3º Grito da Terra deve reunir cinco mil trabalhadores (as) em Pernambuco

Trabalhadores e trabalhadoras participam amanhã (5), do 3º Grito da Terra em Pernambuco, região Nordeste do Brasil. A concentração será a partir das 13h em frente à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), na Rua Gervásio Pires, 876, Boa Vista, Recife.

A marcha seguirá até o Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do Estado, onde serão cobradas as reivindicações entregues na semana passada ao Governador Eduardo Campos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A mobilização é uma realização da Fetape, com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Segundo Doriel Barros, presidente da Fetape, “estão sendo esperados cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras e a expectativa é de que uma comissão formada pelos mesmos seja recebida amanhã pelo governador Eduardo Campos e que o mesmo se comprometa com a pauta que estão exigindo”. Para garantir que os acordos sejam de fato firmados, a Federação solicitou as respostas por escrito de cada item da pauta.

“O grito tem se destacado como o maior evento sindical já realizado, conseguindo agregar o maior número de trabalhadores e trabalhadoras rurais com um histórico de luta por políticas públicas para o campo”, afirmou Doriel. Ele acrescentou ainda que “o campo tem papel fundamental na erradicação da pobreza proposta no Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal”.

No percurso da caminhada, a Comissão de Meio Ambiente da Fetape fará a distribuição de mil mudas de diferentes espécies para o plantio de áreas desmatadas no interior do Estado, conscientizando os participantes da atividade sobre os cuidados e preservação da natureza; recolhimento do lixo que possa ser reproduzido pelos participantes e entrega de panfletos aos transeuntes e motoristas sobre a mobilização e demandas apresentadas.

Reivindicações

Na semana passada, uma delegação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura deu início às reivindicações quando foi recebida por 14 secretarias do governo para a negociação da pauta do Grito da Terra. Os eixos principais das reivindicações são: Combate à Pobreza e Desenvolvimento Rural; Combate à Desigualdade de Gênero e Geração; Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica e Qualidade de Vida no Campo.

 

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=57988

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.