Vale esconde acidente com plataforma carregada com 30 mil litros de petróleo no Maranhão

A Vale omite em seu site oficial e nada informa sobre o acidente envolvendo uma plataforma com 30 mil litros de petróleo que afundou na Baía de São Marcos no Maranhão na madrugada de 30 de setembro.

O acidente ganhou divulgação nacional através de reportagem veiculada pelo Jornal da Globo (Rede Globo) três dias depois da plataforma utilizada na duplicação do Píer IV, do terminal da Ponta da Madeira. Na mesma data a Vale apenas informa na sua página oficial na internet, entre os assuntos de relevância, a duplicação da Estrada de ferro Carajá é estratégica pela empresa.

A imprensa local noticiou sobre o adernamento da plataforma calçada por uma nota da Vale. No comunicado oficial da empresa foi informando apenas que esta estaria analisando o plano de salvatagem do equipamento. Afirma que comunicou o fato às autoridades competentes.

No  jornal fundado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um dos poucos do país que mantém editoria de portos, o acidente com a plataforma que poderia ter causado paralisação do terminal da Ponta da Madeira utilizado pela Vale não mereceu chamada de capa. Ficou restrito à página da editoria.

Na entrevista que concedeu à imprensa local e correspondentes de veículos de comunicação nacional, o Capitão dos portos no Maranhão se manifestou previsível e reticente. Disse que procuraria a empresa para saber sobre o plano. Em nenhum momento citou multa a ser aplicada no caso de derramamento do petróleo. O assunto parece que também adernou.

Compartilhada por Sonia Mariza Martuscelli.

http://hbois.blogspot.com.br/2012/10/vale-esconde-acidente-com-plataforma.html?spref=fb

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.