Índios Kaxagós apresentam reivindicação de aérea em Sergipe ao MPF

Comunidade indígena vive atualmente com os índios Kariri-xocós e reivindicam área própria

Representantes de comunidade indígena Kaxagó estiveram nesta quarta-feira, 17 de agosto, na sede do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) para apresentar reivindicação. Reuniram-na com a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, o cacique da etnia Ivanildo dos Santos, o pajé José Paulo dos Santos e Sinesio Iraninon.

A etnia Kaxagó requer que a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquira uma área localizada no município de Gararu para que a comunidade possa se estabelecer. As terras reivindicadas pelos Kaxagós têm 200 hectares de extensão, ficam às margens do Rio São Francisco e possuem uma mata considerada por eles adequada para realizar os rituais religiosos do grupo.

Atualmente, os índios Kaxagós vivem nas terras indígenas da etnia Kariri-xocó. Os Kaxagós afirmam sofrer discriminação por parte dos Kariri-xocós, além de estarem em situação de vulnerabilidade econômica, uma vez que não dispõem de extensões suficientes de terra para prover o sustento da comunidade.

Em junho deste ano, a pedido da procuradora Lívia Tinôco, a Procuradoria-Geral da República enviou um antropólogo às terras indígenas em que vivem as duas comunidades a fim de produzir um parecer pericial sobre a situação da etnia Kaxagó. “Considerando que além do processo discriminatório as famílias que se identificam como Kaxagó se ressentem da exiguidade de terras para suas atividades produtivas, a aquisição de terras para seu assentamento parece ser uma medida recomendável”, diz o parecer.

O estudo apresentado ao MPF/SE esclarece que os Kaxagó que hoje vivem junto aos Kariri-xocós provavelmente descendem de uma comunidade que viveu no município de Pacatuba e acabou sendo expulsa da região por conflitos agrários ainda no século XIX. Esses índios, então, passaram a conviver com a etnia Kariri-xocó.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/indios-kaxago-apresentam-reivindicacao-de-aerea-em-sergipe-ao-mpf

Comments (1)

  1. Senhora. pocuradora da republica Livia nacimento Tinoco. por favor.mande respostas do combinado da utima reunião. no utimo contato com o coodenador da Funai AL imformo-mi que disponibilizol um proficiónal para faser olevantamento da aria reividicada.maes. a Funai do DF não liberol ainda o recuso de pagamento de diarias para esse fins.Dª por favor por Tupam entre enhen contato com a Funai e respomda atraves de e-mail ou te,82-87130149 obrigado por sua atemção

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.