Prefeitura de Santo Amaro promove “Festa da Purificação”. Do chumbo ou dos ‘pecados’ da omissão?

Saite da Prefeitura de Santo Amaro anunciando a festa: “Alegria, alegria”

A partir de amanhã, 27 de janeiro, e até o dia 2 de fevereiro, Santo Amaro da Purificação estará em festa! A Prefeitura Municipal criou até um saite para divulgar os grandes nomes que estarão presentes, começando por Caetano Veloso, filho da terra, que canta “Alegria, alegria” quando o endereço é acessado.

O nome do evento é “Festa da Purificação”, em homenagem à padroeira da cidade. Purificação de quê?

Há 40 anos parte da população de Santo Amaro está condenada. Vê seus familiares morrerem um a um, uma a uma. Os mais jovens têm filhos que nascem mortos ou deformados, em consequência das alterações genéticas das quais já são possuidores.

A academia já estudou e estuda ainda o assunto, gerando dissertações, teses e currículos na Plataforma Lattes.  Os governos se sucedem, prometendo ações cada vez que os meios de comunicação “requentam” a denúncia. Ano passado, o senador Paulo Paim organizou uma audiência pública no Congresso, da qual saiu uma comissão para pedir medidas urgentes à Presidenta Dilma Rousseff. Qual o resultado disso tudo? Nada!

Foto tirada ontem por Ney Didãn e Sérgio Damião Pereira: servidores da prefeitura sem nenhum tipo de proteção consertavam o calçamento e respiravam a poeira com partículas de chumbo
Foto tirada ontem por Ney Didãn e Sérgio Damião Pereira: servidores da prefeitura sem nenhum tipo de proteção consertavam o calçamento e respiravam a poeira com partículas de chumbo

Ney Didãn, do Movimento Popular de Saúde Ambiental, MOPSAM, pensa que este talvez seja o momento certo para reagir. Como ele escreve,

“como pode uma cidade como Santo Amaro da Purificação, palco de grandes acontecimentos emblemáticos de lutas e revoluções sociais ,”Os grandes levantes”, se comportar assim, (… como) uma cidade esquecida e sem ação? Não parece a mesma Santo Amaro que ouvi e li nos livros de história da Bahia. Observo, através de uma ótica simples do senso comum, que a nossa luta através do MOPSAM se depara com uma cidade que se perde no vazio da ”árvore do esquecimento”, uma cidade morna, mais para frio, de indiferentes mórbidos da crueldade (… enquanto) muitos vivem confinado na prisão compulsória de dor da morte e do silêncio, contaminados pelo chumbo horrendo do progresso”.

Mas Ney não se restringe a lamentar, e vai adiante, numa conclamação:

“Não silenciemos como querem os dominantes, para fazer da gente massa de manobra do sistema capitalista. Não adormeçamos. Reajamos, considerando que as festas populares na Bahia se transformaram em um espaço legítimo de mobilização social e de protesto pacifico.

Por que não protestamos contra o silêncio do ESTADO e da sociedade como um todo com referência à questão da CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO EM SANTO AMARO? Aos mais de 40 anos de silêncio, de morte e dor?

Por incrível que pareça, a mesma cidade do Recôncavo Baiano que luta para buscar o direito a uma qualidade de vida digna e descontaminada e até hoje está entregue à própria sorte é a mesma que patrocinará esta Festa! Vejam a inversão: http://www.festadapurificacao.com.br/!

Reajamos agora ou sucumbiremos!”

Concordamos com Ney. É hora de comparecer em peso à “Festa da Purificação”. É hora de distribuir panfletos, de falar com @s artistas e pedir que, como nos tempos da ditadura que alguns vivenciaram,  usem o palco também para fazer suas as denúncias da comunidade, inclusive garantindo a ela o direito de fala a cada dia de espetáculo. É hora de transformar a festa da prefeitura numa Festa de Purificação de fato, que dê início a um novo momento para Santo Amaro. Todo o nosso apoio a Ney Didãn, ao MOPSAM e às vítimas do capitalismo do chumbo e da inércia dos governos!

