ONU anuncia que gases de motores a diesel são cancerígenos

A Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer, Iarc, anunciou que os gases emitidos por motores a óleo diesel são cancerígenos. Produto de exaustores podem levar ao câncer de pulmão e de bexiga; pesquisadores recomendam que decisões de saúde pública sejam tomadas. A reportagem é de Camilo Malheiros Freire, da Rádio ONU em Nova York e publicada no Portal Uol, 14-06-2012.

A agência, que faz parte da Organização Mundial da Saúde, OMS, chegou à decisão após reunião de especialistas que durou uma semana. Pesquisas avaliadas estabelecem provas suficientes de que a exposição a esses gases causa um aumento na incidência de câncer pulmonar.

Populações Expostas

De acordo com a Iarc, grande número de pessoas são expostas diariamente aos exaustores a diesel, não somente de motores de veículos, mas também  dos de trens, embarcações, e geradores de energia.

A agência afirmou também, que há uma relação direta entre exaustores a diesel com o câncer de bexiga.

Preocupações

Segundo a agência, já existiam sérias preocupações sobre os gases do diesel, principalmente devido a resultados de estudos sobre trabalhadores expostos ao elemento em diferentes locais.

O diretor da Iarc, Christopher Wild, afirmou que a conclusão da agência “envia a mensagem importante de que decisões de saúde pública devem ser tomadas”.

Wild acrescentou que essa conclusão deve ser particularmente ressaltada a países em desenvolvimento, onde “novas tecnologias e medidas protetoras podem levar muitos anos a serem adotadas”.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/510474-onu-anuncia-que-gases-de-motores-a-diesel-sao-cancerigenos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.