MG – Comunidade Zilah Sposito-Helena Greco está ameaçada de despejo novamente

Por Frei Gilvander Moreira

A Ocupação-Comunidade Zilah Sposito-Helena Greco, com 130 famílias, em Belo Horizonte, MG, Brasil, está ameaçada de despejo novamente. A prefeitura de Belo Horizonte (prefeito Márcio Lacerda) conquistou liminar de reintegração de posse do terreno onde estão cerca de 130 famílias. Trata-se de uma ocupação espontânea que foi acontecendo aos poucos em um terreno da prefeitura que estava totalmente abandonado.

A prefeitura de BH, em 21/10/2011, e a tropa de choque da polícia de Minas demoliram 27 casas de alvenaria dos ocupantes, sem ordem judicial. O prefeito de BH ainda não construiu nenhum casa pelo Minha Casa Minha Vida para famílias de zero a três salários mínimos. O déficit habitacional em Belo Horizonte ultrapassa 70 mil casas.

A Ocupação Zilah Sposito-Helena Greco está preservando a área ambiental que está ao lado da comunidade e não está em área de risco. Sem uma alternativa digna, isto é, casa para o povo passar pra dentro e morar, é inadmissível que se faça o despejo dessas 130 famílias. Elas não podem ser jogadas na rua ao relento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.