Dilma diz que Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres

Paula Laboissière, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

“Nosso objetivo, com essa lei, é ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, explicou Dilma.

No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos – inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo”, disse.

Dilma lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra possibilidade de acesso às universidades federais, pois oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem não for aprovado no ProUni, de acordo com a presidenta, pode recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem. “Quero dar um conselho para os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês.”

Edição: Talita Cavalcante

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-15/dilma-lei-de-cotas-contribui-para-saldar-divida-do-brasil-com-jovens-pobres

Comments (1)

  1. JOÃO ME FEZ UM PERGUNTA E NÃO SOUBE RESPONDER,QUEM PUDER AJUDAR…

    As perguntas e duvidas de João se convergem com as minhas e preocupa muito,por exemplo de como a garantias das cotas contribuíram efetivamente para saldar dívida do Brasil com jovens pobres, sendo esta uma das reparações históricas para minorias,engraçado que tudo que é feito para nos, é de forma subjetiva,frágil frágil no campo jurídico,e muitas vezes não compridas e muitas vezes truculentas, no final ficam levando com a barriga,exemplo o pro pio Estatuto do faz de conta,é tão obvio e nítido que as coisas já são anunciadas ao ponto de encararmos, algumas conquistas como essas,como novos desafios para ser efetivados,vejam só um amigo que é quilombola, que vive em sua comunidade tradicional remanescente,apesar dos seus direitos garantidos subjetivamente por um ”Estatuto da Igualde Racial” que também foi assim comemorado pela conquista das ”COTAS” o João conhecendo a historia, se senti inseguro e apreensivo com essas plataformas pagamentos de dividas…

    A vitoria como essa das Cotas trazem no mesmo tempo a alegrias logo a realidade se torna tônica indicativa para inseguranças, ao vermos mais uma da quelas,”LEIS” que dão brechas possíveis de vertentes para manipulação programada governamentais ostentadas, pelos poderes legislativo, executivo e judiciário o ”ESTADO”.o Marketing.

    Darei um nome fictício ao meu amigo chamando de ”João”.Cheio de anseios, apreensivo e cheio de duvidas, calejado pela vida de tantas negociatas em nome das suas dores.

    João diz: Sou negro com muito orgulho,moro em uma comunidade remanescente quilombola,
    ,trago comigo todo o legado e referencia de luta dos meus pais dos meus avós,que até hoje luta para garantir as suas terras que eram dos seus antepassados na espera de que o ”ESTADO” legalmente reconheça e cumpra a constituição em reconstruir dentro dessa comunidades as reparações, a partir do tocante no que diz o ” Estatuto da Igualde Racial” e da pro pia Constituição federal,o direito humano a moradia,a dignidade que são fundamentos básicos e alicerce do direitos sociais.

    OK, muito bom, uma conquista para todos nos,negros, índios miscigenados,pobres em direitos fundamentais desse imenso país,agora teremos acesso a academia,reparação de fato,mas como farei para manter meus estudos no padrão social,que exige uma demanda capital enorme,vivendo nas minhas condições reais???

    Como ficarei contente em saber que terei um direito conquistado por luta de movimentos sociais ,para garantir o meu acesso a academia,de forma reparatória,e do outro lado a maior negação vita ao meu povo por uma demanda histórica o DIREITO A TERRA,estão sendo negados ao nosso povo,que muitos vezes reconhecidos em papeis,mas na realidade negados pelo ”ESTADO” de forma truculenta por meio dos seus poderes,alem de vários RETROCESSOS, diários aos povos tradicionais os índios, ribeirinhos,pescadores etc..fazendo de nós manobras de interesses sórdidos?

    Tenho medo amigo, falo serio, de um policial truculento, em abordagem a minha pessoa levando uma mochila nas costas, com meus livros,confundirem como bandido, levando drogas e antes que eu dissesse,sou um estudante senhor policial a caminho da realização do meu sonho,e antes que terminasse a fala estaria no minimo preso, isso se não silenciasse ao me exterminar ali mesmo…….

    Como vou estudar vou estudar em paz,em um campo de guerra,onde o alvo sou eu????????

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.