Quatro em cada 10 espanhóis expulsariam imigrantes sem emprego

Quatro em cada dez espanhóis são a favor de expulsar os imigrantes desempregados e quase 80% acham que há um número “excessivo” de estrangeiros na Espanha. Estes números foram expostos em um relatório elaborado pelo Observatório Espanhol do Racismo e a Xenofobia, que faz parte do Ministério do Trabalho e Imigração. O documento analisa os dados divulgados pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS, na sigla em espanhol) do final de 2009 sobre as atitudes dos cidadãos em relação à imigração na Espanha.

Segundo o relatório, que reitera a tendência registrada durante 2008, os espanhóis consideram que os imigrantes são o coletivo “mais protegido”, que recebe mais do que contribui e que monopoliza os benefícios governamentais, sobretudo os relacionados à educação. Além disso, são responsabilizados pela deterioração da qualidade da saúde pública.

Não houve variações na valorização da diversidade que a imigração oferece, embora tenha subido a aprovação da expulsão de uma estudante por usar véu islâmico e a tolerância à manutenção da cultura e costumes estrangeiros tenha caído.

Os especialistas responsáveis pelo relatório atribuem a mudança na imagem da imigração à crise econômica e advertem que tem uma maior incidência nos grupos de população que estão mais expostos à concorrência no mercado de trabalho.

Para 39% dos entrevistados, é “bastante aceitável” que se prefira contratar um espanhol a um estrangeiro, enquanto para 24% é “muito aceitável”. Já para 22% é “pouco aceitável” e 9% acham “nada aceitável”.

No entanto, a crise não motivou o crescimento da aceitação dos espanhóis a partidos de ideologia racista ou xenófoba.

Segundo a pesquisa, 18% dos espanhóis estão “muito de acordo” com a ideia de que os imigrantes desempregados durante muito tempo sejam expulsos do país; 22% estão “de acordo”; 26%, “em desacordo”, enquanto 22% estão “em muito em desacordo”.

Com relação ao número de imigrantes que vivem na Espanha (5.056.256 até março deste ano, segundo dados oficiais), 46% opinam que é “excessivo”, 33% acham “elevado”, e 17%, “aceitável”.

O relatório conclui que em tempos de crise e de incerteza econômica é “muito necessário” cuidar das imagens e das mensagens sobre imigração, para evitar que se possam ativar atitudes xenófobas.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5243619-EI8142,00-Quatro+em+cada+espanhois+expulsariam+imigrantes+sem+emprego.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.