SP – Amanhã, na ALESP, ato de apoio ao pesquisador Hermano de Castro Albuquerde, da Fiocruz

Amanhã, dia 20 de março de 2012, às 14 horas, no Plenário José Bonifácio, na Assembleia Legislativa de São Paulo, após a reunião da Comissão de Saúde, acontecerá um Ato de Apoio aos Pesquisadores, com a presença do Dr. Hermano de Castro Albuquerque e de outros pesquisadores.

O Doutor Hermano de Castro Albuquerque, médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz, foi interpelado judicialmente pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, devido às pesquisas científicas realizadas sobre os riscos do amianto, usado em telhas e outros produtos, que apontou 2.414 mortes por mesotelioma no país, no período de 23 anos.

O Estado de São Paulo, assim como mais de 60 países proibiram o uso desta substância em prol da saúde, da vida e do meio ambiente. O Estado do Paraná fará o mesmo. Na Itália, pessoas foram condenadas criminalmente por terem utilizado o amianto e provocado diversas mortes.

Por todos estes recentes acontecimentos, e em razão do Estado de São Paulo proibir o uso do amianto após a sanção da Lei n° 12.684/07, de autoria do Deputado Marcos Martins, do PT, haverá o ato, para que possamos ouvir e esclarecer a toda a população, acerca da necessidade da pesquisa científica, e ouvir o Dr. Hermano de Castro, da FIOCRUZ, sobre o seu trabalho e a repercussão de sua pesquisa.

Convidamos as pesquisadores e os pesquisadores do Estado de São Paulo para participarem do Ato de Apoio aos Pesquisadores e ao Doutor Hermano de Castro, e em defesa da pesquisa científica de interesse público.

Enviada por Fernanda Giannasi.

Comments (2)

  1. 46
    CARAS TANIA PACHECO E FERNANDA GIANASE,
    http://racismoambiental.net.br/2012/03/a-falta-de-etica-do-amianto-e-o-espirito-do-capitalismo/comment-page-1/#comment-7347

    Pedimos que respeitem nossa cidade, nossa empresa, nosso produto e principalmente nossas famílias e a população de Minaçu!
    Com orgulho estamos na luta contra o banimento do amianto crisotila sim, e agora contra vocês também!
    Porque vocês DUAS não tem respeito pelo SER HUMANO!
    Procurem pensar em PESSOAS ao invés de pensar em seus BOLSOS!
    Eu trabalho nessa empresa, com orgulho, quero aposentar aqui!
    Aqui temos o que vocês não tem: QUALIDADE DE VIDA !
    Aqui tenho o sonho de ver meus filhos trabalhando na SAMA assim como eu, e olha que o mercado está aberto para trabalhos em outras empresas de outras cidades. MAS É AQUI QUE SONHO VER MEUS FILHOS TRABALHANDO ! É EM MINAÇU-GO ! É NA SAMA !
    RESPEITEM A DECISÃO DE MINAÇU!
    Aqui não tem ninguém comprado, nem foi feito “lavagem cerebral” aqui estamos porque QUEREMOS, porque ACREDITAMOS, porque aqui estamos VIVENCIANDO o trabalho da SAMA. Que é CONTROLADO, que é SEGURO!
    Aqui se tem TRANSPARÊNCIA! O que não existe em muitas empresas!
    “DOUTORA” TANIA, VOCÊ que pelo jeito tem várias “graduações”, com “tanto conhecimento”, como pode DESRESPEITAR um movimento bonito como foi feito, sem ao menos ter vindo conhecer de perto e saber mais a respeito? Trata-se de um movimento de PESSOAS!
    E PESSOAS merecem RESPEITO!
    Quem é VOCÊ SRA TÂNIA para falar de MINAÇU???
    Em suas GRADUAÇÕES, não te ensinaram o que é RESPEITO, ÉTICA??
    Existe algo mais por trás disso tudo?? Quem financiou?? Qual ONG?? Quanto a isso ninguém tem dúvida: OS INTERESSES FINANCEIROS PARA RETIRAR O AMIANTO DE CIRCULAÇÃO FALAM MAIS ALTO! Você é apenas mais uma, de poucos!
    Para seu conhecimentos, Mineradores estrangeiros vem ao Brasil sim para conhecer o modelo da mina brasileira de Minaçu. Que é exemplo para muitas! EM TUDO! Inclusive sua área.
    Aqui temos o poder de parar a produção da mina se entendermos que há risco no ambiente de trabalho, e com estabilidade de emprego. Nenhuma outra mineradora tem isso!
    Toda mineradora quando inicia-se não se sabe se vai ser prejudicial ou não, então doença do amianto é coisa do passado e não devemos pagar por um erro do passado. Estamos no hoje, agora, no BRASIL, onde se tem um trabalho seguro e controlado, será que é tão difícil vocês entenderem isso?
    Poxa! São graduadas??? ENTÃO já deveriam ter entendido isso!
    O Jornalista José Moreira, falou bem em suas colocações, se aparecerem aqui iremos recebê-las com o mesmo respeito que estão tendo por NOSSA MINAÇU e por NOSSA SAMA.
    Procurem lutar por causas que realmente estão matando todos os dias, DEIXEM-NOS em Paz!

  2. 45
    Resposta para Tania Pacheco, já que pararam de aprovar os comentários:

    Tânia QUERIDA,
    O fato de você ter sido reprovada no Processo Seletivo da SAMA, não quer dizer que as oportunidades se acabaram. Logo, logo surgirá vagas para Operador Industrial e você poderá concorrer, apenas precisa passar nos testes.
    Acredito que esse seja o mais difícil para você! SER APROVADA NOS TESTES!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.