Coletivo de Negros da UFBA vai discutir combate ao racismo

Como parte das comemorações no mês de novembro em que se debate amplamente a Consciência Negra, a ASSUFBA, Sindicato que representa os servidores técnicos – administrativos da UFBA e UFRB – visando ampliar sua contribuição no debate sobre as relações raciais na contemporaneidade, lança nesta terça (29), às 9h, na Sala de Cinema da UFBA, o NEGRUFBA- Coletivo de Negros e Negras da UFBA.

O NEGRUFBA é uma iniciativa da Coordenação de Políticas Sociais e Antirracismo do Sindicato, atendendo a uma demanda antiga da categoria. “Este evento inicia os trabalhos do Coletivo e pretende refletir sobre o combate ao racismo bem como sobre as relações raciais na contemporaneidade”, explica Eliete Gonçalves, coordenadora de Políticas Sociais e Antirracismo da ASSUFBA.

“ Esse tema é de grande importância, porque estamos trazendo para dentro da universidade a questão de direitos civis reais, como no momento em que discutimos as cotas, onde tivemos uma participação efetiva nesse debate. Todo um trabalho desde a implantação do Coletivo de Negros e Negras da ASSUFBA. Estamos também prestando uma homenagem a todos os heróis afrodescendentes que contribuíram com a nossa História”, destaca Umberto Bastos, servidor da UFBA e militante da causa racial.

“Nosso objetivo é colocar na pauta da Universidade o debate sobre as relações raciais, promovendo as condições para o que o tema seja abordado de forma ampla, profunda, e enriquecedora para a construção de uma agenda de combate a discriminação,”afirma Antonio Bomfim, coordenador de Formação Sindical.

“Vamos avaliar todas as questões que conduzem ao empoderamento do povo negro. Queremos protagonizar mudanças. Por isso, estamos inserindo este debate aqui na Universidade”, enfatiza a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel.

Para o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, a Universidade tem papel fundamental no avanço dos direitos e busca da igualdade de oportunidades.

Com o tema ‘Milton Santos: Um intelectual na Universidade Brasileira’, o debate terá como convidado o Prof. Dr. Fernando Conceição, da Fac. de Comunicação da UFBA. O NEGRUFBA vai contar também com desfile de moda e literatura de cordel.

http://www.vermelho.org.br/rn/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=169633

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.