Comissão debate impactos da mineração na Serra da Ferrugem

Os impactos da exploração mineral ao longo da Serra da Ferrugem, no município de Conceição do Mato Dentro (Região Central), serão debatidos em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (5/7/11). A reunião será na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro (Av. JK, nº 380), às 14 horas, e atende a requerimento do deputado Carlos Henrique (PRB).

A principal preocupação da comunidade local, segundo o requerimento apresentado, é com a poluição das águas e a diminuição do nível do lençol freático em função da extração do minério de ferro pela empresa Anglo American. Os moradores teriam relatado que a diminuição do nível da água estaria restringindo o uso doméstico e impedindo a movimentação de moinhos e a irrigação. Além disso, a população denunciou a contaminação do Ribeirão Vargem Grande e a mortandade de peixes.

De acordo com informações do gabinete do deputado Carlos Henrique, a empresa Anglo American está construindo o maior mineroduto do mundo, com 525 Km de extensão, ligando Minas ao Rio, e passando por 35 municípios. Após finalizado, o duto terá capacidade para transportar cerca de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro.

Convidados – Foram convidados para a audiência a procuradora da República do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Zani Cajueiro Tobias de Souza; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o promotor estadual de Defesa do Meio Ambiente, Luciano Badini Martins; o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Heleno Lage da Silva; o promotor de Justiça na Comarca de Conceição do Mato Dentro, Almir Geraldo Guimarães; o gerente-geral de Meio Ambiente da Anglo American, Newton Augusto Viguetti Filho; e o chefe de Operações da Anglo American, Carlos Roberto de Castro Gonzales.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – www.almg.gov.br

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.