Mudanças climáticas, grandes empreendimentos e economia solidária em Encontro dos alunos do CAFI

A COIAB estará realizando de 25 a 29 de julho, em Manaus, o 1º Encontro dos Alunos do CAFI – Centro Amazônico de Formação Indígena. A ideia do evento é fazer uma grande celebração entre os alunos do Centro que já formou 114 lideranças indígenas nos Cursos de Gestão de Projetos e Gestão Etnoambiental.

O Centro é uma conquista do movimento indígena amazônico, onde lideranças das organizações de base da COIAB têm formação técnica e política, com uma pedagogia diferenciada que valorizava o conhecimento tradicional, como trabalharem em prol de suas comunidades.

O Encontro terá como tema as discursões referentes às mudanças climáticas, grandes empreendimentos e economia Solidária. O evento será uma maneira de fazer um levantamento sobre a situação individual dos alunos que já concluíram o curso e da sua participação no movimento indígena da Amazônia Brasileira.

De acordo com Enock Taurepang, liderança indígena que foi aluno do CAFI, o evento contribuíra para uma melhor interação entre os participantes. “É um momento para fortalecermos as nossas redes de coalizão, dentro e fora da Amazônia. Vamos também procurar soluções em conjunto para melhoria de vida dos nossos povos e consequentemente dos nossos territórios. É preciso discutir questões referentes às mudanças climáticas que interferem em todos os lugares, na vida de todas as pessoas. Os grandes empreendimentos em terras indígenas é uma realidade que vem assolando a todos nós. Vamos debater estratégias conjuntas para o enfrentamento dessas ameaças. A economia solidária seria uma boa forma de aproximarmos as nossas realidades”.

De acordo com o professor Gabriel Costa, diretor do CAFI, é importante saber como estes “agentes transformadores” que são os alunos do CAFI estão desempenhando seus papeis para os quais foram formados. “Além de estarmos mais uma vez presentes na continuidade de aperfeiçoar esses papeis sociais. Pois não queremos ser somente uma parte do caminho, pensamos nosso papel como uma instituição que soma os esforços e acompanha o andamento dos alunos que passam por nossa casa, tentamos assim, interagir com todos os meios possíveis com esta caminhada que se caracteriza por ser de muitos”.

Sobre o CAFI

No ano de 2006, através de uma parceria entre a COIAB e a organização The Nature Conservance (TNC), com o apoio da USAID, deu-se início ao processo de criação de um dos projetos mais revolucionários de educação popular no país, foi criado o CAFI – Centro Amazônico de Formação Indígena, para atender a demanda dos parentes na luta diária de suas organizações em busca da garantia dos direitos indígenas. No começo do mês de março, a COIAB através do CAFI, concluiu mais uma etapa da sua contribuição ao movimento indígena amazônico, com a formação de novos gestores de projetos que vão poder contribuir com suas comunidades para o fortalecimento de suas organizações.

Com o objetivo de fortalecer organizações indígenas locais e regionais em toda a Amazônia, na promoção da autonomia e sustentabilidade de suas comunidades e territórios, através da formação de quadros técnicos próprios, qualificados e engajados no Movimento Indígena visando a boa qualidade de vida nos aspectos cultural, econômico e social, buscando qualificada gestão territorial através das próprias comunidades e fazendo do CAFI um centro de referencia para as populações indígenas da Amazônia.

SERVIÇO:

1ºEncontro dos Alunos do CAFI
Quando: DE 25 a 29 de julho
Horário Integral
LOCAL: Casa de Retiro Monsenhor Giordano (Salesianos)
Alameda Cosme Ferreira, Nº 5122, ZUMBI 1
Próximo ao Terminal 5
Atrás da garagem da Vitória Régia

CONTATOS:

MARINETE WAPICHANA
Chefe do Departamento Etnoambiental da COIAB
(92) 8215.77.94
(92)  3084-0616
[email protected]

DIEGO JANATÃ
ASCOM COIAB
(92) 8206-3417
(92) 3184-6567
comunicaçã[email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.