URGENTE – Pistoleiros mataram hoje liderança Kaiowá, uma mulher e uma criança, e estão cercando acampamento Guaiviry

DSC05513
Foto do Rezador Nízio, quando o visitamos no dia 16 de novembro.

Denúncia enviada por Tonico Guarani-Kaiowá, membro do Aty Guasu, através de Eva Maria Luiz Ferreira, do  Programa Kaiowá/Guarani da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB:

Hoje, 18 de novembro de 2011, por volta das 7 horas, o Kaiowá Valmir, filho de liderança religiosa Ñanderu, ligou contando que às 6:30 horas o pai dele, Nizio, rezador com 67 anos de idade, e mais uma mulher e uma criança foram assassinados por pistoleiros da fazenda.

Os pistoleiros carregaram numa caminhonete de cor cinza os três corpos, mortos com as armas de fogo de grosso calibre, e saíram do acampamento.

Tem muitos indígenas feridos neste momento no local e outros dispersos pela mata. O fato foi comunicado ao MPF de Ponta Porã e à FUNAI.

Os pistoleiros armados estão cercando o acampamento e isolaram o restante dos indígenas no acampamento Guaiviry. Desde o dia 16 de novembro, os pistoleiros armados estavam cercando o acampamento indígena. Quando foi visitado pela comissão de liderança do Aty Guasu, o ônibus que levou as lideranças foi capturado e quase queimaram. Desde o dia 16, ontem e hoje os pistoleiros procuraram o Nízio, líder da comunidade.

Nós, lideranças do Aty Guasu Guarani e Kaiowa, estamos articulando para irmos ao local do assassinato. A área em conflito ocupada é Guaiviry, localizada entre Amambai e Ponta Porã.

Comments (1)

  1. Em 1988 morei próximo a aldeia do Xingú e fiquei horrorizado com o tratamento que os colonos dão aos nativos xavantes, para eles os índios não passam de vagabundos, pedintes e malandros que não servem para nada. Esses agricultores, madeireiros, garimpeiros e grileiros invadem terras silvícolas e profanam seu lugares sagrados destruindo cemitério com sua maquinas de arar, jatos de água, moto serras destruindo e poluindo toda a floresta. Isso tem 23 anos e pelo visto nada mudou. Será que o destino dos donos legítimos da terra acabaram como as tribos norte americanas? Ta mais que na hora de mudar essa situação, não dá mais pra esperar. O extermínio silencioso esta presente e isso tem que acabar. Quantos mais vão ter que morrer para que atitudes por parte de nossos governantes? De agora em diante, pra mim, esses aproveitadores de casaca que se intitulam “AUTORIDADES” serão diretamente responsáveis pelo assassinato deste povo,merecendo o titulo de ASSASSINOS.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.