Brasília realiza jornada em Defesa da Reforma Agrária

O Fórum do Distrito Federal e Entorno pela Reforma Agrária e Justiça no Campo dará início logo mais, às 19h, ao Acampamento – Jornada do Campo e Cidade em Defesa da Reforma Agrária e pelo Desenvolvimento Rural Sustentável em Brasília (região Centro-Oeste do Brasil). Durante a jornada, o Fórum fará uma solicitação ao governo para a realização de uma audiência pública sobre o tema em discussão.

Até o dia 8, os trabalhadores (as) poderão participar das conferências e palestras sobre diversos assuntos relacionados à questão agrária. O acampamento acontece no Ginásio Nilson Nelson, Asa Norte de Brasília, Distrito Federal, e a abertura contará com um ato ecumênico.

O evento deve agregar cerca de 1.200 participantes, segundo José Vaes Parente, membro do Fórum. “Os participantes estão vindo em delegações de quase todos os lados do estado para cobrar as promessas feitas em campanha pelo atual governo e garantir que sejam cumpridas”, afirmou.

“É a primeira vez que o Fórum realiza uma atividade desse porte e com isso pretende sensibilizar o Governo Federal e Estadual para que cumpram com as promessas feitas em campanha, principalmente a pauta da forma agrária, tão desejada por milhões de trabalhadores e trabalhadoras nesse país”, acrescentou Joaquim Rodrigues, também integrante do Fórum

O ativista completou afirmando que “as terras do Distrito Federal devem ser destinadas para a reforma agrária e produção de alimentos”. Para ele, a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário poderia encaminhar todas essas pautas.

O acampamento pretende ser um espaço de várias manifestações de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, que irão refletir juntos sobre os rumos das políticas agrárias do estado e a luta pela Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural. Outro objetivo do evento é ser um espaço de denúncias, como invasões de terras públicas e desigualdade agrária.

A programação contará com conferências sobre “Realidade agrária do DF e Entorno e Perspectivas”; “Meio Ambiente: Agrotóxico x Alimento Saudável – Código Florestal”; “Papel do Estado (GDF) e dos movimentos sociais do campo ante a efetivação do Programa Novo Caminho, acrescidas das propostas aprovadas na 1ª Conferência sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” e um painel sobre “Políticas públicas transversais de provimento dos direitos fundamentais do homem e da mulher do campo e suporte à organização social e políticas das comunidades rurais”. No dia 8, haverá um debate sobre: Políticas para Mulheres; Políticas para jovens; Educação e Cultura; Saúde.

 

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=57994

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.