Tania Pacheco

Comments (7)

  1. oi,pessoal de santo amaro,como futura engenheira ambiental estou preucupada com a situacao,triste,sinto muito,doi no coraçao ver meus conterraneos baianos sofrendo.
    estou fazendo um trabalho de esquisa sobre essa cidade, precisando do nome do movimento(mopsam).porfavor é importante!obrigado

  2. É HORA DE COBRARMOS O CENTRO DE SAUDE E DA OUTRAS PROVIDENCIA, ESTARÁ PRESENTE NESSA AUDIÊNCIA DO DIA 17 OS MINISTÉRIOS PUBLICO >>> Ministérios públicos se unem no caso da contaminação em Santo Amaro
    Publicado em: 05/09/2013
    Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), Federal (MPF) e estadual (MP-BA) vão atuar conjuntamente no caso da contaminação por chumbo e cádmo no município de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano. Uma reunião envolvendo representantes dos órgãos marcou o início do grupo de trabalho. As ações conjuntas envolverão medidas judiciais e debates com a comunidade afetada, além de gestões junto a outras esferas de poderhttp://www.prt5.mpt.gov.br/module/publicacoes/publicacao.php?id=3326

  3. INFORMATIVO MOPSAM 11 DE SETEMBRO DE 2013 >>>>
    Chega ao nosso conhecimento nesse momento e assim compartilhamos a informação que segue:

    ATENÇÃO…..

    A AVICCA (ASSOCIAÇÃO DAS VITIMAS DA CONTAMINAÇÃO POR CADIMIO E OUTROS METAIS PESADOS DA BAHIA).
    Por meio de seu PRESIDENTE senhor >>>Adailson Pereira Moura Adailson Moura <<>>

    (1978 – Estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) detecta chumbo e cádmio em sedimentos e mariscos da Baía de Todos os Santos. no governo estadual por Antônio Carlos Magalhães,15 de março de 1979 15 de março de 1983 e nada foi feito,sobre os impactos ambientais, mesmo com a existencia do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM, criado nos termos da Lei nº 3.163 de 4 de outubro de 1973, alterado pela Lei nº 6.529 de 29 de dezembro de 1993)

    (1981- A composição de Caetano Veloso, santoamarense, a contribuição que fez paraseus conterrâneos foi em seus versos um protesto ” Purificar o Subaé ”denunciando “os riscos que corriam aquela gente morena” e “o horror de um progresso vazio”.]apos 12 anos a Fabrica foi desativada, deixando para trás, um rastro de destruição e doenças até hoje. A escória exposta a céu aberto,e em todo lugar, espalhou chumbo pelas ruas, pelos rebocos das residências, no solo e na água do rio Subaé, e que assim arrastou o metal pesado para a Baía de Todos os Santos.

    Veja na Fonte>>> http://racismoambiental.net.br/2012/01/prefeitura-de-santo-amaro-promove-festa-da-purificacao-do-chumbo-ou-dos-pecados-da-omissao/

  4. O PROTESTO CONTINUA 2013.Por Ney Didãn do Mopsam Mops

    Em 2012, tentamos fazer um protesto chamando a atenção da sociedade e o ”Estado”como todo, para que tomassem posicionamento com concreto com relação á maior contaminação por metais pesados do mundo na cidade de Santo Amaro da Purificação,que até hoje o meio ambiente e a população sofrem desprovidos de atenção a saúde, e politica com moralidade de governos democríticos ainda inexistentes para combatermos os agravos desse dano causados ao longo de mais de 40 anos de exposição.

    O mais intrigante disso tudo não é apenas ver o Silencio comodismo ou conveniências de muitos,e o o curioso é ver que uma festa tão tradicional e conhecida ”LAVAGEM DA PURIFICAÇÃO” na qual é realizada pela prefeitura de Santo Amaro que disponibilizam um site pro pio para divulgação da mesma,com o domínio http://www.festadapurificacao.com.br/, mesmo sabendo que ela pro pia a Prefeitura de Santo Amaro,da qual esta em falta com a sociedade, por ainda não disponibilizar ate hoje, um site no domínio .”GOV”,ao transparecer dando publicidade a sua GESTÃO MUNICIPAL, nisso tudo tenho uma certeza apenas é que a Festa anual financiada por órgãos do Governo do Estado da Bahia,e outros como Petrobras,Governo Federal, alem dos setores privados e seu mercado produtor,para realização desse grande EVENTO pagam merecidos caches de milhões aos artistas de peso, que encantam os turistas e moradores nos dias de festas.Imaginemos quanto custaram aos cofres públicos?

