Vitória de Cecília Zavariz: mercúrio está proibido nos postos de combustível

Cecília Zavariz, médica do trabalho da DRT/São Paulo que há anos se dedica à luta contra a contaminação e o envenenamento por mercúrio, conseguiu mais uma vitória: a eliminação do uso de aparelhos com mercúrio nos postos de combustíveis de todo território nacional.

Para isso, ela vinha desenvolvendo um trabalho junto ao MPT, SINCOPETRO, INMETRO e à ANP – Agencia Nacional do Petróleo, que culminou com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) das Portarias do INMETRO/MDIC abaixo especificadas, proibindo o uso do mercúrio em termômetro para álcool e petróleo Tipo I de divisão 0,5 ºC.

A Portaria INMETRO / MDIC número 441 de 23/11/2011, publicada no DOU de 24/11/2011 , Seção 01, página n°  106, altera subitens do RTM a que se refere à Portaria Inmetro n.º 071/2003 sobre termômetros de líquido em vidro (TLV) utilizados na medição da temperatura do petróleo e seus derivados líquidos.


 

Comments (1)

  1. gostariamos imensamente de contacta-la dado o nosso objetivo comum em erradicar o mercurio ;
    Amanha acontecera uma audiencia Publica na Alerj RJ presidida pela Dra. Aspasia Camargo ;Por vavor entre em contato conosco
    21 811150 40 Tania , por favor precisamos do contato da Dra Cecilia e agradecemos ao Blog apoio a uma questao tao seria!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.