PI – Professores realizam pesquisas sobre quilombo Mimbó em Amarante

O principal objetivo da visita é o de incentivar as práticas pedagógicas da pesquisa de campo por meio de visitas.

História é uma disciplina que permite integrar facilmente a realidade do estudante aos conteúdos curriculares. Por isso, um grupo de professores de História da rede municipal de ensino visitou a comunidade remanescente do quilombo Mimbó, na cidade de Amarante, localizada a 170 km de Teresina.

O principal objetivo da visita é o de incentivar as práticas pedagógicas da pesquisa de campo por meio de visitas, possibilitando a construção do processo ensino/aprendizagem do conhecimento histórico, especialmente, entre os professores formadores do Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

O assentamento Mimbó foi criado em 2001 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), demarcado numa área de 1.780 hectares, onde moram 95 famílias. A recepção dos professores na comunidade foi feita pela neta do fundador do local, Idezuíte Rabêlo da Paixão, 56 anos, considerada pelos pesquisares como uma das principais fontes dos remanescentes da localidade.

Os professores também observaram carências e necessidades desse povo pueril, além de um grande potencial turístico e cultural. A comunidade passa por um estado de letargia devido a ausência de políticas públicas de apoio à cultura local ou de algo que os identifique.

Todos os relatos serão manifestados através de um relatório abalizado pelos pesquisadores e formadores do IQE, com uso de fotografias, entrevistas, vídeos, tudo sistematizado num artigo coletivo por grupo ou individual. O relatório será disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda esta semana.

Segundo relatos de historiadores, a origem da comunidade só foi possível devida aliança matrimonias entre três irmãos negros (Francisco, Laurentino e Pedro, da família Rabelo da Paixão) com três irmãs negras (Antônia, Benedita e Rita, da família de Martinho José de Carvalho).

http://www.cidadeverde.com/professores-realizam-pesquisas-sobre-quilombo-mimbo-em-amarante-88805

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.