    O fato é único e notório, apos a Lavagem da Purificação a realidade se faz cotidiano na cidade de Santo Amaro, dos cerca de 60 mil habitantes que convivem diariamente sem atendimento a saúde de forma descente diante dos agravos da contaminação, na dor e no silencio da Omissão daqueles que apenas se faz presente na cidade, nessas ocasiões festeiras,mas quando o caso é efetivarem os direito a vida e garantir direitos sucumbidos por essa contaminação no meio ambiente e da população todos somem ou em sua maioria permanecem omissos e ainda calados os filhos da Indiferença….

  5. Pensso neste momento agora , quantas pessoas sentem dor, nos mebros inferiores,e superiores ,como braços, pernas, dor em todo copo ,mal estar,tonturas,formigamentos nas permas,nos braços,dificuldade de segura colher, uma xicara para tomar cafe ,muintas senhoras viuvas de exs- trabalhadores que não consegue nem pintiar seu cabelos, por ter dificudade segura um pente nas maõs,criancas com dor nos joelhos,nos braços com dificudade ate de andar,ex- trabalhador em cadeira de rodas, preso em casa , na cama sem poder nem beber um copo com agua, pois perdeu os tatos das maãos, cmo pode este metal taõ pervesso, quere me impedir de escrever estas palavras pois minha mãos não atende mais meus dedos endurecem minha mão não tem controle, para digitar mais o tecaldo do cumputador,como pode o chumbo e o cadmio acabar com tanta jente silinciosamente, pois ate o momento não temos diaginosticos das doncas causadas ,, pois sim os nervos das maos endurecem como pode voce morrer desta forma sem ter direito a viver, vamos protestar por melhores dias de vidas em santo amaro, salve as festas de nossa senhora da purificação(PURIFICAR SEUS FILHOS DESTE BENDITO METAL CHUMBO NO SANGUE ) adailson pereira moura presidente da avicca.

  6. Como bem dito por Combate ao Racismo Ambiental,”É hora de comparecer em peso à “Festa da Purificação”. É hora de distribuir panfletos, de falar com @s artistas e pedir que, como nos tempos da ditadura que alguns vivenciaram, usem o palco também para fazer suas as denúncias da comunidade, inclusive garantindo a ela o direito de fala a cada dia de espetáculo. É hora de transformar a festa da prefeitura numa Festa de Purificação de fato, que dê início a um novo momento para Santo Amaro”Por Mopsam: Stº Amaro precisa de sua ajuda ….Ha hora é agora iremos vê de qual é o lado dessa sociedade… ”personas” qual é o compromisso de fato de cada um delas,um apelo coletivo e legitimo,esta ai cada um que faça sua parte e estão na mãos de cada um deles, o pecado capital sera maior do que o HUMANISMO? existiria uma atitude cidadã nessa FESTA DE PURIFICAÇÃO??? Veremos agora!! ..ja :http://racismoambiental.net.br/2012/01/prefeitura-de-santo-amaro-promove-festa-da-purificacao-do-chumbo-ou-dos-pecados-da-omissao/#.TyHtbfB8d7A.twitter — com Marcio Valverde, Guellwaar Adún, Psirico, Luiz Caldas, Caetano Veloso, Adão Negro Oficial, Maria Gadu, Daniela Mercury, Alexandre Peixe, Freddy Assis Ribeiro, Grupo Coisa de Pele, Amapagu Cazumba, Gal Costa, Jota Velloso Cheio, Alcione, JAU, Lívia Milenna, Roberto Mendes, Val Rapper MC e Mano Kbça.https://www.facebook.com/photo.php?fbid=288347357889489&set=a.288347217889503.67019.100001426802389&type=1&theater Cronologia do Horror,a contaminação de Santo Amaro e o progresso vazio!!

    1956 – 0 governo autoriza com o DECRETO Nº 39113, DE 30 DE ABRIL DE 1956. Mineração Boquira Ltda. a Lavrar Minério de Chumbo e Associados No Município de Macaúbas, Estado da Bahia.no governo estadual por Antônio Balbino,7 de abril de 1955 a 7 de abril de1959 e pelo presidente da repuplica Juscelino Kubitschek de 31 de janeiro de1956 a 31 de janeiro de1961.

    1958 – A Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) começa a transformar o minério de chumbo procedente da sua mina de Boquira-BA em 11 mil t/ano de lingotes de chumbo.

