A principal preocupação da comunidade local, segundo o requerimento apresentado, é com a poluição das águas e a diminuição do nível do lençol freático em função da extração do minério de ferro pela empresa Anglo American. Os moradores teriam relatado que a diminuição do nível da água estaria restringindo o uso doméstico e impedindo a movimentação de moinhos e a irrigação. Além disso, a população denunciou a contaminação do Ribeirão Vargem Grande e a mortandade de peixes.
De acordo com informações do gabinete do deputado Carlos Henrique, a empresa Anglo American está construindo o maior mineroduto do mundo, com 525 Km de extensão, ligando Minas ao Rio, e passando por 35 municípios. Após finalizado, o duto terá capacidade para transportar cerca de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro.
Convidados – Foram convidados para a audiência a procuradora da República do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Zani Cajueiro Tobias de Souza; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o promotor estadual de Defesa do Meio Ambiente, Luciano Badini Martins; o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Heleno Lage da Silva; o promotor de Justiça na Comarca de Conceição do Mato Dentro, Almir Geraldo Guimarães; o gerente-geral de Meio Ambiente da Anglo American, Newton Augusto Viguetti Filho; e o chefe de Operações da Anglo American, Carlos Roberto de Castro Gonzales.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – www.almg.gov.br