Integrante da Comissão da Verdade de São Paulo, Agnaldo Timóteo rasgou elogios ao regime militar
Anna Virgínia
O vereador Agnaldo Timóteo (PR-SP) afirmou ser “insuportável” o trabalho da comissão da verdade paulistana e saiu em defesa do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como torturador do regime militar (1964-1985).
Na tarde desta quinta (16), em discurso na Câmara Municipal, durante um encontro da comissão, ele afirmou que o país só é o que é por causa dos militares. “Deveríamos colocar a bunda para a lua e agradecer a eles”, disse depois da declaração.
Segundo Timóteo, que já endossou o regime militar em outras ocasiões, o “brilhante torneiro mecânico Lula” e a “contestadora menina Dilma” surgiram desse contexto.
O vereador era membro da comissão (“o único discordante”), mas foi desligado hoje, após o rompante.
‘Insuportável’
Timóteo também criticou a atuação da procuradora Eugênia Gonzaga, convidada para falar sobre sua experiência acompanhando a busca de ossadas em valas clandestinas de cemitérios paulistas, como Perus e Vila Formosa.
“É insuportável a maneira parcial com que todos que vão lá e falam do regime. A procuradora só fala de um lado, não fala daqueles que andaram armados, sequestrados, roubaram mataram.”
Ele diz que guerrilheiros da esquerda também deveriam ser investigados pelo grupo. E que muitos militares acabaram pobres, enquanto ícones esquerdistas hoje são “milionários”.
“Se acharam 1.000 corpos lá [no cemitério de Perus], e descobriram que um era vítima do regime, deveriam perguntar: era inocente ou um terrorista disposto a matar? Então, tem que estar disposto a morrer”, completou.
Em seguida, pediu respeito à “anistia ampla, geral e irrestrita que nos foi presenteada pelo [general] Golbery do Couto e Silva”.
Timóteo disse ter tentando falar com o coronel Ustra por telefone. Gostaria que ele tivesse sido ouvido pela comissão. “Será que foi só o Ustra culpado?”
A procuradora Eugênia define como “contrassenso” a participação do vereador numa investigação com a qual ele não concorda. “Ele começou a adotar postura irônica, rindo de tudo que se falava. Viu uma moça bem jovem acenando com cabeça, mostrando que ela não estava concordando com o que ele dizia. Virou para ela e falou: ‘Você é muito jovem, não viveu [o período militar]. Provavelmente é filha de alguém que morreu na militância e tem que acabar com essa frescura.”
–
Vereador Agnaldo Timóteo defende torturador Brilhante Ustra e a ditadura
Eu estive na reunião e fiquei perplexa com a atitude do Vereador Agnaldo Timóteo. O “Jovem Menino” (como se auto-entitula)procurou aproveitar o público presente e deu lá seu showzinho, o popular “pití”. Deixou o recinto sem o esperado aplauso e o que conseguiu “causar” foi a indignação de todos os presentes e sua derrota nas urnas no dia 07/10/12.
Eu sabia que o tal era um cantor medíocre, só não sabia que era uma pessoa tão baixa. O bom da comissão da verdade é que os “homens bons” acabam se revelando.
Parabéns a vocês da Cidade Tirandentes!
PENSEM VEREADOR SE PASSARAM 8 ANOS E QUASE EU FARIA NOVAMENTE O MESMO ERRO
OLÁ AGNALDO AINDA BEM QUE DEPOIS DA VISITA EU LAUCIMAR FIZ EU SEU GABINETE CAI NA REALIDADE E TIVE A CERTEZA QUE EU NÃO PODERIA JAMAIS TRABALHAR PARA VOCÊ POR UM MOTIVO QUE EM 22 DE AGOSTO DE 2004 FIZ UMA GRANDE REUNIÃO ABERTA NO BAIRRO CIDADE TIRADENTES COM LIDERANÇAS E POVO DA COMUNIDADE E ESTIVEMOS UM ALTO CUSTO FINANCEIRO E DE TEMPO DESDE AS LIGAÇÕES DO MEU TELEFONE CELULAR PARA O SEU E DO GAÚCHO CICERO ALEM DE DIVULGAÇÃO SOM CARRO DE SOM MONTAGEM DE PALCO E ALIMENTAÇÃO PARA CENTENAS DE PESSOAS QUE ESTEVE NO LOCAL.
E VOCÊ SEM ASSESSORIA E SEM RECURSOS SE ELEGEU E MUITAS VEZES EM 2005 ESTIVE NO GABINETE E NEM FUI ATENDIDO COMO DEVERIA SER COMO CIDADÃO POR SEUS INÚMEROS ASSESSORES COMO RAIMUNDO JOSÉ ,JOSE MESSIAS,O DR.JUNIOR E ATÉ ALEXANDRE E O GAÚCHO CICERO E OUTROS E OUTRAS NO LOCAL
AGNALDO OLHE O QUE ACONTECEU EM 2004 E 2012 QUEM REALMENTE GOSTA DE VOCÊ OU DO SEU DINHEIRO
SEGUE A COMPARAÇÃO SEM DINHEIRO EM 2004 E COM DINHEIRO EM 2012
EM 2004 VEREADOR PP 11122 ELEITO COM O TOTAL DE VOTOS 37.336 SEM DINHEIRO TEVE 1.256 VOTOS NA CIDADE TIRADENTES COM AJUDA DA COMUNIDADE QUE NÃO GANHARAM NADA
EM 2012 VEREADOR PR 22122 NÃO ELEITO COM O TOTAL DE VOTOS 12.009 COM BASTANTE DINHEIRO TEVE 260 VOTOS NA CIDADE TIRADENTES COM AJUDA DE PESSOAS QUE SÓ QUEREM SEU DINHEIRO
o agnaldo esta certo ,não tem medo da verdade,não sei por que se revoltam em falar na ditadura,sendo que até hoje existe,mas esta nas mãos de bandido.preferia se estivesse no sentido contrario.