MP/BA ajuíza Ação Civil Pública contra Yamana Gold

O Ministério Público da Bahia ajuizou no dia 25 de outubro de 2011 ação civil pública com pedido de liminar contra a empresa Yamana Gold por problemas de saúde causados aos moradores dos povoados de Canavieira, Itapicuru e Jabuticaba, município de Jacobina – BA, pela excessiva exposição à poluição atmosférica causada pela dispersão no ar de partículas de poeira proveniente do trânsito intenso de caminhões, e à poluição sonora advinda das explosões e detonações das rochas muito próximas às casas dos moradores das comunidades.

O processo pede que a empresa seja impedida de trafegar seus caminhões na via pública utilizada para acesso das comunidades. Pede também que seja detida as detonações de rocha ou utilização do exaustor até que comprove, através de adequado estudo técnico, que o ruído provocado pelas detonações/explosões e pelo exaustor estão dentro dos limites fixados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Esta ação civil pública é resultado da audiência pública realizada em Jacobina no dia 16 de junho de 2011 com a promotoria, alguns vereadores, comunidades impactadas e entidades. Confira a ação civil pública na integra clicando aqui.

http://www.cptba.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.