Altamira (PA) é campeã de desmate em maio

O município de Altamira (PA), onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte, foi o campeão de desmatamento na Amazônia em maio. A reportagem é de Cláudio Angelo e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-06-2011.

Os dados são da ONG Imazon e podem refletir uma pressão sobre a floresta devido à expectativa de construção da usina, que recebeu licença de instalação no começo deste mês.

O SAD, sistema de monitoramento de desmatamento via satélite desenvolvido pelo Imazon, detectou um crescimento da devastação amazônica de 72% no mês passado em relação a maio de 2010.

Em toda a região foram perdidos 165 km2 de mata. Houve, porém, queda em relação a abril, quando o corte raso sofreu uma explosão de 362% e chegou a quase 300 quilômetros quadrados.
SOZINHA

Altamira desmatou sozinha 22 quilômetros quadrados em maio, o dobro do desmatado em abril.
Segundo Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon, a expectativa sobre Belo Monte é o fator que melhor explica o dado.

Em segundo lugar na lista de desmatadores do mês de maio está Porto Velho, que também abriga mega-hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira).

Ações de antecipação ao fluxo de migrantes em Altamira estavam entre as 40 condicionantes que o Ibama impôs ao consórcio responsável por Belo Monte, a Norte Energia, antes de emitir a licença de instalação. O Ministério Público do Pará entrou na Justiça contra a licença, dizendo que as condicionantes não foram cumpridas.

O Inpe divulga hoje as estatísticas de desmate do sistema Deter, que usa imagens dos mesmos satélites que o sistema do Imazon, mas um processamento diferente. Os dados devem mostrar queda no desmatamento em maio.

Segundo Veríssimo, é cedo para comparar as tendências entre os dois sistemas, porque as metodologias são diferentes. Além disso, a cobertura de nuvens na Amazônia ainda está alta (foi de 47% em maio), o que atrapalha.

“Mas acho que vamos terminar o ano [os dados são coletados de agosto a julho] com tendência de alta, mais perto de 8.000 quilômetros quadrados do que dos 6.000 do ano passado”, afirmou.

 

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44578

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.