MG – Comissão visita Caldas para averiguar rejeito nuclear

Nesta terça-feira (12/4/11), deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitam Caldas (Sul de Minas) para debater a situação do lixo nuclear estocado naquele município e as consequências para a população. A audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia acontecerá às 11 horas, na Câmara Municipal de Caldas, na Rua Veríssimo João, 180, no Centro.

O requerimento da reunião partiu do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), após a divulgação, pela imprensa, de informações sobre a situação dos rejeitos produzidos e mantidos nas instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que promoveram a extração e concentração de urânio no local entre 1970 e 1995. Apesar das atividades terem sido encerradas, o lixo nuclear continua no local.

De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro Silva, a Assembleia Legislativa já realizou uma reunião para discutir o problema, há 11 anos. “A reunião foi em Belo Horizonte e, na época, a empresa se dispôs a atender as recomendações. Só que, pelo que parece, a situação não se resolveu e até se agravou”, afirmou o parlamentar. Por isso, desta vez, será realizada uma visita a Caldas, com técnicos capazes de avaliar o perigo para o município, e a reunião.

De acordo com informações publicadas pelo jornal Estado de Minas, recente decisão judicial obriga a INB a realizar o tratamento de todo o passivo ambiental de 1,4 mil hectares de sua propriedade. A empresa pediu prorrogação do prazo de 90 dias que foi concedido para realização do serviço.

Convidados – Estão convidados a participar da audiência pública o prefeito de Caldas, Hugo Camacho Claros Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Caldas, vereador Francisco Chavier Faria Júnior; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o diretor-técnico da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas (Supram), Luciano Junqueira de Melo; o promotor de Justiça da Comarca de Caldas, José Eduardo de Souza Lima; o prefeito de Andradas, Ademir dos Santos Perez; o presidente da Câmara Municipal de Andradas, vereador Paulo Diogo Rosa; a vice-presidente da Câmara de Caldas, vereadora Regina Maria Cioffi Batagini; o diretor de Recursos Minerais das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Otto Bittencourt; a engenheira química do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Clédola Cássia Oliveira de Tello; e a presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas, Rosana Aparecida Sibila Fraga Souza.

http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_833218.asp

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.