    1978 – Estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) detecta chumbo e cádmio em sedimentos e mariscos da Baía de Todos os Santos. no governo estadual por Antônio Carlos Magalhães,15 de março de1979 15 de março de1983 e nada foi feito,sobre os impactos ambientais, mesmo com a existencia do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM, criado nos termos da Lei nº 3.163 de 4 de outubro de 1973, alterado pela Lei nº 6.529 de 29 de dezembro de 1993

    1980 – A UFBA constata que das 555 crianças residindo a menos de 900 metros da metalurgia, 96% apresentam níveis de contaminação de chumbo e cádmio acima de 58 mg/dl, quase seis vezes maior do que o tolerável (10 mg/dl). e nada exclusivamente nada foi realizado para atender aquela populaçao doente apenas casos isolados…

    1980 – Com base em estudos da UFBA, as autoridades ambientais decidem que a metalurgia deve providenciar: 1) A transferência da população residente no raio de 500 metros de suas instalações; 2) Tratamento para as crianças contaminadas; 3) Construção de uma chaminé de 90 metros, “para onde devem convergir as emissões aéreas”; 4) Instalação de um sistema eficiente de filtração em todas as fontes de material particulado; 5) Fim das doações de escória e filtros usados de chaminé; 6) Fornecimento de roupas de uso exclusivo no trabalho. (Segundo o órgão ambiental da Bahia, o CRA, todas as medidas foram cumpridas, exceto a remoção da população, “sob alegação de inviabilidade econômica.”)

    Percebemos que a legação foi inconcebível e irresponsável,constatamos ate hoje o que houve foi má fé publica e o não comprometimento com o ser humano,vejam que nesse tempo apenas se falava em contaminação na fabrica e em torno dela hoje sao 60 mil habitantes.

    1980 – O governo baiano nega autorização para que a produção seja elevada de 30 mil t/ano para 45 mil t/ano de chumbo.

    1981- A composição de Caetano Veloso, santoamarense, em seus versos um protesto ” Purificar o Subaé ”denunciando “os riscos que corriam aquela gente morena” e “o horror de um progresso vazio”.]apos 12 anos a Fabrica foi desativada, deixando para trás, um rastro de destruição e doenças até hoje. A escória exposta a céu aberto,e em todo lugar, espalhou chumbo pelas ruas, pelos rebocos das residências, no solo e na água do rio Subaé, e que assim arrastou o metal pesado para a Baía de Todos os Santos.

    1985 – Após a execução de “medidas mitigadoras”, ocorre decréscimo nos níveis de contaminação da população, apesar de 89% das pessoas ainda “apresentarem níveis de cádmio acima do normal”.

    1993 – A metalurgia é desativada.no Governo de Antônio Carlos Magalhães 15 de março de1991 a 2 de abril de1994,mas não constatado nenhuma remediaçao ou politica de governo para reparos ao crime ambiental e a saude humana,apenas silencio,dor e morte,ate agora.

    1993 – Logo depois da desativação, o Ministério Público entra com a primeira ação civil pública e a seguir, por decisão da Justiça, a escória é acumulada no entorno da metalurgia, e coberta com argila (massapé).???? Observem que nenhuma ação civil publica,foi feita para garantir os direitos suprimidos da populaçao,para remoçao das escorias das ruas de Santo Amaro em especial nas camadas pobres da população que recebeu toneladas de escorias,como tambem os manguezais o rio subaé,a saude publica um caos.com a omissão do”ESTADO”

    1995 – Constata-se que quase 6% do gado de Santo Amaro da Purificação apresenta alterações cromossômicas – “porcentagem muito superior à encontrada no grupo de controle” (0,3%). O mesmo estudo constata que o nível de chumbo no sangue do gado é de 24,4 mg/dl, muito superior ao dos animais do controle (1,74 mg/dl). “O chumbo se acumula na cadeia alimentar provocando riscos em quem consumir carne e leite de animais que passaram por pastagens próximas da fábrica”, conclui o laudo da UFBA

    .E o que foi feito??pelo ESTADO??

    1998 – Pesquisa de toxicologia em crianças com menos de cinco anos de idade, nascidas, portanto, depois do fechamento da metalurgia, indica que 31,9% apresentavam níveis de chumbo acima do máximo tolerável.

    Elas estão com destino a mecer da sorte ou de uma luz pra purificar o que não é remediado!!

    2000- O Projeto Purifica, financiado pela FINEP e desenvolvido pela UFBa, USP, CRA e CEPED, propõe um diagnostico da contaminação em toda zona urbana de Santo Amaro Silvana Conceicao da Purificação e uma ampliação das pesquisas sobre a contaminação nas instalações da Plumbum.

    Que resultou em???

