Moradores fecham estrada na Grande BH para protestar contra mineradora

Moradores fecharam, na manhã desta segunda-feira (16), uma estrada que dá acesso a Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles fizeram uma manifestação contra prejuízos ao meio ambiente que estariam sendo provocados pela atividade mineradora.

Antes de amanhecer, os manifestantes colocaram tambores e faixas na estrada para fechar um dos acessos à mineradora Vale. Quem ia trabalhar na empresa tinha que voltar. A principal queixa é o acesso à água por quem mora no entorno da Mina da Jangada. De acordo com um dos participantes da mobilização, Marcel Vasconcellos, a atividade mineradora tem poluído uma nascente e causado dificuldades no abastecimento da população.

Vasconcellos mora no bairro Recanto da Aldeia, em Casa Branca, e se sente prejudicado. “A água que saía cristalina para o consumo, está saindo com terra e até com óleo. Está insalubre. A partir do momento que limita o nosso acesso à água está prejudicando o social. Falaram que ia ser uma explosão por dia; estão sendo três, quatro, sem horário. A população tem direito de escolha”, disse. Ainda segundo ele, a água da nascente é usada pela mineradora para molhar a estrada.

A assessoria de imprensa da Vale informou ao G1 que, desde 2005, o volume licenciado para captação de água pela mineradora é o mesmo. Ainda segundo a empresa, um acompanhamento pluviométrico indica variação do volume das chuvas dentro da normalidade. Em nota oficial, a empresa afirma que não houve diminuição da vazão nos cursos d’água, no entorno da Mina da Jangada, de acordo com dados monitorados desde 2003. No que se refere à preservação ambiental, a Vale diz que cerca de 90% da propriedade na bacia do Córrego Jangada têm vegetação nativa, conservada pela empresa.

A Prefeitura de Brumadinho disse que a empresa tem licença para atuar na região, mas que vai intensificar as fiscalizações.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Vale tem licença de operação concedida até 2017, que inclui as atividades na Minas da Jangada. Ainda segundo a secretaria, nenhuma denúncia relacionada ao empreendimento da mineradora em Brumadinho foi recebida pela Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental.

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/05/moradores-fecham-estrada-na-grande-bh-para-protestar-contra-mineradora.html

Comments (1)

  1. Na próxima quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O Sesi, em parceria com a população, artistas e diversas instituições realiza o maior movimento social da internet, com o uso da hastag #carinhodeverdade no Twitter. Ação começou em 18 de abril e já alcançou cerca de 70 mil tweets em favor da causa. O objetivo é alcançar a marca de 100 mil até a próxima quarta. Para isso contamos com sua ajuda, para que no dia 18 de maio os blogs publiquem sobre o tema e alerte à população da importância de denunciar. Combater esse crime é uma obrigação de todos nós. Vamos unir forças para construir uma realidade diferente em nosso país. Para saber mais informações sobre a blogagem coletiva ou para receber materiais, entre em contato com: [email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.