigados a postar notícias sobre injustiças, conflitos, necessidade de tomadas de posição, apoios e lutas. Não há como parar, em resumo, se queremos denunciar o racismo, a desigualdade, a violência, a falta de humanidade, sempre que deles tomamos conhecimento.

Por esse motivo, este blog funcionou sempre de forma praticamente ininterrupta. Os únicos feriados razoavelmente respeitados (e digo razoavelmente porque acabo de verificar que sequer eles o foram integralmente) têm sido o 24/25 de dezembro e o 31 de dezembro e 1º de janeiro. Fora isso, feriados como o de sexta, 12, e domingos como ontem sempre foram dia comum no nosso calendário.

É óbvio que jamais pedi a Ana Paula, quando começou, há cerca de 16 meses, ou a Daniel, que faz um ano se juntou a nós, que participassem de toda essa loucura. Só que, assim como o Blog chegou a um ponto em que foi preciso contar com a ajuda deles dois, também eu cheguei ao ponto de entender que não posso fazer comigo (e ambos foram importantíssimos nessa cobrança) coisas que combato nos outros.  Ou privar-me de conquistas pelas quais luto, como o direito à vida e ao bem viver, no sentido que damos a essas expressões. Assim, para também eu tenha garantidos esses direitos, teremos que fazer algumas mudanças no Blog: a partir de hoje, ele deixará de funcionar aos domingos e feriados nacionais.

É importante que fique claro: as notícias não deixarão de ser postadas. Só que, no que concerne aos domingos, isso acontecerá na manhã de segunda-feira, exatamente antes do envio do Boletim do fim de semana. Quanto aos feriados nacionais, elas serão publicadas na manhã do dia útil seguinte a eles.

Sei muitíssimo bem que há pessoas que interagem bastante com o Blog aos domingos, inclusive em termos de comentários e de mensagens pessoais. Espero que compreendam os motivos que tornam essa mudança necessária. Dando início a ela, inclusive, esta noite estarei fazendo algo que não podia me permitir nos últimos anos: fugindo quase para o outro lado do planeta, propositadamente buscando uns dias de completa e absoluta alienação (se isso for possível), em relação ao Brasil pelo menos.

Até o final de outubro, pois, o Blog estará muito bem entregue a Ana Paula e Daniel, que seguirão cuidando também das mensagens que chegarem ao meu e-mail. Mais: como sonhar é importante e comecei a escrever falando em utopia, espero encontrar na volta centenas de postagens deles informando que a Presidenta da República se lembrou de seus dias de luta contra a violência e a arrogância da ditadura militar e tomou medidas pelas quais tanto ansiamos, garantindo vida digna para povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e comunidades urbanas. Sem Código Florestal ruralistas e com um Brasil melhor para todos nós.

Quem sabe isso também animaria certos juízes a honrarem suas togas, botando atrás das grades corruptos, ladrões, assassinos e seus mandantes, racistas, homofóbicos, jagunços, empresas e capitalistas que nos envenenam com seus agrotóxicos, minerações e siderurgias. Finalmente, como seria bom se a maioria dos congressistas e demais legislativos fossem lavados e varridos por uma onda de decência e pudores que fizesse com que, ou miraculosamente mudassem de atitude, ou fossem sumariamente atirados na lata de lixo da história.

Se isso acontecesse, os meios de comunicação com certeza começariam a de fato informar, sem manipulações e respeitando a verdade. E aí este e outros blogs que lutam por um mundo socialista, justo e decente já nem seriam mais necessários…

Inté!

Comments (8)

  1. Parabéns Tania pelo seu trabalho brilhante, qualquer decisão que tomarem tem 100% nosso apoio. Um grande beijo para vcs.

  2. APROVEITE E VIAGEM .
    SE APENAS HOUVESSE MAIS IGUALDADE NAS AVALIAÇÕES SE A IMPRENSA NÃO FOSSE TÃO MANIPULADORA DOS CORAÇÕES E MENTES DAS PESSOAS QUE NÃO APRENDERAM A PENSAR POR ELAS MESMAS!
    SIGAM COM A UTOPIA.
    SEM UTOPIA O SER HUMANO NÃO EXISTE.VIRA GADO DE ABATE.

  3. Parabéns pela decisão, Tânia.
    Assim teremos você conosco por mais tempo.
    \um grande abraço e cuide-se (pelo menos um pouco.
    Sônia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.