    2003 – Começa a luta do AVICCA (Associaçao das vitimas de chumbo candio e outros metais pesados do estado da Bahia) nessa luta com os ex trabalhadores DA COBRAC MAIS PENSANDO TAMBEM NA POPULAÇÃO DE SANTO AMARO COM OS TABALHADORES ADAILSON , AUGUSTO CEZA, GUGU , E OUTROS TRABALHADORES

    2003 – O Ministério da Saúde classifica o entorno da metalurgia como local perigoso à saúde pública e recomenda que a circulação de pessoas no local seja interditada.no governo estadual de Paulo Souto e do presidente Lula.

    Ao contrario da retirada da população? seriam feitas casas populares construidas em torno da fabrica! e a justiça se posicionou?

    2002 – Lembremos ainda que em 2 de maio de 2002, o deputado federal Fernando Gabeira (PV), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados e relator do Grupo de Trabalho (GT) que levantou os problemas da contaminação por chumbo na região de Santo Amaro da Purificação, ingressou com representação na Procuradoria da República no Distrito Federal, pedindo ao Ministério Público Federal a adoção de providências cabíveis para o assunto. Os governos federal e da Bahia instituíram comissões para acompanhar o caso. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) selecionou o município para um projeto de avaliação de contaminação e grau de risco. O procurador Alexandre Camanho entrou com Ação Civil Pública contra as mineradoras que atuaram na região e ações judiciais contra os órgãos públicos que considerou omissos na fiscalização.

    Segundo estudo realizado pelo IDA, a remediação do município só seria possível com ações de descontaminação das áreas calçadas e a retirada da escória utilizada nas áreas de alta contaminação , além do monitoramento nas áreas de baixa contaminação. Paralelamente, se deveria proceder à descontaminação e à retirada do material da área da antiga fábrica. Um plano de gestão socioambiental, que integre ações de recuperação ambiental e amenização dos impactos sociais, foi também recomendado.
    E que resultou o assunto ate hoje? não tivemos nenhuma prestação de contas???Nada feito
    http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/index.php?pag=ficha&cod=28
    2004-Atenção e Vigilância à Saúde da População Exposta a chumbo,
    cádmio, zinco e cobre em Santo Amaro da Purificação – Bahia. atraves do SUS,para emplementaçao do protocolo do chumbo ou seja realizar diagnostio a populaão exposta.

    Nada realizado!! so intenções..

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23562
    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_acao_samaro.pdf

    2005 – O governo federal forma grupo de trabalho com 32 representantes de 16 ministérios, para remediar e cuidar das promoções social e econômica. São então anunciadas ações em pelo menos oito áreas: saúde, previdência social, meio ambiente, educação, trabalho, desenvolvimento sustentável, turismo e relações exteriores.

    E o que foi feito ate então??? logo mostraremos o Protocolo resposta do MINISTERIO DA SAUDE 1628 O Historico das ações governamentais no periado 2003 a 2011 um retrocesso social na ingerencia governamental..

    2005 – Missão Santo Amaro da Purificação BA 20 e 21 de Outubro
    de 2005 Relatoria Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente. E o que foi concretizado ESTADO ? nada exatamente nada!!E A RELATORIA, não mais voltou em Santo Amaro ficamos a mercer da propiá sorte e nas garras dos chacais..

    http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/direitos-humanos/revista-relatorias.pdf

    2006- PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO PARA REMOÇÃO, TRANSPORTE E ACONDIONAMENTO PROVISÓRIO DA ESCÓRIA DE CHUMBO DA ZONA URBANA DE SANTO AMARO-BA.

    Nada realizado!!

    Através desse protocolo de intervenção os governos deveriam adotar procedimentos específicos diante da TAC,(Termos de Ajustamento de Conduta) .
    Através de ação do Ministerio Publico E se isso não ocorreu!!! http://www.facebook.com/photo.php?fbid=237166299674262&set=oa.310082399006508&type=1&theater

    2007-O governo democrático da Bahia a frente com com o governador Jaques Wagner, de forma surpreendente surge mais uma luz no fim do túnel em conjunto com O Centro de Recursos Ambientais (CRA) acaba de conceder licença para implantação da fábrica Bolland do Brasil, que pretende re-processar os resíduos de metais pesados, lixo tóxico que forma duas montanhas nas franjas da cidade.seria disponibilizado pelo estado milhões para a empresa fazer isso,e a população não tem um medico e nem seu diagnostico e tratamento desses agravos, Ou seja as únicas soluções do governo era colocar a população mais exposta a doenças que hoje morrem a minguá é assim que convivemos.Ainda bem que o conselho do meio ambiente desta feita se posicionou diante de mais um absurdo..
    http://bahiadefato.blogspot.com/2007/06/surge-uma-esperana-para-santo-amaro.html

