PB: Governador cria Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste

João Pedro Teixeira, dona Elizabeth e seus 11 filhos

Tania Pacheco

O Governador da Paraíba assinou sexta, dia 14, decreto que desapropria uma área do Sitio Antas do Sono, no município de Sapé, na qual será construído o Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste.  Ricardo Coutinho estabelece que a desapropriação deve ser concretizada em regime de urgência, e encarrega a Procuradoria Geral do Estado de efetivá-la “por meios amigáveis ou judiciais”.

A escolha do local não poderia ser mais coerente. Foi numa casinha do Sítio que viveu, com sua família, João Pedro Teixeira, fundador das Ligas Camponesas de Sapé, em 1958, e uma das principais lideranças do movimento na Paraíba e no Nordeste.

À medida que o movimento crescia, aumentavam também as ameaças e intimidações dos jagunços pagos pelos fazendeiros. No dia 2 de abril de 1962, voltando de João Pessoa, Pedro Teixeira foi assassinado numa emboscada, quando já se dirigia para a casa, a pé.

Eduardo Coutinho fez, a seu respeito, um dos filmes mais longos da história: “Cabra marcado para morrer”, iniciado antes do golpe de 1964 e terminado e lançado somente em 1984. “Cabra marcado” está disponível no Youtube, dividido em 13 capítulos, o primeiro dos quais postamos abaixo:

Comments (2)

  1. Ainda bem que existem pessoas preocupadas em resgatar a verdadeira Histíra deste País.
    Chega de esconder a História debaixo do tapete, com a Guerra do Paraguai, Canudos e agora o golpe de 64.

  2. Essa historia nos dá MAIS UM MOTIVO DE CONTINUAR lutando CONTRA AS INJUSTIÇAS.Assistir esse documentário nos faz indignar e nos da força para continuar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.