Convocatória: III Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, “Grito dos Atingidos por Mineração”, na Rio+20, junho de 2012

Nós, organizações, sindicatos e movimentos sociais do Brasil, Canadá, Chile, Argentina, Equador, Colômbia, Peru e Moçambique, convocamos todos os interessados para um Grito dos Atingidos pela Mineração, em ocasião do encontro Rio+20 em junho 2012.

Nosso encontro será ocasião para debater os impactos sócio-ambientais e a acumulação injusta de capital causados pela mineração, no contexto de um modelo de desenvolvimento global excludente e insustentável.

A Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (20 a 22 de junho), será um momento em que todo o mundo estará voltado para o Rio de Janeiro. Contudo, a solução para a crise ambiental proposta pela maior parte dos governos e das grandes corporações envolvidos na Rio+20 é a ampliação da chamada “economia verde” e a afirmação dos instrumentos de mercado como remédio para os atuais problemas sociais e ambientais.

Essas são falsas soluções: procuram tratar as crises atuais reforçando um modelo de desenvolvimento ultrapassado e que é o principal responsável pela crise civilizatória que hoje vivenciamos.

Mas a Rio+20 é também oportunidade para continuar construindo um novo paradigma, um modelo de sociedade baseado em formas de consumo e produção menos intensivas. Orienta-nos o paradigma da Justiça Ambiental, pelo qual todos os grupos sociais, independente de sua origem ou renda, têm direito a tratamento justo e envolvimento pleno nas decisões sobre o acesso, ocupação e uso dos recursos naturais em seus territórios.

É essencial, na Rio+20 e em toda ocasião e contexto, escutar a voz dos atingidos, denunciar e dar visibilidade às contradições do atual modelo de desenvolvimento e favorecer a articulação em rede de nossos movimentos sociais.

O setor da mineração é em todo o mundo, atualmente, um dos principais motores do atual sistema econômico. Após a crise de 2008 e puxado pelo crescimento econômicos de países ditos “emergentes”, o comércio internacional de recursos minerais cresceu significativamente, acentuando em contrapartida os seus impactos. As comunidades de nossos diversos países sofrem na pele tudo isso em seu dia-a-dia: expropriação das populações nativas com a perda do território, desagregação dos laços de solidariedade da comunidade, poluição e contaminação de territórios e rios, exploração de trabalhadores e criminalização dos grupos que ousam enfrentar as grandes corporações.

Precisamos gritar mais uma vez nosso “Basta!” a todas essas agressões.

O encontro dos povos em ocasião da Rio+20 será oportunidade para isso. Pretendemos realizar atividades autogestionadas pelos atingidos pela mineração; grandes assembleias dos atingidos (com troca de visões e estratégias entre os diferentes setores de resistência); ações de visibilidade que concentrem nosso protesto em volta de empresas ou instituições símbolo dessas violações.

Um dos grandes ícones do modelo expropriador da mineração é a empresa Vale, líder mundial na produção de minério de ferro e segunda maior produtora de níquel, operante em 30 países do mundo e geradora de um lucro operacional em 2010 de US$ 21,7 bilhões e US$ 3 bilhões em dividendos. Vale é também um dos grandes entusiastas das soluções de mercado propostas na Rio +20, sendo membro do Conselho Mundial para Desenvolvimento Sustentável e um dos grandes investidores nos mecanismos de mercado de carbono.

A sede dessa companhia está no próprio Rio de Janeiro e, coincidentemente, no mês de Junho de 2012 a Vale estará “celebrando” 70 anos de sua existência.

Por esses motivos, consideramos a Vale como um símbolo de todos os impactos da mineração no mundo e convidamos todos/as os atingidos/as a visibilizar nosso protesto a partir dessa empresa, nos dias da Rio+20.

Naquela ocasião, todos os olhos e ouvidos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, caberá a nós nos fazermos ouvidos.

Assim, chamamos as comunidades que atualmente sofrem com os empreendimentos mineradores, os trabalhadores na cadeia de mineração e siderurgia, as vítimas das violações da Vale, movimentos e organizações sociais, pastorais sociais, estudantes e professores para participar da construção desse debate e encontro. Vamos mostrar ao mundo a verdadeira cara da mineração e da Vale, desmascarando os discursos das empresas, suas propagandas e investimentos falsos de responsabilidade social corporativa!

Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale

Enviada Padre Dário.

Comments (1)

  1. bem em cariacica temos violaçoes de dimençoers gigantes de devastaçao causada fela poluidora vale do rio doce e gostaria de contribuir neste debate.l

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.