    2009 – Nasce o MOPSAM Movimento Popular de Saude Ambiental de Santo Amaro,como um espaço coletivo organizado,que nasceu da necessidade obvia que a população de St° Amaro,se manifestasse contra a omissão e negligencia estatal ao longo de quatro decadas alem da morosidade da Justiça Brasileira, o MOPSAM vem apartir deste contesto em empreender uma politica de conscientização e mobilização popular dos direitos e garantias fundamentais assim como é a saúde, aos usuarios da Saude Publica“SUS´´pelas leis 8080/90 /8142 e das leis ambientais buscando desenvolvimento e reparaçoes de uma Santo Amaro que pede SOCORRO e temos a obrigaçao de construir um espaço de articulaçao para efetivar aluta do direito a vida.
    http://mopsam-sus.blogspot.com/2011_06_01_archive.html

    2010 – A UFBA, atraves do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia disponibliza Mapa – Contaminação do Solo por Elementos Químicos em Santo Amaro da Purificação, 2010 o Mapa revelou resultados preocupantes de pesquisa epidemiológica sobre contaminação do solo por elementos químicos na zona urbana de Santo Amaro da Purificação, Bahia.Confirmando assim que o solo de Santo Amaro estão completamente contaminados:
    http://www.sat.ufba.br/site/main.asp?view=galeria&id=47
    E o governo?

    Sabemos hoje, que a contaminaçao por chumbo esta muito alem da fabrica, estamos todos expostos, no corpo e na alma,por esse genocidio silencioso, e ainda querem asfaltar as ruas de Santo Amaro,uma bomba copactada que ja contaminou todo lençol freatico de nossa cidade,o ar a água, asfaltar uma cidade que não tem nem 5 % de esgotamento sanitario e saneamento basico. onde esta o plano diretor desse municipio??onde esta a justiça meu !!!!!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=rV-6jRxhUus
    Essa foi a ajuda que o senadores Paulo Paim do Pt,Walter Pinheiro, Lídice da Mata, conseguiram para Santo Amaro?um calçamento asfáltico na cidade de Santo Amaro,seria essa a parte da Ajuda da Presidente Dilma?em compactar o chumbo e deixar esse engodo para as futuras gerações? e a população doente uma epidemia câncer em serie?alem de outros agravos a saúde?sem a sua retirada? e mais uns montantes de milhões pra o rio subaé,ser descontaminado da utopia?isso deve ser barbarie!!http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/noticia.asp?codEditoria=22&dataEdicaoVer=20110527&dataEdicaoAtual=20110527&nomeEditoria=Comiss%C3%B5es&codNoticia=106759
    MOPSAM.http:
    //www.youtube.com/watch?v=LxqKUd-LWCg&feature=related ALEGRIA ALEGRIA.

  7. Na Verdade a foto é do Professor Ediney Santana divulgadas em sua Rede Social com forte dizer:
    Escoria de chumbo pelas ruas de Santo Amaro da Purificação – BA. Presidente Dilma:
    “Pensem nas crianças mudas, telepáticas
    Pensem nas meninas cegas, inexatas
    Pensem nas mulheres rotas, alteradas
    Pensem nas feridas como rosas cálidas
    Mas não se esqueçam da rosa, da rosa,
    da rosa de Hiroxima, rosa hereditária
    A rosa radioativa estúpida e inválida
    A rosa com cirrose a anti-rosa atômica.
    Sem cor sem perfume sem rosa, sem nada”
    Essa poesia de Vinicius de Moraes nos serve para dizermos ao mundo o quanto em Santo Amaro todos os dias respiramos nossa bomba radioativa.
    O que é fato é que não podemos fazer de contas que estamos diante de 2 Santo Amaro,devemos nos juntar aos lutadores da causa dês do inicio,como a AVICCA a hora é agora e pedimos o apoio de todas para que entre nessa luta!!
    Ney Didan.
    Escoria pode significar também purificar ou limpar. Não deixa de ser uma dolorosa ironia com essa gente deixada ao acaso.
    A foto foi tirada hoje por mim e Sérgio Damião Pereira. Alguns servidores da prefeitura, sem nenhum tipo de proteção, como mascaras ou óculos, consertavam o calçamento e respiravam inocentemente a poeira com partículas de chumbo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.